Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina NOVA não liga...


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bem? 
Sou "novo cadastrado" no fórum, porém, acompanho a vários anos como leitor visitante em algumas ocasiões.

Trabalhei durante vários anos no ramo mas por diversos motivos acabei me afastando, porém, quem gosta, sempre acaba voltando nem que seja por hobby, kkkkk...

Estou montando um Desk novo para minha mãe, porém, empaquei na inicialização do mesmo.

Segue configuração...

 

Hardware:

MB Gigabyte B560M DS3H

CPU I3-10100 LGA1200

DDR4 8GB 1 HyperX HX426C16FB2/8 (2x p/ Dual Channel

M.2 2280 WD GREEN 240GB

Fonte Dex DX-550 550W Plus80 PFCA

 

Ao dar o start na máquina, ela apresenta 5 beeps... Ok, fui lá, revisei a instalação, retirei a CPU, verifiquei posição, pinos, se havia vindo algum pino fora de posição, pois como a placa é nova, não havia me preocupado com nada, apenas fiz a montagem, ví que estava tudo ok, recoloquei a mesma e tentei novamente. Os 5 beeps persistem.

Retirei um pente de memória... 5 beeps continuam.

Retirei o outro pente de memória... Pararam os 5 beeps e começaram os beeps lentos, beeeeep, beeeeep, beeeeep, (...) e assim vai até eu desligar a máquina.

Reinstalo 1 ou ambos os pentes de memória, voltam os 5 beeps.

 

Lembrando que todos os componentes são novos, abertos e feitos a montagem.

Se alguém puder me dar uma orientação, agradeço.

Ainda não estou crente (ou querendo acreditar) que vou precisar enviar algo para garantia.

 

Obrigado a todos.

Excelente final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DieGo-SC
1º - confira qual o código dos beeps. Não consegui entender direito a sua descrição pois existe uma diferença entre beeps longos e curtos e o tempo entre eles. Eu encontrei aqui e vou deixar abaixo para você identificar.

 

2º - Eu tive uma experiência muito ruim com a linha ds3h da gigabite, também referente a memórias, então foque nas memórias e na placa-mãe. No meu caso, eu tenho uma b360 DS3H LGA 1151, e tomei muita tela azul até descobrir que apesar de as especificações falarem que a placa aguenta memórias de 2666mhz, na realidade eles só funcionam bem com memórias de até 2400 MHz, logo o meu problema eu só resolvi depois que baixei a frequência.  

 

Se você tiver acesso a outras memórias DDR4 de frequências mais baixas, eu recomendo você testar.

 

Segue abaixo os códigos de beeps:

 

AWARD BIOS
Motherboard manufacturers have created custom BIOS software based on the AwardBIOS system. The beep codes from an AwardBIOS-based BIOS may be the same as the original AwardBIOS beep codes (below) or they may vary a little.

1 short beep :System normal
A single, short beep from an Award based BIOS is actually an "all systems clear" notification. In other words, this is a beep code you want to hear and that you've probably been hearing each time your computer comes on since the day you purchased it. No troubleshooting necessary!

2 short beep :CMOS Error
You can try to reseat the CMOS, which is best done for at least 15 minutes. CMOS batteries have roughly a lifespan of 5 years, so it might be time to replace it, depending on your systems age. They are fairly cheap and easy to order online, just make sure it’s exactly the same type of battery (check the engraving on it for the type-number).

1 long beep and 1 short beep:Memory error
Please reseat the RAM sticks or try them one by one to see if one of the sticks is faulty. If so, the system should run fine without said stick, which would then have to be replaced.

1 long beep and 2 short beep:Graphic card error
One long beep followed by two short beeps indicates that there has been some kind of error with the video card. Replacing the video card is usually the most you'll have to do to fix this one.
Here is our video on how to reseat a GPU: https://www.youtube.com/watch?v=IqnY...ature=youtu.be

1 long beep and 3 short beep :AGP error
The Graphics card is not detected and as a first step, try reseating it. Hopefully pushing it firmly back into the slot will do the trick. If not, ring us as we’d check the card itself.

