Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de amplificador de áudio com um STK 412-240


Posts recomendados

Ganhei um antigo minisystem com toca cd e fitas, e o desmontei, na intenção de fazer um amplificador de áudio. Porém, não consegui fazê-lo ligar. Tenho todas as peças ainda e os datasheet do Ci, bem como o manual de serviço do aparelho. Ele está alimentado pela fonte de tensão original do aparelho, um transformador e uma fonte simétrica. Descobri que existia uma parte do circuito de ativação da placa do amplificador que passava pela placa principal, enviando um sinal chamado DC detect. E tentei dessoldá-lo, e fazê-lo fora da placa. Mas, por algum motivo não funcionou. Existe um relê que servia para ativar as saídas de áudio do aparelho, esse relê é ativado com 12vdc, e para armá-lo, usei uma fonte daquelas de carregador de celular, considerando que o circuito dela era separado do resto, e portanto não iria provocar um curto. O relê está armando correto. O aparelho tinha uma função de mute, e depois de analisar cuidadosamente o circuito, descobri que esse sinal era enviado de um CI na placa principal para a placa do amplificador, e era de 3.3vdc. Consegui, remover uma parte do circuito da placa principal que transformava tensão alternada de uma bobina do transformador e enviava para a placa central, os 3.3v, e direcionei para a placa do amplificador, passando por um interruptor simples, pois não sabia se o mute era quando havia 3.3v ou 0v. Conectei uma entrada p2 na entrada de áudio da placa, onde estavam as referidas conexões (in) e gnd com a entrada de áudio do STK, e nas saídas, já haviam os conectores originais. As placas estão aterradas entre si (placa do amplificador e do transformador). O aparelho estava funcionando quando ganhei. Mas depois dessas tentativas de fazer o amplificador, nada funcionou até agora. Alguém poderia me ajudar? Sou um entusiasta de eletrônica, e há coisas que não sei ainda, mas pretendo estudar mais. Assim, se necessário, posto os datasheets, manual e fotos do que precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 18/08/2021 às 11:00, BCP disse:

Alguns aparelhos precisa estar com o plug do fone de ouvido no lugar para que seja transferido o som do aparelho para as caixas. verifique se não é seu caso ai...

Existe uma possibilidade de meu projeto estar ter passado por isso, afinal a ligação estava errada, refiz, mas ainda não funcionou. Como usei minha tv e ela só tem saída de áudio por uma p2 de fone, estou pensando em utilizar outra fonte de áudio que possa ser ligada por entradas rca, etc. Porém o amplificador continua não funcionando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por alimentações, você diz, o aterramento e a conexão positiva da entrada (IN) e a saída (OUT) da placa do amplificador? ou nos pinos do CI STK? não entendi muito bem o pré, é a entrada IN?

Ah, eu descobri uma questão bem errada aqui novamente. Se refere a alimentação do transformador e da placa do amplificador. Existe um relê de stand-by na placa do trafo que recebia 10v vindos também da placa principal, e permitia a passagem de energia para esse, descobri após testar se estavam chegando as tensões corretas no stk e medir as bobinas do secundário do trafo. Não chegava tensão alguma, apesar de ligado a tomada, e depois de analisar, descobri o responsável por isso. O que posso fazer para armar esse relê? Talvez ele seja o culpado de nada ter dado certo até então. (eu não havia medido as tensões até então).

Na foto tem o relê, e os 10v vem do pino 8, do conector CN001 que vem da placa principal . 

relestandby.png

relestandby.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após fazer o jump no lugar onde ia o relê, resolvi retirar as gambiarras que tinha feito para gerar 3.3v do mute e o sinal dc detect. Pois estava com medo de queimar o stk caso fizesse algo errado. Liguei-o e medi as bobinas do trafo, e os pinos do stk. Descobri que está saindo 23.9vdc nas saídas do amplificador. Sem saber do que se tratava, achei que fosse normal, e decidi ligar em um rádio. Funcionou, mas queimei 2 alto-falantes que tinha, só teve um usei depois que não queimou. Depois que lembrei de que não é normal ter dc nas saídas e resolvi comparar as tensões que identifiquei com o manual de reparo do aparelho. Na comparação dá para ver umas tensões diferentes. As caixas de alto-falante do aparelho estão queimadas, e já vieram assim quando ganhei. Então tem coisa anormal e com problema. O que pode ser isso, e se tem como arrumar, o que deve ser feito? Segue a imagem da comparação das tensões.

20210901_171845.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, então infelizmente vou ter que usar algum dos outros que tenho e começar outro projeto. Não compensa para eu comprar outro e continuar esse projeto com esse circuito atual, afinal tenho outros STKs e fontes para fazer amplificadores. De toda forma o que aprendi aqui foi bem útil para continuar! Obrigado, de toda forma!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...