Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando configurar secure boot deu loop


Posts recomendados

@Arthur Guillermo Faz um reset de BIOS.

 

Tira o PC da tomada, remove a bateria de BIOS que tem na placa-mãe por um tempo, pode até segurar o botão power para esgotar totalmente qualquer energia restante em capacitores, ainda mais se deixar os cabos da fonte ligado.

 

E depois coloca tudo de volta no lugar e liga.

 

Eu não jogo valorant, mas afinal, porque mexer no secure boot sendo que isso tem relação com boot do sistema e não com o jogo em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth aparentemente fez reset da BIOS já que os leds voltaram a iniciar (do gabinete)... porém... o problema persistiu acendendo os leds de VGA, CPU e DRAM como anteriormente..

 

Fiz por que o Valorant no W11 solicita secure boot e TPM 2.0 ativo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo O TPM 2.0 é requisito para o Windows 11.

 

Falando em Windows, melhor ficar no 10 ainda, o 11 está muito recente, deve ainda estar em fase beta também então tem coisas a melhorar.

 

Secure boot para Valorant, isso não faz sentido.

 

Os Leds que acendem de erro indica problema em algum desses itens, no caso DRAM é memória RAM, VGA é placa de vídeo.

 

Se os itens estavam funcionando antes, então deveria voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth estavam funcionando até o reset factory das Keys, eu não atualizei para o W11 por que quis, de começo só queria ver se era possível, em seguida não consegui cancelar o download e ele sozinho instalou, fiquei sabendo que para  voltar teria que formatar e não estou muito a fim... porém estou com esse problema, ele mostra os 3 leds e em seguida parece que ele desliga e liga novamente e fica nesse loop o fan da uma mini parada e volta (no caso o loop)... tem alguma chance de isso ter estragado algo?

 

Esqueci de falar que esses leds costumam ligar na verificação, porém geralmente era para fixar se houvesse problema em algo e não ficar nesse loop

(Eles ligam conforme no video porém desligam e não voltam ao começo...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Normalmente dentro do Windows mesmo ele permite voltar para versões anteriores, só não sei onde é que fica isso.

 

E agora por não ligar, isso está complicado.

 

Testa ligar o PC sem nada de armazenamento, sem HD, ele tem que ao menos ir para a BIOS, se ligar, então ótimo é só resolver a parte do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth o problema não creio que seja o sistema e sim a BIOS, a placa-mãe sempre fica no loop (VGA-> CPU -> DRAM) percebi que sempre que tá na DRAM ele meio que pisca o VGA fraco e daí parece que recomeça o loop, estou vendo que de alguma maneira bricou a BIOS... ou pelo menos suspeito disso

 

Não liga sem placa de vídeo, sem 1 pente de ram, sem HDs... ta triste por que no momento estou sem dinheiro algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

@Elder Nauvirth acha que regravar a BIOS resolveria ?

Regravar a BIOS é para resolver, afinal irá retirar a BIOS que está gravada no chip.

 

Testa também outras peças no lugar das suas.

 

Se tiver processador com vídeo integrado, sugiro usar ele em um teste também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth lamentável não tenho e duvido alguém da cidade ter... o único que tinha vendeu o setup dele...

 

Eu creio que não seja as peças por que removendo placa de vídeo ou colocando outra o problema persiste, os 2 pentes mesmo em single persiste... só não tenho processador... além que tudo aconteceu após essa configuração 

 

Vi alguém no reddit com o mesmo problema quase no mesmo tempo que o meu, no mesmo setup e da mesma maneira... porém como eu, foi recentemente..

 

Vou tentar regravar a BIOS amanhã para ver se resolve, não possuo regravador, porém depois dessa acho que até vou comprar um..

(Sorte que cobram barato)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Perfeito.

 

Vale a pena comprar um gravador de BIOS mesmo, atenção na hora de comprar, dê preferência por pegar aqueles que tem a garrinha, ai não precisa tirar o chip de BIOS da placa-mãe.

 

Até recomendo que diga isso quando levar para atualizar, para não remover o chip de BIOS da placa-mãe, se ainda estiver com a grantia do fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth se supõe que troca de BIOS segurando botão Power pelo que vi na Internet... porém não consegui se é possível... se conseguisse alterar a BIOS seria muito útil, porém pelo menos nas antigas que tive sozinho fazia isso... não sei se nessa precisa fazer algo em específico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Não precisa ser um chip igual.

 

Pode ser um de outro modelo, mas adequado.

 

É bom pedir para o técnico ver as especificações do chip para comprar outro novo, pois os chips de BIOS também tem várias versões e são influenciados até pela memória dele.

 

Normalmente o pessoal importa chip do aliexpress, mas precisa saber qual é o certo para colocar.

 

Você pode comprar o gravador de BIOS, e até tentar gravar nesse mesmo chip, mas como Gigabyte tem histórico já disso mesmo, melhor seria trocar o chip por um novo.

 

Caso você mesmo vá comprar e levar para alguma assistencia colocar, compre 2, redundancia é melhor, pois se não der certo com um, ou estiver com defeito, terá outro para usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth tava pensando em eu mesmo realizar a troca, tenho um amigo que tem estação de solda e comprei o gravador, somente falta o chip que pelo jeito o MX25U12873F só acha usado e escasso... ele é dos 1.8v aparentemente... comporta 128M pelo que vi na internet

 

Queria saber por qual poderia substituir já que até tenho umas placas antigas da gigabyte, quem sabe uma delas não seria compatível (ainda que duvido)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Se seu amigo tem conhecimento para solda, é uma então ver com ele se ele faz isso pra você.

 

Quanto ao chip, realmente tem esse problema de ficar escasso.

 

A um bom tempo atrás eu vi um vídeo no canal da Getech Informática, era uma troca de chip de BIOS, mas isso já faz tempo, na época foi colocado um chip que vai nas placas-mãe da ASUS se não me engano.

 

O complicado é isso mesmo, achar o chip.

 

Se não me engano precisa ser chip de 1.8v e 16Mb, se o seu for desse, então o chip precisa ser igual, você consegue descobrir também as informações do chip usando gravador.

 

 

Bom, nessa área de melhor chip, ou qual colocar já fica complicado pra mim, não tenho tanto conhecimento.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...