Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeo Onboard, processador, memória-ram


iWOBi

Posts recomendados

Olá, boa noite

Um colega meu comprou um processador da AMD com vídeo onboard

E mim Falou q jogou +4 gb de ram pra ajudar o vídeo do processador

Ele têm 16gb de ram e um SSD M.2 de 256

 

Eu andei dando uma pesquisada e encontrei algumas coisas relacionadas à compartilhamento de ram para onboard

 

E em cima dessa pesquisa decidi investir no Ryzen 5 5600G, 16Gb de ram á 3200MHz (s/ oc) e um M.2 de 512Gb

 

Quais as vantagens de se compartilhar memória do HD para memória do vídeo onboard ou é a memória-ram?

 

Vou diminuir a vida útil das peças se fizer essa manobra?

 

Sou leigo no assunto, por favor mim fale com detalhes e de como fazer essa manobra

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, iWOBi disse:

Quais as vantagens de se compartilhar memória do HD para memória do vídeo onboard ou é a memória-ram?

não se compartilha memoria do HD com a memoria de video ou com a ram.

Existe a memoria virtual que grava parte da ram no HD e libera ram para continuar o processamento.

Na verdade não tem vantagem em usar ram do sistema para a placa de video é melhor comprar uma placa de video dedicada, essa é uma solução de baixo custo, o video fica integrado no processador e usa a memoria ram como memoria de video.

Se você tiver recursos é melhor comprar uma placa de video dedicada, se a grana estiver curta um video onboard quebra o galho.

17 minutos atrás, iWOBi disse:

Sou leigo no assunto, por favor mim fale com detalhes e de como fazer essa manobra

não, só o desempenho que é inferior a uma placa de video dedicada, claro que depende da placa de video tb, se for comparar com umas placas de video fecais como uma gt 710, r5 230 um video onboard se sai melhor, mas comparando com até com uma gt 1030 as vezes ela se sai melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iWOBi @iWOBi todo vídeo, dedicado ou não precisa de memória para funcionar, no caso do onboard é obrigatório dedicar um pouco de ram, na BIOS da placa-mãe você ajusta o quanto de ram será destinado para viram.

Não afeta o dual Channel.

Se você tiver pouca ram e dedicar muita ram para o vram pode prejudicar o sistema devido a ele ficar com pouca ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, iWOBi disse:

entendi, mas a dúvida é se vai melhor em alguma coisa e sobrecarregar outra?

ou você usa um video dedicado ou usa onboard, só existem essas duas possibilidades.

59 minutos atrás, iWOBi disse:

Com 16 de ram acredito q posso fazer isso sem comprometer o meu desempenho

sim, geralmente o video onboard suporta  no maximo 2 giga

 

59 minutos atrás, iWOBi disse:

Como faço?

Teria algum link ensinando a fazer esse processo?

no manual da placa-mãe mostra onde você altera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2021 às 19:17, iWOBi disse:

Ryzen 5 5600G

Eu tô namorando essa APU!
 

 

Em 20/08/2021 às 19:17, iWOBi disse:

Quais as vantagens de se compartilhar memória do HD para memória do vídeo onboard ou é a memória-ram?

Processadores com vídeo integrado (APU = CPU + GPU), ao contrário das placas de vídeo dedicadas (GPU), não possuem a memória de vídeo, portanto ela precisa emprestar de um elemento externo, e é aí que entra a memória RAM.

Então, se tens 16gb de RAM, pela BIOS, é possível definir quantos desses 16gb serão usados exclusivamente pela APU. Eu dedicava 3gb, que era o limite máximo, pro meu 3 3200G e então me sobrava 13gb pro resto do sistema.
 

 

Em 20/08/2021 às 19:17, iWOBi disse:

16Gb de ram á 3200MHz (s/ oc)

Como a APU usa a memória RAM, ela herda as suas configurações; essa frequência tá show, vais voar! Só cuide para arranjar uma Placa de Vídeo que tennha suporte pra Dual Channel, que isso dá cerca de 20% de desempenho geral pra essa modadelidade de placa gráfica.

 

Recomendo que assista a vídeos testando esse Ryzen rodando os jogos que pretendes jogar, além de vídeos acerca do processador em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 23/08/2021 às 10:27, Caique Salheb disse:

Só cuide para arranjar uma Placa de Vídeo que tennha suporte pra Dual Channel

Corrigindo: placa-mãe* kkkk

 

Em 24/08/2021 às 20:42, iWOBi disse:

Se futuramente eu comprar uma placs de vídeo, o vídeo onboard vai trabalhar em conjunto com o dedicado nos jogos ou o onboard vai se desabilitar auto?

Acredito que somente uma irá funcionar... Até porque, quando comprares a placa de vídeo, vais ter que conectar o HDMI na entrada dela, e não na porta HDMI na placa-mãe, que pega o gráfico integrado do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...