Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saúde do SSD caiu rapidamente...


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Olá companheiros do CdH, recentemente comprei este SSD BX500 :(https://www.amazon.com.br/gp/product/B07G3YNLJB/ref=ppx_od_dt_b_asin_title_s00?ie=UTF8&psc=1), para colocar no meu notebook, meu uso principal é para estudos e de vez em quando jogo algo leve como lol...Coloquei no SSD o sistema operacional, o Lol e alguns outros arquivos, para o resto coloquei o antigo HD dele em um caddy substituindo o leitor de CD.

Fui realizar uma checagem de rotina, pelo próprio aplicativo de monitoramento da Crucial e sempre dava como saudável, resolvi baixar o Crystal disk e me deparei com o seguinte: 

 

image.png.6359476adddcf8b88b2d14ab60c60dda.png

 

Não sei se é um problema no aplicativo, se é algum defeito no SSD, ou se tem algo no meu computador que esteja consumindo essa saúde...

Uso ele desde 20 de Junho...

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu enviaria para garantia, no entanto tem algo de "estranho" em seu SSD.

 

Ele indica que foi escrito cerca de 690GB, que são quase 3x a escrita dele totais em menos de 3 meses, é uma quantidade de escritas alta, as suposições seriam:

  1. O SSD não era novo
  2. Foi utilizado para uso mais intenso, mas o que não justifica a baixa vida útil
  3. O SSD é pequeno para o uso pretendido
  4. Defeito.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GuilhermeGB acho que varia mais com o uso, eu tenho um NVMe de 240GB com 30 meses de uso, e tem 6117GB de escrita, ele está atualizando com o Win 21H1, mas o uso principal é escritório então o consumo é baixo. Só tem SO e programas, nada de arquivos pessoais.

Ele ainda registra 99% de saúde.

 

No caso acho que pode ser algum defeito mesmo, porque não deveria ter essa baixa vida útil com essas escritas, como as NAND morrem do nada, eu recomendei acionar a garantia. Tem relação também com o modelo, no meu caso é um NVMe com NAND Intel, acho que se fosse um mais simples, talvez a saúde seria menor.

 

@Vinicius Gracco não tem relação direta com ter mais discos no sistema. Por via das dúvidas, veja se alternando os cabos SATA muda algo. Baixe o aplicativo nativo do SSD para ver o que ele relata, porque não é normal um SSD novo reportar isso, geralmente está aliado algum comportamento anormal, alguma NAND mais lenta talvez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Vinicius Gracco disse:

Fui realizar uma checagem de rotina, pelo próprio aplicativo de monitoramento da Crucial e sempre dava como saudável, resolvi baixar o Crystal disk e me deparei com o seguinte: 

Pode ser que, o Crystal Disk não tenha uma boa compatibilidade, com a controladora desse SSD.. Qual valor aparece no aplicativo da Crucial??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi sim, verdade. Um NVMe vai ter um TBW bem maior que SATA. Meu SSD é SATA e está reportando 97%. Praticamente todos os aplicativos do meu computador estão instalados nele (excluindo os jogos, que estão no HD), fora que eu tenho apenas 8GB de RAM que de vez em quando ficam no limite, então o SSD deve ser muito utilizado para paginação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GuilhermeGB de modo geral os NVMEs tem TBW maior, mas com a popularização o mercado tem aceitado vários NVMEs com TBW relativamente baixo, por exemplo esse NV1 da Kingston e outros de entrada são menores até que muitos SATAs. Eu tenho um Plextor M5S de 128GB que deve ter uns 10 anos funcionando como disco de sistema, tem uns 97% de vida ainda, mas agora nem uso tanto porque ele ficou meio aposentado, como ele tem MLC ainda funciona normal, agora tudo é TLC, QLC meio descartável.

 

Outro dia achei um flashdrive todo acabado de 512MB, um dos primeiros que tive da ADATA, funcionava mas pros dias de hoje é lento. Parece aqueles chineses de 1TB, escrita a 1MB/s, acho que ficou com alguém pois só tinha mp3.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...