Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor configuração de rede doméstica 2021


Posts recomendados

Vou reformar um apto (140m2).

 

Estou planejando os conduítes que vão passar meus cabos de rede e prá obter a melhor distribuição dos 600Mbps de internet (fibra vivo ou tim) pretendo usar 2 roteadores:

 

2 tp-link AC1900 (já tenho 1, compraria outro) - além da melhor cobertura wifi preciso das portas gigabit prá conectar tvs e desktop via cabo, e esse aparelho provavelmente é o melhor custo benefício para internet brasileira neste momento e nos próximos anos, não? (aceito críticas)

 

Como ligar esses 2 roteadores?

 

O serviço vem por fibra ótica (vivo ou tim - 600mbps), posso usar o modem deles no modo brige ou um TP-Link GPON - XZ000-G3 e conectá-lo à porta WAN de 1 roteador. Mas e o outro?

 

Por outro lado, tenho acompanhado alguns debates sobre bloqueios da vivo neste tipo de configuração, se eu usar o modem deles no modo bridge ou usar um gpon a velocidade fica limitada a 100Mbps (tava pensando em contratar 600..)

 

Qual a melhor solução (custo/benefício) para eu contratar 600 mega, "manter" essa velocidade por todo o apto e ainda ter os cabos de rede?

 

Agradeço todas as dicas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

prezado, fui dar uma pesquisada no Mikrotik e encontrei um universo mais complexo, requer uma configuração fina, achei muita areia pro meu caminhãozinho..

 

tenho visto também essa opção do kit deco, mas não dá a qtde de cabos que eu preciso, e também achei o preço meio salgado..

 

valeu pelas dicas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem um mikrotik é meio complicado quem nunca mexeu, mas se quiser pegue um ASUS AC 68U para gerenciar a sua rede é bem completo, parece que tem a função de colocar duas internet DUAL WAN em sem precisar comprar outro roteador, coloca também modem 3 e 4 G se quiser.

 

ROTEADOR:

 

https://www.kabum.com.br/produto/71061/roteador-gamer-wireless-ASUS-rt-ac68u-dual-band-ac1900mbps-aimesh-3-antenas-usb-3-0-dualcore-rede-gigabit-airadar

 

COMO COLOCAR DOIS LINKS:

 

https://www.facebook.com/watch/?v=759068878216662

tem configuração failover e loadbalance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas será? eu tenho visto algumas soluções dessa natureza, mas acho complexo (e um pouco caro), não pensava numa rede de computadores "tradicional", com servidor e tudo, apenas um ambiente eficaz de compartilhamento de internet, como tenho feito com os meus tplinks desde (bastante tempo, rs..), aquela coisa de cascatear roteador, enfim..

.. quando eu tinha 10Mbps funcionava beleza, mas agora a velocidade chega a 600mbps, tem a questão das frequências 2 e 5g, a administração de ips, que é algo que eu nunca tinha pensado, compartilhamento de impressora, e a própria demanda em casa que aumentou bastante, enfim..

tem essa questão do bloqueio de algumas operadoras, não sei se é verdade..

-------------

o que aconteceria se eu deixasse o modem da operadora em modo bridge com wifi desligado, conectado (cabo ethernet cat6) na wan do 1º tp link [archer c80 modo router e wifi ligado] e esse conectado (cabo ethernet cat6) na lan do 2º tp link [archer c80 modo bridge e wifi ligado] e colocar o mesmo nome da rede Wi-Fi no roteador que está em bridge, ele funcionará como um Access Point.. eu posso fazer em vários pontos, tenho um monte de roteador velho aqui em casa..

você acha que funciona?

isso não é uma rede mesh, só que mais barata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, joseruiz disse:

mas será? eu tenho visto algumas soluções dessa natureza, mas acho complexo (e um pouco caro), não pensava numa rede de computadores "tradicional", com servidor e tudo, apenas um ambiente eficaz de compartilhamento de internet, como tenho feito com os meus tplinks desde (bastante tempo, rs..), aquela coisa de cascatear roteador, enfim..

.. quando eu tinha 10Mbps funcionava beleza, mas agora a velocidade chega a 600mbps, tem a questão das frequências 2 e 5g, a administração de ips, que é algo que eu nunca tinha pensado, compartilhamento de impressora, e a própria demanda em casa que aumentou bastante, enfim..

tem essa questão do bloqueio de algumas operadoras, não sei se é verdade..

