Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 9400 Não atinge frequência Turbo, fica 3,9 GHz dos 4,1 prometidos.


Posts recomendados

Recentemente comprei o i5 9400f, que promete turbo de 4,1 GHz, mas mesmo quando exigido ao máximo o clock não passa dos 3,89 GHz para ser mais exato.

O modo turbo está ativo na BIOS, já ativei e desativei o intel speedshift e nada mudou.

Existe alguma opção na BIOS que pode estar barrando o clock do processador?

 

placa-mãe ASUS Prime H310M-E

RAM 16 GB DDR4 2666MHz Gloway

PNY 1060 6GB

KCAS 500W

i5 9400f 2,9 GHz (4,1 Turbo) cooler box.

 

Sim, 200 MHz não é muito, mas se eu paguei 100% do valor quero usar 100% do processador 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que você leia sobre o funcionamento do Turbo Boost, não é da maneira que você está pensando. O clock máximo de 4.1GHz é apenas, e somente para uso single-core (um núcleo), a velocidade vai diminuindo conforme a aumenta a quantidade de núcleos em uso.

 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

Sugiro que você leia sobre o funcionamento do Turbo Boost, não é da maneira que você está pensando. O clock máximo de 4.1GHz é apenas, e somente para uso single-core (um núcleo), a velocidade vai diminuindo conforme a aumenta a quantidade de núcleos em uso.

 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

Eu tinha um i5 6400 antes (ainda tenho, ta no meu segundo PC).

O clock base dele é 2,7 GHz e o Turbo 3,3 GHz

E ele alcançava os 3,3 GHz sempre.

Alem do mais, mesmo testando no OCCT no teste single core não passa dos 3,89

Parece muito que há algo realmente barrando, ou eu dei azar e peguei um chip de lote ruim que não consegue alcançar o turbo máximo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gustavo Henrique Oliveira disse:

Eu tinha um i5 6400 antes (ainda tenho, ta no meu segundo PC).

O clock base dele é 2,7 GHz e o Turbo 3,3 GHz

E ele alcançava os 3,3 GHz sempre.

Alem do mais, mesmo testando no OCCT no teste single core não passa dos 3,89

Parece muito que há algo realmente barrando, ou eu dei azar e peguei um chip de lote ruim que não consegue alcançar o turbo máximo mesmo.

Nem todas as gerações da Intel funcionam da mesma forma. A diferença de turbo no seu 6400 era apenas 600MHz acima da base, no 9400 é 1200MHz acima. Você também está utilizando uma placa-mãe de entrada (e das mais simples entre as de entrada) que pode limitar um pouco o desempenho do processador para manter a estabilidade, lembrando que a temperatura de operação do processador e da placa-mãe influenciam na frequência também.

 

De qualquer forma, 200MHz a mais seriam na teoria 5% a mais de desempenho (quase nada), e na prática seria menor pelo fato do escalonamento não ser perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gustavo Henrique Oliveira disse:

Eu tinha um i5 6400 antes (ainda tenho, ta no meu segundo PC).

O clock base dele é 2,7 GHz e o Turbo 3,3 GHz

E ele alcançava os 3,3 GHz sempre.

Alem do mais, mesmo testando no OCCT no teste single core não passa dos 3,89

Parece muito que há algo realmente barrando, ou eu dei azar e peguei um chip de lote ruim que não consegue alcançar o turbo máximo mesmo.

Você pode ver os valores de boost aqui. Quanto os 6 núcleos de um 9400 estiverem em uso, o valor deveria ser 3.9; se você disse que é isso mesmo que está vendo, então está correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...