Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre build para FFXIV com liberdade para upgrade posterior


Posts recomendados

Estou querendo montar um computador tomando de referência o Final Fantasy XIV, de forma que rode a 1080p 30fps ou 720p 60fps (ou mais), porém com componentes que facilitem um bom upgrade futuro.

De acordo com o site oficial, o jogo precisa de 80GB de armazenamento e os requisitos mínimos // recomendados seguem:

i5 2.4GHz // i7 3GHz

4GB RAM // 8GB RAM

GTX 750 ou R7 260X // GTX 970 ou RX 480

Dando uma olhada em alguns benchmarks feitos pelos usuários para a última expansão, um Ryzen 5 3200g roda esse jogo em HD com os gráficos no alto em uma média de 30fps. Creio que reduzindo os gráficos é possível manter essa taxa de quadros em uma resolução maior, mas não encontrei benchmarks para GPUs ou APUs equivalentes para ter certeza.

 

O post abaixo é bem longo e fiz umas perguntas pra tentar direcionar melhor o meu objetivo de uso e também porque sou leigo em algumas coisas, mas coloquei um TL;DR no final se preferir. Aceito quaisquer outras sugestões para literalmente qualquer componente que eu listei aqui, antes ou depois.

 

Primeiro considerei comprar a APU Ryzen 5 4650g ou uma 5600g, que pelo que pesquisei, não iriam gargalar com uma RX 6700XT futuramente, por exemplo. A outra opção seria um Ryzen 5 3600 com uma RX 550. Levando em conta que eu compraria uma GPU off-board apenas quando estivesse a um valor razoável, o que pode demorar bastante, o valor da RX 550 provavelmente seria quase irrisório neste cenário, mas posso estar enganado. O que acham? Vale mais a pena a APU ou CPU+RX 550 nessa situação?

 

Agora, as opções que pesquisei para os outros componentes. MB:

ASUS Prime B550M-K
ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550M DS3H