Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber quais memórias são compatíveis com meu notebook Acer A515 52G?


Posts recomendados

apagar.PNG.6c68a8944b7d6f3273ec9749a9b9c80a.PNG156052861_apagar2.jpg.6f1f706b1efc65385c7ad88fef41d898.jpg

 

Boa manhã para todos!

Eu possuo um acer aspire 5 A515-52G-79H1 e percebi que para rodar certos programas preciso de mais memória RAM. O problema é que já comprei uma memória RAM que eu pensei ser compátivel de inicio com o pente que já existia e acabou que ela era incompativel ( o Windows ficava dando tela azul a cada 1 hora)

Segue o link dela: https://www.submarino.com.br/produto/50819621?loja=36077579000138&opn=XMLGOOGLE&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&acc=d47a04c6f99456bc289220d5d0ff208d&i=60af397949f937f6257c7436&o=5c46c4ab6c28a3cb5057463d&gclid=Cj0KCQjwxdSHBhCdARIsAG6zhlXRlVcqlicmER8KHSV435xXeEQu4P8ZnFr4gAgzeg8EtW2O1NbzDhkaAphBEALw_wcB&tamanho=[8 GB] 

 

Já devolvi a mercadoria e agora pretendo colocar outro pente de 8GB que seja compativel com esse que eu tenho, ou no pior dos casos penso em colocar um pente de 16gb, removendo o de 8gb que está no meu PC. A pergunta minha é como eu escolho um pente adequado para combinar com esse de 8gb? Sei que a memória presente é DDR4, 8gb, 2400mhz single channel, só que não sei qual é o CL dela. Na primeira foto da esquerda diz que o Cl é 17, porém esse número fica alternando entre 17 e 10 aí não sei se é CL 17 ou 10 (existe memória DDR4 CL10?). Enfim, eu tambem olhei na figura da direita no CAS#Latency e não entendi nada porque se a memória fosse CL17 não deveria ser 17 - 17 - 17 - 17? Por que está escrito 15 - 16 - 17 - 18? Como afinal identifico o CL dessa minha memória?

 

Outra coisa, por minha memória ser single channel e a maior parte das memórias do mercado serem dual channel, teria algum problema eu colocar memórias dual channel no meu notebook?

 

Terceira e ultima coisa se eu for comprar uma memória de 16gb posso escolher uma de Cl 16? que seja dual channel? ou tenho que pegar uma no Cl exato dessa memória maluca que está atualmente no meu computador e ela vai ter que ser single channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Henrique Faraco disse:

Como afinal identifico o CL dessa minha memória?

Você não precisa comprar memória com CL igual, mesmo que seja diferente, elas vão se igualar para um melhor funcionamento. 

8 minutos atrás, Henrique Faraco disse:

teria algum problema eu colocar memórias dual channel no meu notebook?

Dual Channel é uma tecnologia que ativa quando há 2 pentes de memória na placa-mãe.

Dual channel aumenta o desempenho, então seria favorável você comprar outro pente de 8gb e ficar com 2x8gb ao invés de 1x16gb. 

Não existe 1 módulo de memória que seja Dual Channel sozinho (pelo menos não nas DDR4 e antecessores). 

10 minutos atrás, Henrique Faraco disse:

Terceira e ultima coisa se eu for comprar uma memória de 16gb posso escolher uma de Cl 16? que seja dual channel? ou tenho que pegar uma no Cl exato dessa memória maluca que está atualmente no meu computador e ela vai ter que ser single channel?

Não precisa ser CL igual.

Agora que percebi, acredito que você esteja confundindo Single Rank com Single channel, e dual rank com dual channel, não?

Isso são coisas diferentes. 

A sua memória atual é Single rank,

 

16 minutos atrás, Henrique Faraco disse:

Eu possuo um acer aspire 5 A515-52G-79H1 e percebi que para rodar certos programas preciso de mais memória RAM. O problema é que já comprei uma memória RAM que eu pensei ser compátivel de inicio com o pente que já existia e acabou que ela era incompativel ( o Windows ficava dando tela azul a cada 1 hora)

Segue o link dela: https://www.submarino.com.br/produto/50819621?loja=36077579000138&opn=XMLGOOGLE&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&acc=d47a04c6f99456bc289220d5d0ff208d&i=60af397949f937f6257c7436&o=5c46c4ab6c28a3cb5057463d&gclid=Cj0KCQjwxdSHBhCdARIsAG6zhlXRlVcqlicmER8KHSV435xXeEQu4P8ZnFr4gAgzeg8EtW2O1NbzDhkaAphBEALw_wcB&tamanho=[8 GB] 

Essa memória era para ser compatível, você fez algum teste nela para saber se estava com defeito? como:

Tentou utilizar ela sozinha para ver se apresentava tela azul mesmo assim?

Executou o memtest86?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Você não precisa comprar memória com CL igual, mesmo que seja diferente, elas vão se igualar para um melhor funcionamento. 

Dual Channel é uma tecnologia que ativa quando há 2 pentes de memória na placa-mãe.

Dual channel aumenta o desempenho, então seria favorável você comprar outro pente de 8gb e ficar com 2x8gb ao invés de 1x16gb. 

Entendi!

 

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Não existe 1 módulo de memória que seja Dual Channel sozinho (pelo menos não nas DDR4 e antecessores). 

Não precisa ser CL igual.

Agora que percebi, acredito que você esteja confundindo Single Rank com Single channel, e dual rank com dual channel, não?

Então. eu li o single channel e pensei que só tinha 1 canal. não olhei para o single rank.

 

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Isso são coisas diferentes. 

A sua memória atual é Single rank,

 

Essa memória era para ser compatível, você fez algum teste nela para saber se estava com defeito? como:

Tentou utilizar ela sozinha para ver se apresentava tela azul mesmo assim?

Executou o memtest86?

 

Não tentei utilizar ela sozinha, só que executei o memtest86 e não acusou nenhum problema nas duas memórias, nem problemas de compatibilidade. A única coisa que eu achei estranha é que quando abri o Cpu-Z mostrava Cas#latency 17 18 19 21 e aí eu como nunca tinha comprado uma memória RAM de notebook não tinha ideia se estava condizente com Cl 17. Eu sei que literalmente o Windows ficava apresentando problemas e falando que tinha dado problema no memory manager. Agora estou com receio de comprar outra memória "errada". Não sei se a arquitetura da memória tambem influencia afinal a que eu comprei possuia 16 desses chips pretos, sendo que a minha só possui 8.

165090889_WhatsAppImage2021-07-18at15_59_05.thumb.jpeg.6c3a1be68768e2b0daa5dc2a1490ae27.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...