Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre build para FFXIV com liberdade para upgrade posterior


Posts recomendados

Estou querendo montar um computador tomando de referência o Final Fantasy XIV, de forma que rode a 1080p 30fps ou 720p 60fps (ou mais), porém com componentes que facilitem um bom upgrade futuro.

De acordo com o site oficial, o jogo precisa de 80GB de armazenamento e os requisitos mínimos // recomendados seguem:

i5 2.4GHz // i7 3GHz

4GB RAM // 8GB RAM

GTX 750 ou R7 260X // GTX 970 ou RX 480

Dando uma olhada em alguns benchmarks feitos pelos usuários para a última expansão, um Ryzen 5 3200g roda esse jogo em HD com os gráficos no alto em uma média de 30fps. Creio que reduzindo os gráficos é possível manter essa taxa de quadros em uma resolução maior, mas não encontrei benchmarks para GPUs ou APUs equivalentes para ter certeza.

 

O post abaixo é bem longo e fiz umas perguntas pra tentar direcionar melhor o meu objetivo de uso e também porque sou leigo em algumas coisas, mas coloquei um TL;DR no final se preferir. Aceito quaisquer outras sugestões para literalmente qualquer componente que eu listei aqui, antes ou depois.

 

Primeiro considerei comprar a APU Ryzen 5 4650g ou uma 5600g, que pelo que pesquisei, não iriam gargalar com uma RX 6700XT futuramente, por exemplo. A outra opção seria um Ryzen 5 3600 com uma RX 550. Levando em conta que eu compraria uma GPU off-board apenas quando estivesse a um valor razoável, o que pode demorar bastante, o valor da RX 550 provavelmente seria quase irrisório neste cenário, mas posso estar enganado. O que acham? Vale mais a pena a APU ou CPU+RX 550 nessa situação?

 

Agora, as opções que pesquisei para os outros componentes. MB:

ASUS Prime B550M-K
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550M DS3H

Aparentemente, as MB da Gigabyte permitem atualizar a BIOS mesmo sem CPU. Há alguma vantagem das placas da ASUS sobre da Gigabyte ou para escolher entre essas quatro placas, por exemplo, devo olhar somente para o preço?

 

RAM:

XPG Gammix D20 8GB 3200MHz
Kingston Fury Beast 8GB 3200MHz

Seriam dois pentes para habilitar o dual channel. Essa frequência pode ser menor optando pelo CPU+RX 550 ou é melhor garantir essa frequência mais alta para ser mais "future proof" independente de usar uma APU/CPU+GPU? Nunca usei nada da marca XPG, gostaria de saber o que acham da marca.

 

Armazenamento:

SSD M.2 PNY 250GB Leitura 3500/Gravação 1050 MB/s
SSD M.2 Kingston A2000 Leitura 2000/Gravação 1100 MB/s

Mesmo caso acima, porém para a marca PNY. A diferença de 1500 MB/s de velocidade de leitura entre a PNY e a Kingston neste caso é muito perceptível em jogos ou é mais para processamentos de dados complexos em aplicativos pesados? Talvez seja melhor comprar um SSD SATA caso a diferença seja pequena porém esteja em um preço muito mais atrativo, mas pelo que vi a diferença entre os NVMe e os SATA está cada vez menor. Estou enganado?

 

Fonte Redragon RGPS 600W 80 Plus Bronze

Vi boas opiniões sobre essa fonte e nessa potência é a full modular mais barata que encontrei.

 

Gabinete ATX Sharkoon VS4-W + 1 cooler Cooler Master MF120L 120 mm

 

Por fim, dois monitores que me chamaram a atenção:

LG 24GL600F-B - painel TN, 144Hz, FreeSync, 2 portas HDMI e 1 DP de 23,6"

Acer Nitro RG241Y - painel IPS, mesmas tecnologias do monitor LG porém com HDR

Não sei se vale a pena pegar esse da Acer por conta do HDR, pois por ser de entrada acredito que o HDR não seja lá essas coisas. O painel TN do LG deve ter um menor tempo de resposta, mas isso não faz tanta diferença pra mim pois não jogo competitivamente. Dizem que as cores em painéis IPS são melhores, mas nunca pude comparar.

 

Mouse e teclado já tenho. A estimativa que tive do total foi R$ 6.450 para a 5600g e R$ 6.570 para CPU+RX 550, pesquisando uns preços médios/último preço em que apareceu (para os esgotados) em diversas lojas. Desculpe-me se as peças que procurei são idiotas, ainda estou aprendendo...

 

TL;DR, opiniões/quais componentes usar:

CPU Ryzen 5 3600 + GPU RX 550 ou APU Ryzen 5 4650g/5600g (a 4650g está com uma diferença de 200 reais pra 5600g ultimamente, sendo esta por 2100 reais, só pegaria a 4650g se estivesse por uns 1500)

MB compatível com série RX 6000 de GPU (para o futuro), procurei pelas B550m - o que analisar ao escolher? Só o preço?

16 GB RAM DDR4 3200MHz (2 pentes 8GB) - é necessário essa freq. ou pode ser menor?

SSD M.2 NVMe ou SATA 250GB - NVMe fará muita diferença para meu uso?

Fonte 600W para aguentar up na GPU futuramente

Gabinete que comporte a fonte e uma boa RX 6700XT futuramente

Monitor 1920x1080 120Hz+ com FreeSync

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...