Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei qual placa-mãe comprar para um novo processador!


guibus

Posts recomendados

Olá, faz um tempo que eu estou juntando dinheiro para um upgrade no meu PC e agora que tenho uma quantia boa, selecionei alguns componentes que gostaria de colocar no computador!
Eu to querendo trocar a fonte (por uma Corsair 750W 80Plus Gold), o Processador (por um AMD R7 5800x) e trocar meus 2x8gb por 2x16gb (Kingston Fury), até ai tudo bem, mas o problema é: Eu não sei se a minha placa-mãe (uma ASRock A320m-HD) suportaria o processador. Pra falar a verdade, eu tenho quase certeza que ela não suporta, por isso já dei uma pesquisada, mas realmente estou com duvidas.
Encontrei 4 modelos que talvez suportem: Uma A550M-Plus, Uma B450M-Pro II, Uma B550M-Plus e uma X570-Plus. (Listado do mais barato para o mais caro, todas, de preferência, da ASUS)
Gostaria de saber qual das 4 suporta o R7 e, se todas suportarem, qual seria a melhor escolha, levando em consideração o desempenho e o preço.
Gostaria também de saber se a minha placa-mãe suporta os componentes listados (Acredito que não) e como funciona a instalação de uma nova placa-mãe, precisa formatar o PC? recomprar o Windows? kkk acredito que não precise recomprar o Windows, mas não custa perguntar
Agradeço às respostas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Qual será o uso do computador (jogos, trabalho...)? Qual placa de vídeo vai usar?

Eu, no momento, tô usando uma GTX 1650 4Gb, e uso o computador pra jogar, principalmente, e programar, no Game Maker Studio 2.

No futuro, pretendo trocar a placa de vídeo para uma RTX 2080 super, se voltar para o mercado né, ou uma RTX 3060 TI, para as mesmas intenções, jogar e, de um certo modo, estudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus A A320 não suporta esse processador.

 

Veja lista de processadores suportados aqui https://www.ASRock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#CPU

 

E 750W é muito, mesmo com GPU não vai precisar de tudo isso, a tendência é diminuir o consumo, e não aumentar.

 

No máximo 650W está bom se não vai fazer overclock, se bem que com uma fonte tendo selo 80+ Gold, até 550W já deverá dar conta do citado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@guibus A A320 não suporta esse processador.

 

Veja lista de processadores suportados aqui https://www.ASRock.com/MB/AMD/A320M-HD/index.br.asp#CPU

 

E 750W é muito, mesmo com GPU não vai precisar de tudo isso, a tendência é diminuir o consumo, e não aumentar.

 

No máximo 650W está bom se não vai fazer overclock, se bem que com uma fonte tendo selo 80+ Gold, até 550W já deverá dar conta do citado.

hmmm interessante, então dá pra diminuir os gastos, em dinheiro, e pegar uma das placas mães citadas, que suporte o R7 5800x certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, guibus disse:

Eu, no momento, tô usando uma GTX 1650 4Gb, e uso o computador pra jogar, principalmente, e programar, no Game Maker Studio 2.

No futuro, pretendo trocar a placa de vídeo para uma RTX 2080 super, se voltar para o mercado né, ou uma RTX 3060 TI, para as mesmas intenções, jogar e, de um certo modo, estudar

Bom, dá pra começar corrigindo alguns erros comuns.

 

O primeiro é que a fonte está muito exagerada, para uma configuração como a sua até 550W atenderia com folga. Mas posso te sugerir modelos de 650W de boa qualidade e com preços melhores que a Corsair, como a Supler Flower LEADEX III e a XPG Core Reactor. São ambas fontes Tier A, ou seja, estão entre os melhores modelos de fonte disponíveis no momento.

 

O segundo erro comum é o Ryzen 7 5800X, mas dá pra entender se você quer fazer um investimento a longo prazo e tem dinheiro suficiente pra isso, pois no momento ele empata com o 5600X em jogos, que é bem mais barato, mas pode ser que isso mude daqui uns (3/4) anos.

 

Também precisa ver bem as memórias que vai pegar, as HyperX Fury geralmente custam muito mais caro que outros modelos, e nem são grande coisa. Procure por memórias de alta frequência, no mínimo 3200MHz, mas para processador 5000 sugiro 3600MHz.

 

A placa-mãe depende de quanto está disposto a gastar. Por uns R$850 sugiro a MSI B550M PRO VDH, se puder gastar uns R$1.000, tem a ASUS TUF B550M-Plus. Não recomendo pegar X570, depois que as B550 saíram, elas perderam um pouco do sentido. 

 

Sobre sua pergunta do Windows, você não perderá a licença se vincular a sua conta Microsoft nas configurações do seu computador. Depois que formatar o PC, basta fazer login na conta novamente e sua licença será restaurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, guibus disse:

hmmm interessante, então dá pra diminuir os gastos, em dinheiro, e pegar uma das placas mães citadas, que suporte o R7 5800x certo?

Exatamente.

 

A B450M-PRO já suporta o processador tranquilamente https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/TUF-Gaming/TUF-GAMING-B450M-PRO-II/HelpDesk_CPU/

 

Tem várias placas-mãe no mercado que já deverá suportar.

 

A550 não achei o site, aparece no resultado do google B550 com a mesma descrição.

 

Já a B550M-Plus até aparece, mas estranhamente pra mim deu erro no site da ASUS.

 

Você pode entrar no site deles para tentar, você vai estar em uma página inicial onde mostra as informações da placa, procure onde diz Suporte, depois vai em Suporte CPU/Memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, dá pra começar corrigindo alguns erros comuns.

