Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portugol Como resolver algoritmos com funções predefinidas no exercicio?


Posts recomendados

Por favor, dicas, palavras, textos.

Acho que é por analogia, vou colocar um exemplo aqui mas não me deem a resposta, resolverei dois exercicios e terminarei minha epopeia em algoritmos e irei passar para programação.

Exemplo (eu sei que é matrizes): 1. Construa um algoritmo que, tendo como dados de entrada dois pontos quaisquer no plano, P(x1,y1) e P(x2,y2), escreva a distância entre eles. A fórmula que efetua tal cálculo é: "raiz quadradade de": (x²-x1)² + (y2-y1)²

PS: Não sei mexer com raiz quadrada em algoritmo, y2 e y1 são relacionadas a variaveis?

valeu

 

PS2: É matrizes? Como vou criar um plano se não for matrizes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xisxisde Pelo que pude entender do enunciado, basta ler dois conjuntos de valores que são as coordenadas de dois pontos e aplicar a fórmula dada.

 

No VisuAlg o símbolo de exponenciação é o acento circunflexo "^", e para extrair a raiz quadrada basta elevar a 0.5.

 

Creio que a fórmula seria:

resul <- ((((x2 - x1) ^ 2) + ((y2 - y1) ^ 2))) ^ 0.5)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xisxisde Não é matriz. Seu código só vai pedir os  valores de x1/y1 e x2/y2 referentes as posições dos pontos no plano e efetuar o cálculo da distância.

 

Lembre-se do sistema de coordenadas cartesiano onde a posição de um ponto é referente as coordenadas x,y. Então (x1,y1) é a posição de um e (x2,y2) a do outro ponto e o cálculo é como no teorema de Pitágoras.

 

Sobre a raiz quadrada, você só tem que saber qual é a função que realiza esse cálculo e passar os valores como argumento, procure na lista de funções matemáticas da linguagem. Ou faça como comentado acima e eleve a 0.5 (1/2).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...