Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe configurando latências erradas


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Possuo uma b460m steel legend , i9 10900 e MEMORIA CRUCIAL BALLISTIX SPORT LT, 2 x 8 GB,3000mhz(configurado para 2933 por limite do processador), cl15 , mas a placa-mãe esta configurando para cl 21 automático. obs: não esta aparecendo o xmp profile tenho que configura manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, AndreOliveir disse:

Esse i9 é bloqueado , o que me incomoda é a placa-mãe setando a latência errada que deveria ser 15 pra 21.

Mas ainda assim compensaria pegar uma Z490 pelo preço do processador, esses Core i9 possuem picos de consumo acima dos 200W, não sei se o VRM de uma Steel Legend dá conta.

 

Abra o CPU-Z e mande um print da aba SPD aqui pra eu dar uma olhada nas informações que aparecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, AndreOliveir disse:

Screenshot_20210904-231858.thumb.png.f10bbfaae73d46cf1d963374ee7b8d69.png

Bom, sua memória é certificada via JEDEC para uma frequência máxima de 2666MHz com latências CL19 e CL20, por isso quando você seta apenas a frequência 2933MHz o a latência sobe automaticamente para CL21. Isso é comum em memórias de custo mais baixo, mesmo memórias de 3600MHz às vezes vão ser certificadas em apenas 2133MHz via JEDEC (é o caso dos pentes que eu comprei pro meu PC). O padrão JEDEC seria apenas para garantir compatibilidade com qualquer placa-mãe, se o fabricante criou o perfil XMP 3000MHz CL15 é porque o chip aguenta, e tem memórias que rodam até melhor que o XMP com ajustes finos.

 

Agora, como 3000MHz é visto como overclock para sua placa-mãe e processador, vai ter que configurar tudo manualmente mesmo, infelizmente não tem outro jeito fora do chipset Z490.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...