 

O primeiro é que a fonte está muito exagerada, para uma configuração como a sua até 550W atenderia com folga. Mas posso te sugerir modelos de 650W de boa qualidade e com preços melhores que a Corsair, como a Supler Flower LEADEX III e a XPG Core Reactor. São ambas fontes Tier A, ou seja, estão entre os melhores modelos de fonte disponíveis no momento.

 

O segundo erro comum é o Ryzen 7 5800X, mas dá pra entender se você quer fazer um investimento a longo prazo e tem dinheiro suficiente pra isso, pois no momento ele empata com o 5600X em jogos, que é bem mais barato, mas pode ser que isso mude daqui uns (3/4) anos.

 

Também precisa ver bem as memórias que vai pegar, as HyperX Fury geralmente custam muito mais caro que outros modelos, e nem são grande coisa. Procure por memórias de alta frequência, no mínimo 3200MHz, mas para processador 5000 sugiro 3600MHz.

 

A placa-mãe depende de quanto está disposto a gastar. Por uns R$850 sugiro a MSI B550M PRO VDH, se puder gastar uns R$1.000, tem a ASUS TUF B550M-Plus. Não recomendo pegar X570, depois que as B550 saíram, elas perderam um pouco do sentido. 

 

Sobre sua pergunta do Windows, você não perderá a licença se vincular a sua conta Microsoft nas configurações do seu computador. Depois que formatar o PC, basta fazer login na conta novamente e sua licença será restaurada.

A minha fonte é uma Corsair VS Series 80 plus white de 550W, acha que ela suporta? pois se suportar, é menos uma coisa pra gastar o dinheiro, logo posso pegar um R7 5600X com uma B450M-PRO, sem falar que posso investir mais na memória, pegando uma com RGB, pra dar um boost no FPS é claro, e 3200mhz, como você me falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, guibus disse:

A minha fonte é uma Corsair VS Series 80 plus white de 550W, acha que ela suporta? pois se suportar, é menos uma coisa pra gastar o dinheiro, logo posso pegar um R7 5600X com uma B450M-PRO, sem falar que posso investir mais na memória, pegando uma com RGB, pra dar um boost no FPS é claro, e 3200mhz, como você me falou

Apesar de ter potência suficiente, não é um modelo muito bom pra combinar com placas RTX 3000. A serie VS é a mais básica que a Corsair tem, ela é feita de componentes baratos, com o objetivo de equipar PCs com vídeo integrado, mas usar placas de vídeo de entrada com ela, como sua 1650, não chega a ser um grande problema.

 

Uma opção de placa-mãe para o 5600X é a A520M DS3H, caso não tenha intenção de fazer overclock. Um detalhe importante sobre placa-mãe, é que todas elas precisam estar com a BIOS atualizada para suportar os processadores Ryzen 5000. Os modelos que foram fabricados do fim do ano passado pra devem estar atualizados, mas se você pega uma placa mais antiga, ela estará desatualizada. Vários modelos de A520 e B550 (incluindo os três modelos que citei) podem fazer atualização de BIOS apenas conectando um pendrive e apertando um botão específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Apesar de ter potência suficiente, não é um modelo muito bom pra combinar com placas RTX 3000. A serie VS é a mais básica que a Corsair tem, ela é feita de componentes baratos, com o objetivo de equipar PCs com vídeo integrado, mas usar placas de vídeo de entrada com ela, como sua 1650, não chega a ser um grande problema.

 

Uma opção de placa-mãe para o 5600X é a A520M DS3H, caso não tenha intenção de fazer overclock. Um detalhe importante sobre placa-mãe, é que todas elas precisam estar com a BIOS atualizada para suportar os processadores Ryzen 5000. Os modelos que foram fabricados do fim do ano passado pra devem estar atualizados, mas se você pega uma placa mais antiga, ela estará desatualizada. Vários modelos de A520 e B550 (incluindo os três modelos que citei) podem fazer atualização de BIOS apenas conectando um pendrive e apertando um botão específico.

hmm ok, vou dar uma pesquisada aqui, daqui um tempinho eu volto aqui

 

41 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Apesar de ter potência suficiente, não é um modelo muito bom pra combinar com placas RTX 3000. A serie VS é a mais básica que a Corsair tem, ela é feita de componentes baratos, com o objetivo de equipar PCs com vídeo integrado, mas usar placas de vídeo de entrada com ela, como sua 1650, não chega a ser um grande problema.

 

Uma opção de placa-mãe para o 5600X é a A520M DS3H, caso não tenha intenção de fazer overclock. Um detalhe importante sobre placa-mãe, é que todas elas precisam estar com a BIOS atualizada para suportar os processadores Ryzen 5000. Os modelos que foram fabricados do fim do ano passado pra devem estar atualizados, mas se você pega uma placa mais antiga, ela estará desatualizada. Vários modelos de A520 e B550 (incluindo os três modelos que citei) podem fazer atualização de BIOS apenas conectando um pendrive e apertando um botão específico.

Olha, dei uma olhada na kabum e encontrei os seguintes componentes:
----------------
Placa-mãe: Gigabyte A520M DS3H
CPU: AMD Ryzen 5 5600X
RAM: 2x16gb KLEVV CRAS X RGB 16GB, 3200MHz OU 4x8gb Kingston Fury Beast, RGB, 8GB, 3200MHz
Fonte: XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold
----------------
Tudo o que eu listei ai está dentro do orçamento, tendo uma diferença de 200 reais escolhendo a memória da Kingston
Acho, e espero, que tudo está compatível, qualquer observação é só me falar, estou sempre de olho no site, mas antes, tenho umas perguntas
é fácil trocar esses componentes? Tipo...não sei explicar, só não quero ferrar outra parte do meu PC, ou colocar alguma dessas peças e não funcionar
Valeuzão ai 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...