1 long beep and 9 short beep :Memory Error
Please reseat the RAM sticks or try them one by one to see if one of the sticks is faulty. If so, the system should run fine without said stick, which would then have to be replaced.

Continuous long beep :Memory not correctly installed
Please reseat the RAM sticks or try them one by one to see if one of the sticks is faulty. If so, the system should run fine without said stick, which would then have to be replaced.

Continuous short beep :Power supply unit failed
This is unfortunately something where nothing short of replacing the power supply itself helps. At this point it’s best to give us a ring.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, vamos lá...

 

@Bruno Gante, então Brunão, se eu deixo sem as memórias, ele dá os beeps continuos longos, indicando a falta de memória, porém, ao instalar os módulos de memória, os beeps passam a ser os 5 curtos...

 

@Diego k, eu até tentei ligar na saída HDMI da placa... Não sei se tem alguma diferença "prática" entre usar a HDMI ou a VGA, mas sim, em todo momento esperei aparecer o vídeo e nada apareceu... Apenas os beeps meu xará!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, DieGo-SC disse:

Então pessoal, vamos lá...

 

@Bruno Gante, então Brunão, se eu deixo sem as memórias, ele dá os beeps continuos longos, indicando a falta de memória, porém, ao instalar os módulos de memória, os beeps passam a ser os 5 curtos...

 

@Diego k, eu até tentei ligar na saída HDMI da placa... Não sei se tem alguma diferença "prática" entre usar a HDMI ou a VGA, mas sim, em todo momento esperei aparecer o vídeo e nada apareceu... Apenas os beeps meu xará!

Como comentado pelo colega @Bruno Gante seu problema ou são realmente as memórias ou a fonte, terias que fazer testes com outra placa-mãe ou outras memórias / fonte para ter certeza.

Pela descrição da placa-mãe ela deveria ser compatível com memórias de 2600mhz com um i3 10100f.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, encontrei uma lista um pouco diferente da do colega acima referente ao avisos sonoros de erro, não sei se batem com os da sua placa, acredito que sim, pois são da mesma fabricante, https://www.gigabyte.com/br/Support/FAQ/816.

 

Nesta lista os 5 beeps indicam alguma falha na CPU. O que eu indicaria seria uma verificação da montagem,(vi que já fez isso, mas de mais uma olhada, um cabo de alimentação desconectado ou componente mal encaixado, teste somente com o básico, somente processador, placa-mãe e memórias, um pente por vez, alterne entre os slots, se tiver um multímetro teste também a sua fonte, fora do gabinete, e desconectada dos demais componentes, veja se as saídas delas apresentam tensão, principalmente as que alimentam a CPU).

 

E claro se você tiver outros componentes para testar, principalmente outra fonte, posso estar errado, mas essa sua ai é um pouco duvidosa, faça com sugerido pelos outros colegas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Como comentado pelo colega @Bruno Gante seu problema ou são realmente as memórias ou a fonte, terias que fazer testes com outra placa-mãe ou outras memórias / fonte para ter certeza.

Pela descrição da placa-mãe ela deveria ser compatível com memórias de 2600mhz com um i3 10100f.

Fala Raposa,
Então, eu teria que ver alguém por aqui pra eu testar essa memória em outra máquina...

Até peguei a BIOS mais atual no site da gigabyte, fiz atualização pelo QFLASH da placa e não houve alteração nenhuma nos sintomas. 
Preciso verificar isso até segunda feira para que no pior das hipóteses, eu retorne ela, placa chegou tem coisa de 10 dias, mas só consegui montar esse fim de semana.

 

1 hora atrás, Diego k disse:

Certo, encontrei uma lista um pouco diferente da do colega acima referente ao avisos sonoros de erro, não sei se batem com os da sua placa, acredito que sim, pois são da mesma fabricante, https://www.gigabyte.com/br/Support/FAQ/816.

 

Nesta lista os 5 beeps indicam alguma falha na CPU. O que eu indicaria seria uma verificação da montagem,(vi que já fez isso, mas de mais uma olhada, um cabo de alimentação desconectado ou componente mal encaixado, teste somente com o básico, somente processador, placa-mãe e memórias, um pente por vez, alterne entre os slots, se tiver um multímetro teste também a sua fonte, fora do gabinete, e desconectada dos demais componentes, veja se as saídas delas apresentam tensão, principalmente as que alimentam a CPU).