-------------

o que aconteceria se eu deixasse o modem da operadora em modo bridge com wifi desligado, conectado (cabo ethernet cat6) na wan do 1º tp link [archer c80 modo router e wifi ligado] e esse conectado (cabo ethernet cat6) na lan do 2º tp link [archer c80 modo bridge e wifi ligado] e colocar o mesmo nome da rede Wi-Fi no roteador que está em bridge, ele funcionará como um Access Point.. eu posso fazer em vários pontos, tenho um monte de roteador velho aqui em casa..

você acha que funciona?

isso não é uma rede mesh, só que mais barata?

na Rede Mesh os Roteadores agem como um único wifi, ja com redes e senhas iguais seu celular vai ficar literalmente louco, pois tem a questão de posicionamento, canais de roteador, interferência e distancia, no seu caso eu deixaria os TPlinks como 
AcessPoint e a ONU fazendo o roteamento e discando PPOE

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joseruiz disse:

mas será? eu tenho visto algumas soluções dessa natureza, mas acho complexo (e um pouco caro), não pensava numa rede de computadores "tradicional", com servidor e tudo, apenas um ambiente eficaz de compartilhamento de internet, como tenho feito com os meus tplinks desde (bastante tempo, rs..), aquela coisa de cascatear roteador, enfim..

.. quando eu tinha 10Mbps funcionava beleza, mas agora a velocidade chega a 600mbps, tem a questão das frequências 2 e 5g, a administração de ips, que é algo que eu nunca tinha pensado, compartilhamento de impressora, e a própria demanda em casa que aumentou bastante, enfim..

tem essa questão do bloqueio de algumas operadoras, não sei se é verdade..

-------------

o que aconteceria se eu deixasse o modem da operadora em modo bridge com wifi desligado, conectado (cabo ethernet cat6) na wan do 1º tp link [archer c80 modo router e wifi ligado] e esse conectado (cabo ethernet cat6) na lan do 2º tp link [archer c80 modo bridge e wifi ligado] e colocar o mesmo nome da rede Wi-Fi no roteador que está em bridge, ele funcionará como um Access Point.. eu posso fazer em vários pontos, tenho um monte de roteador velho aqui em casa..

você acha que funciona?

isso não é uma rede mesh, só que mais barata?

Boa tarde caro amigo, além de desativar o wifi e colocar o modem em bridge se puder, coloque os tpliks em pontos estratégicos de sombra com nomes diferentes em 5 GHz e em canais diferentes, se for igual os nomes da rede, possa ser que pegue o sinal de uns dos dois nos cômodos e com isso o dispositivo não passará. Na questão em redes mesh que é só uma rede que faz isso é chamada de roaming. Desative a banda de 2.4 GHz dos tplinks. Se puder passa os cabos entre os AP's. Obs: Não misture os roteadores velhos com novos, se quiser usar os velhos, coloque para o visitante navegar em 2.4 GHz em modo visitante e cabeada até um roteador tplink, valeu, boa sorte

Aqui em casa, uso os meus aparelhos em 5 GHz em repetidores e funciona bem, coloco 2.4Ghz, só  que não são pensados em altas velocidades e sim só para navegar mesmo.

Se quiser, não coloque em modo bridge, deixem os roteadores normais, por motivos quem vai gerenciar todo é os roteadores e não o modem, por motivos de gerenciamento melhor, mas se quiser deixar em modo bridge tudo bem, mas faça o teste qual é um dos melhores se é em modo bridge ou em modo roteador normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joseruiz disse:

obrigado pelas dicas, deu uma clareada.. talvez eu não consiga ter uma única rede, mas dá prá cobrir todo o apto com velocidade máxima.. e essa parada da operadora bloquear esse tipo de operação (modem em modo bridge), já ouviu falar, sabe se procede?

Não tem como o provedor bloquear isso, mesmo que ele queira, talvez só desativando as portas LAN, mesmo assim, tudo que o provedor sonha é que você resolva seus problemas e não precise de suporte técnico, então não tem lógica(pelo menos pra mim, que trabalho em provedor) em bloquear multipontos de wifi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joseruiz disse:

obrigado pelas dicas, deu uma clareada.. talvez eu não consiga ter uma única rede, mas dá prá cobrir todo o apto com velocidade máxima.. e essa parada da operadora bloquear esse tipo de operação (modem em modo bridge), já ouviu falar, sabe se procede?

Se quiser, não mexa no modem, coloque os seus roteadores em modo AP e pronto, valeu, deixe em redes wifi diferentes, o modem vai dar o dhcp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que não, os provedores bloqueia por questões de gerencia de segurança específica e não deixar o mundo entrar em sua rede, se quiser uma porta aberta, eles têm que documentar todo o processo, já que tem vários assinantes, se caso houver uma invasão o cliente fica ciente que foi ele quem pediu a porta e o provedor libera ou não, ficou claro a questão amigo. valeu e boa sorte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom, esse post corrobora suas dicas, no final ele chama "rede mesh low-cost", bem isso mesmo que eu estava procurando: https://www.pcguia.pt/2019/03/use-um-router-antigo-para-criar-uma-rede-mesh/

 

então eu vou fazer assim: deixar o modem da operadora lá na despensa no modo router com wifi desligado, e conectá-lo via cabo cat6 nas portas lan de 2 archer c80 e deixar esses caras no modo "AP", porém com nome de redes diferentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...