Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois sistemas operacionais no notebook, compensa?


Visitante
Ir à solução Resolvido por Adriel SG,

Posts recomendados

Fala galera!

Tenho um notebook com 2 slots e estou pensando em instalar um HD que removi de um antigo computador (160gb) nele para rodar o Windows 7, certos programas que uso no profissional só tem compatibilidade com Windows 7, acham que compensa? O computador pode ficar lento? Agradeço desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@strifgluz Você já chegou a fazer o teste com o modo de compatibilidade do Windows 10? Pra saber se funciona ou não os programas

 

Qualquer coisa seria mais prático uma máquina virtual para usar alguns programas em específico, até por quê não compensa desligar o notebook sempre que for precisar usar outro sistema apenas pra um programa ou outro...

 

Já, se for muito pesado para seu notebook, então sim, compensa mais instalar dois sistemas

Aliás, tirou esse HD de um computador? se for então tem que olhar se é compatível com o Notebook, pois ele usa um modelo diferente do HD de desktop...

Ah, um adendo, fazer dual boot não impacta no desempenho da máquina, única forma de pesar, é se você literalmente não tiver mais espaço disponível no disco, então qualquer sistema ficaria sobrecarregado e iria ocorrer uma lentidão, mas é algo que duvido muito, fora isso iniciando um sistema o outro ficaria inativo logo não iria consumir desempenho da sua máquina, tanto CPU como memória RAM

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel SG já sim, trabalho com scanners automotivos, e alguns programas são bem antigos, então, possuem compatibilidade apenas com o Win7.

 

Em relação a maquina virtual, nunca tinha ouvido falar sobre, irá funcionar como um computador com Win7?

 

O HD foi retirado de outro computador sim, como consigo ver se ele é compatível com minha máquina? Pensei que todos fossem "universais". 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@strifgluz Ta, primeiro que só existe acho que um modelo de "notebook" que aceita o HD convencional, mas ele é absurdamente caro porque é um teste basicamente de usar peças de desktop em um notebook.

 

Enquanto isso notebooks normais trabalham com um HD menor e de baixo consumo energético, tanto que funcionam a 5400rpm, do mesmo tamanho de um SSD pra ter noção

 

Se você usar um HD daqueles grandes de Desktop em um Notebook, ele simplesmente não vai caber devido ao tamanho, mas se couber de alguma forma, ele pode ligar normalmente já que os conectores estarão disponíveis igual no PC normal.

 

Agora quanto à máquina virtual, existem programas como a VMware ou Virtual Box que você realiza a instalação normal do sistema e ele fica alocado em uma pasta junto com outros sistemas que consequentemente você irá instalar ou não

 

O caso de eu falar que pode pesar é que você será obrigado a literalmente emular um sistema operacional, com todos os seus recursos e tudo mais dentro do seu próprio sistema já existente, disponibilizar uma quantia de RAM, de Espaço (virtualmente alocado/dinâmico) e alguns Núcleos do seu próprio processador do qual a máquina será capaz de utilizar.

De um certo ponto é muito útil pra esses casos que você necessita de um outro sistema ou como você mesmo disse, precisa executar um programa que só funciona no Windows 7, e você não consegue usar no Windows 10 por exemplo, mas vai precisar de uma máquina boa, ou que ao menos seja capaz de rodar no mínimo somente para funcionar o programa que você usa

21 minutos atrás, strifgluz disse:

O HD foi retirado de outro computador sim, como consigo ver se ele é compatível com minha máquina? Pensei que todos fossem "universais". 

Você está certo, são todos "universais", mas "depende"

Os HD mais antigos não funcionam em máquinas atuais devido ao padrão IDE que usa outro tipo de slot e vice-versa, em máquinas Desktop até é possível utilizar esses discos rígidos antigos usando um Adaptador via Pci-Express, mas é muito gasto para pouco retorno, a não ser que você tenha arquivos muito importantes nesses discos rígidos

 

Atualmente a única barreira que existe nos discos rígidos atuais, que realmente são universais, é o tamanho deles em comparação com o dispositivo que vai ser instalado, HD convencional de Desktop não funciona em notebook por causa do tamanho, mas HD de notebook funciona normalmente em Desktop

 

Minha sugestão (agora que eu vi o seu notebook), é usar uma máquina virtual e instalar nela o Windows 7

Você já está no Windows 10, então basta usar o Windows 7 na máquina e continuar utilizando seu sistema normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel SG entendi amigo, muito obrigado por todas as informações, ficou bem explicito a parte do "emulador de Windows", vou ver se meu notebook é compatível com os programas ditos acima. 

 

Mas, ocorreu um equivoco de minha parte, como sou novo na parte de notebooks/computadores, as vezes acabo trocando os nomes. Então corrigindo, o HD foi retirado de outro Notebook. 

hdd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, strifgluz disse:

Mas, ocorreu um equivoco de minha parte, como sou novo na parte de notebooks/computadores, as vezes acabo trocando os nomes. Então corrigindo, o HD foi retirado de outro Notebook. 

hdd.jpg

Está tranquilo, esse é o modelo certo para notebook mesmo, ele vai funcionar normalmente sim

 

2 minutos atrás, strifgluz disse:

@Adriel SG entendi amigo, muito obrigado por todas as informações, ficou bem explicito a parte do "emulador de Windows", vou ver se meu notebook é compatível com os programas ditos acima. 

Com o VMWare ou VirtualBox vai ser sim, só vai precisar gastar um tempinho pra instalar o Windows 7, fora isso tudo certo

 

 

Aliás, já que tem esse slot extra, é uma boa adicionar esse HD mesmo, para aumentar o espaço de armazenamento do seu notebook

Eu mesmo não consigo viver usando um SSD com 120gb somente, precisei instalar um HD extra na minha máquina de casa pra ter um espaço a mais

Ah sim, se você faz conexão via USB ou outras coisas com esses aplicativos de Scanners e tudo mais, vai ter que dar uma olhada pra configurar a máquina virtual caso ela não reconheça de primeira a conexão

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...