Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM de 3000mhz em processador de até 2666mhz suporta?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá, boa tarde. Gostaria de saber se há algum problema se eu colocar uma memória RAM de 3000mhz em uma placa-mãe que suporta essa frequência, porém o processador suportar apenas 2666mhz.

 

Obs.:  O Preço da de 3000mhz estava o mesmo preço da de 2666mhz, e a latência era menor por isso optei por esta, mas estou com essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

@Guilherme OL

 

Se a placa-mãe não suporta OC de RAM, ela ficaria limitada, por aquilo que o processador suporta..

Nas especificações da placa-mãe que é uma A320M-K da ASUS, aqui diz que suporta até 3200mhz O.C. Mas mesmo com o O.C o processador não suporta né?

 

Eu iria pegar uma de 2666mhz, mas como essa de 3000mhz estava o mesmo preço e a latência era menor resolvi pegar essa de 3000mhz, porém apenas tinha essa dúvida se iria suportar por conta do processador ir até 2666mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Guilherme OL

 

Se a placa suporta OC, o que o processador diz, não importa mais.. Aquilo é o mínimo que a fabricante (Intel ou AMD) garante que funcione.. Acima disso, vira OC e fica dependendo da sorte com o chip..

 

De cara, deve operar em 2666MHz, limite da CPU.. Aí, você decide se usa XMP (DOCP) pra chegar em 3000 MHz..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RS Faria disse:

@Guilherme OL

 

Se a placa suporta OC, o que o processador diz, não importa mais.. Aquilo é o mínimo que a fabricante (Intel ou AMD) garante que funcione.. Acima disso, vira OC e fica dependendo da sorte com o chip..

 

De cara, deve operar em 2666MHz, limite da CPU.. Aí, você decide se usa XMP (DOCP) pra chegar em 3000 MHz..

No meu caso seria um Athlon 3000g, se eu colocasse a memória RAM em 3000mhz O.C teria algum problema? Ou eu devo evitar e trabalhar apenas em 2666mhz?

 

Nesse caso para mim se for melhor trabalhar apenas em 2666mhz está tranquilo, pelo fato dessa memória RAM de 3000mhz estar o mesmo preço da de 2666mhz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Guilherme OL disse:

No meu caso seria um Athlon 3000g, se eu colocasse a memória RAM em 3000mhz O.C teria algum problema? Ou eu devo evitar e trabalhar apenas em 2666mhz?

 

Nesse caso para mim se for melhor trabalhar apenas em 2666mhz está tranquilo, pelo fato dessa memória RAM de 3000mhz estar o mesmo preço da de 2666mhz..

Você pode testar e decidir.. Pode ser que, seu PC não fique estável com o OC.. Não tem problema nisso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RS Faria disse:

Você pode testar e decidir.. Pode ser que, seu PC não fique estável com o OC.. Não tem problema nisso..

Vi alguns vídeos utilizando memória RAM em 3200mhz com Athlon 3000g, certamente em O.C. Mas se eu colocar por exemplo 3000mhz nas duas memórias (já que se trata de um dual channel), poderia diminuir a vida útil do processador ou da memória RAM? Já que se trata de um O.C? Em processador realmente O.C diminui a vida útil, mas se for em memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Guilherme OL disse:

Vi alguns vídeos utilizando memória RAM em 3200mhz com Athlon 3000g, certamente em O.C. Mas se eu colocar por exemplo 3000mhz nas duas memórias (já que se trata de um dual channel), poderia diminuir a vida útil do processador ou da memória RAM? Já que se trata de um O.C? Em processador realmente O.C diminui a vida útil, mas se for em memória RAM?

OC só é perigoso ee for mal feito.. Em RAM, difícil disso acontecer..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, RS Faria disse:

OC só é perigoso ee for mal feito.. Em RAM, difícil disso acontecer..

Pelo que analisei só afeta a vida útil se aumentar a tensão, no caso as memórias DDR4 a tensão é de 1,2v.. Como vou alterar pela BIOS via docp, creio que não haverá problemas.. No meu caso eu irei utilizar o vídeo integrado do próprio processador, então vai ajudar bastante com um dual channel e memórias de 3000mhz.

 

Muito obrigado pela ajuda, tirou todas as minhas dúvidas referente a este tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...