 

E claro se você tiver outros componentes para testar, principalmente outra fonte, posso estar errado, mas essa sua ai é um pouco duvidosa, faça com sugerido pelos outros colegas.

 

Pois então Diegão,

Vou repassar mais uma vez a instalação, até mesmo porque ela está bem clean, só tem a CPU, Memoria e o M2 direto na placa-mãe... Nada de periférico extra. 

Mas estou começando a ficar encucado já.

A fonte sei que está OK, já testei em outro PC, rodou tranquilo e alimentando mais coisa.

Vou ver se consigo alguém aqui com equipamento pra testar essas memórias e também essa CPU.

"Infelizmente" já estou começando a acreditar que sim, algo pode estar com problema e necessitar de garantia. 

Pior que acabei pegando essa MB acreditando que seria mais interessante, e já estou receoso que ela venha me dar dor de cabeça. 

Apenas para fins de eliminação,
Acabei de colocar outra fonte que tenho aqui, permaneceu os mesmos sintomas.

 

Lista de testes:

 

Fonte - OK

Memoria - 

CPU - 

MB - 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal,

Apenas pra atualizar o caso...
Devolvi a placa para loja, estou aguardando o estorno do pagamento pra fazer o pagamento da placa nova.

Vou substituir a Gigabyte B560M DS3H por uma ASUS B460m-Plus TUF Gaming.

Assim que finalizar tudo, posto foto do PC montado.

Até então, obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apenas pra informar que chegou a placa nova.

Acabei optando pela Gigabyte Aorus B560M Elite, por ter um chipset mais flexível.

Minha briga agora é porque a máquina não instala driver de vídeo, mas vou deixar isso para um outro tópico.
Agradeço aos amigos que tentaram ajudar.

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.14.47 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.14.47 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.14.47 (3).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.14.47 (4).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.14.47 (5).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.47.21.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-20 at 13.47.39.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@DieGo-SC Estou com o mesmo problema que você estava. 5 beeps curtos e o led vermelho "vaga" fica aceso e não dá vídeo. Porém a minha placa é a b560m aorus elite, essa nova que você pegou. Sabe me dizer como resolveu o problema da sua b460m? Era a placa-mãe mesmo? Ou processador? você comprou onde? A troca foi tranquila? A minha placa-mãe acabou de chegar, tudo novo e montei e deu esse mesmo erro, já tentei de tudo e o problema persiste. Se puder me ajudar agradeço! Abraço 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego k A luz vermelha de led "VGA" acende com ou sem placa de vídeo.

As peças são todas novas, segue a config:

placa-mãe b560m aorus elite 

Processador core i5 10400f

memória RAM 3200mhz Pichau team force 

Placa de vídeo RTX 3060 ti ASUS dual oc 

Fonte Corsair cv650

Water cooler cooler master ml240l 

 

Vcs acham que pode haver alguma incompatibilidade entre as peças? Ao que tudo indica ou é a placa-mãe, ou processador ou memórias. Porém acho difícil ser processador, memórias já testei com 1 em todos slots e depois com a outra. Bem improvável as duas virem queimadas.

Obrigado se alguém puder ajudar! 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego k não tenho outro PC nem placa de vídeo. Todos os componentes são novos. Difícil ser a placa de vídeo, pois não dá vídeo com ou sem a placa. 

Faz 6 dias que comprei, acho que vou acionar a terabyte pra ver o que eles recomendam fazer né? Talvez tenha que enviar placa-mãe e processador. Acho que deve ser um dos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, já recebi uma VGA morta em uma ocasião por esse motivo sugeri o teste com outra placa, como seu processador é um ''F'' ele não tem video integrado.

Você poderia refazer a instalação dos componentes, conferindo cabos de alimentação(placa-mãe,VGA, processador) e encaixes dos componentes, só por garantia.

Se não funcionar o ideal seria entrar em contato com a loja e ver o que eles sugerem. Boa sorte com a resolução ai, nos mantenha informados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...