Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte B450M Gaming e Ryzen 9 5900x


Luan Frare
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

  Desculpem-me pela ignorância. Tenho uma placa-mãe B450M Gaming e quero pegar um processador high-end. Vi que existe compatibilidade entre o Ryzen 9 5900x e a placa supracitada, mas creio que há uma discrepância extrema de performance entre ambos componentes. Qual seria o resultado dessa junção? É realmente possível suportar essa CPU com uma B450M? Obrigado.

https://pcpartpicker.com/products/motherboard/?compatible_with=KwLwrH#page=2 (site que menciona a compatibilidade entre as peças)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 horas atrás, Luan Frare disse:

  Desculpem-me pela ignorância. Tenho uma placa-mãe B450M Gaming e quero pegar um processador high-end. Vi que existe compatibilidade entre o Ryzen 9 5900x e a placa supracitada, mas creio que há uma discrepância extrema de performance entre ambos componentes. Qual seria o resultado dessa junção? É realmente possível suportar essa CPU com uma B450M? Obrigado.

https://pcpartpicker.com/products/motherboard/?compatible_with=KwLwrH#page=2 (site que menciona a compatibilidade entre as peças)

Bem, primeiramente recomendo que pondere sobre seu upgrade. Um 5900X não tem muitas aplicações em gaming, é mais indicado para ambientes profissionais. Um 5600X seria mais indicado para a maioria das situações e custa menos.

 

Dito isso, sim, sua MB suporta essa CPU, mas é conhecida por não ter dissipador no seu VRM e isso pode causar perda de desempenho com CPUs tão robustas. Para utilizar essa CPU com essa MB é recomendável ter alto fluxo de ar no gabinete, pois somente com uma ventilação eficiente você conseguiria evitar thermal throttling nessa MB. Além disso, saiba que algumas B450 quando fazem o update de BIOS para serem compatíveis com 5ª geração não podem nunca mais ser usadas com gerações anteriores à 4ª. Saiba também que uma MB de qualidade 100% compatível com essas CPUs de 3ª geração em diante custa pouco para quem tem a grana necessária para um 5900X. Pela diferença de geração e BIOS e tudo mais, ainda há uma grande chance de que você teria que reinstalar o sistema do zero mesmo mantendo a MB, então recomendo que para garantir seu investimento antes troque a MB. Uma A520M DS3H segura essas CPUs sem problema, mas vou deixar outras indicações abaixo. Se trocar a MB também terá a opção de vender seu conjunto RAM+CPU+MB, sendo ideal fazê-lo se vai pegar uma CPU tão potente, pois memórias indicadas para esta específica seriam de no mínimo 3200 MHz de boa qualidade. 

 

MBs indicadas: 

ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550 Aorus Elite V2
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...