Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Turbo Boost ON em idle e OFF ao começar a jogar


Wannacry

Posts recomendados

Pessoal boa noite, como estão? 

Estou com um "problema".

Resumidamente meu turboboost fica ativo em IDLE, porém ao iniciar um jogo ele cai, e outro detalhe BIZARRO é que o turbo boost SÓ FUNCIONA com o c state ENABLE.

Não estou tendo nenhuma problema além disso, não tenho travamentos, congelamentos, nem quedas de FPS nada nada mesmo mas se meu processador tem turbo boost de 4.6 então quero ele em 4.6GHz rsrsrsrs.

Configurações --->

image.png.227d2f7c2a7d7c47f27921363631870d.png

image.png.5381ef83a79d0083ceb91c2f69408f3c.png

 

Alguém poderia me da uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2021 às 18:34, Wannacry disse:

Pessoal boa noite, como estão? 

Estou com um "problema".

Resumidamente meu turboboost fica ativo em IDLE, porém ao iniciar um jogo ele cai, e outro detalhe BIZARRO é que o turbo boost SÓ FUNCIONA com o c state ENABLE.

Não estou tendo nenhuma problema além disso, não tenho travamentos, congelamentos, nem quedas de FPS nada nada mesmo mas se meu processador tem turbo boost de 4.6 então quero ele em 4.6GHz rsrsrsrs.

Configurações --->

image.png.227d2f7c2a7d7c47f27921363631870d.png

image.png.5381ef83a79d0083ceb91c2f69408f3c.png

 

Alguém poderia me da uma luz?

Na BIOS o Turbo está como auto? Geralmente o turbo ativa sozinho quando vê necessidade. Testa colocar nas opções de energia do windows para desempenho ao invés de consumo de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luiz Eduardo Lemes disse:

Na BIOS o Turbo está como auto? Geralmente o turbo ativa sozinho quando vê necessidade. Testa colocar nas opções de energia do windows para desempenho ao invés de consumo de energia.

Sim, já testei tanto como "Auto" como "Enable". Inclusive já tentei fixar como de fosse overclock e não fica. Só chega em 4.6 em idle, começo a jogar o máximo que chega é 4.3. Estou pensando em comprar outra fonte sei la.

1 hora atrás, Diego Both disse:

@Wannacry é normal essa queda, já que a Intel garante 4.6 em só 1 núcleo.

Já que seu processador é K, você pode fixar todos em 4.6Ghz ou mais.

Já tentei fixar e simplesmente não fica, monitoro todos os núcleos e nenhum chega a 4.6, somente em idle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

17 minutos atrás, KairanD disse:

@Wannacry Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Seu processador está funcionando como esperado:

image.png

Agradeço a todos pelas respostas, obrigado pela a atenção. Como já mencionei, NENHUM dos cores chegam a 4,6 a não ser em IDLE. Quando vou jogar o máximo que chegam qualquer um dos CORES é 4.3 image.thumb.png.d1371fc55a3e5d651c4deeb59cb13b1f.png

 

image.thumb.png.7a26963e39d0d23e67cdb0b341b268f4.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Wannacry Exatamente. Em jogos, o processador vai usar os 6 núcleos, e por isso você vai obter apenas a frequência de 4.3 GHz, conforme informado na tabela acima. Nenhum núcleo vai chegar a 4.6 GHz em cenários como esse.

 

Esses "4.6 GHz" são um truque de marketing da Intel. Perceba que eles dizem "up to 4.6 GHz" (até 4.6 GHz). Você viu a frequência de 4.6 GHz em "idle" porque ocorrem pequenos picos de processamento que usam apenas um núcleo. O processador em stock não é capaz de suportar essa frequência para atividades que usam múltiplos núcleos.

 

Para obter a frequência de 4.6 GHz em todos os núcleos, é necessário fazer overclock. A frequência turbo normal de operação desse processador para atividades multi-core exigentes, como jogos, é 4.3 GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

@Wannacry Exatamente. Em jogos, o processador vai usar os 6 núcleos, e por isso você vai obter apenas a frequência de 4.3 GHz, conforme informado na tabela acima. Nenhum núcleo vai chegar a 4.6 GHz em cenários como esse.

 

Esses "4.6 GHz" são um truque de marketing da Intel. Perceba que eles dizem "up to 4.6 GHz" (até 4.6 GHz). Você viu a frequência de 4.6 GHz em "idle" porque ocorrem pequenos picos de processamento que usam apenas um núcleo. O processador em stock não é capaz de suportar essa frequência para atividades que usam múltiplos núcleos.

 

Para obter a frequência de 4.6 GHz em todos os núcleos, é necessário fazer overclock. A frequência turbo normal de operação desse processador para atividades multi-core exigentes, como jogos, é 4.3 GHz.

Eu fiz over, setei vcore, ratio, até as memórias, loadline calibration level 7, performance mode, c state desable, e nem assim kkkkk

 

Mas assisti alguns bench e realmente ficam em 4.295ghz

 

mas também acabei de ver benchs, gameplay com ele em 4.995 ai fico sem entender kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Turbo Boost pra 4.6GHz é em UM núcleo, e vai sendo escalonado pra baixo, quanto mais núcleos são usados pelo sistema.. Seu PC tá funcionando corretamente, como dito acima..

 

1 hora atrás, Wannacry disse:

Como já mencionei, NENHUM dos cores chegam a 4,6 a não ser em IDLE. Quando vou jogar o máximo que chegam qualquer um dos CORES é 4.3 

Um PC nunca está em IDLE, por completo.. Sem tem algo rodando em segundo plano.. Quando precisa, a CPU pode dar um boost pra executar essas tarefas e usar o máximo de clock e TDP que a CPU tem disponível.. É isso que você está vendo..

 

MAS, dependendo da sua placa-mãe (você não mencionou ela), teria a possibilidade de ativar algo chamado MCE ou Multi-Core Enhancement.. Isso força a CPU a operar no Turbo máximo, em todos os núcleos.. Claro, sua placa-mãe precisa suportar o tranco..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

O Turbo Boost pra 4.6GHz é em UM núcleo, e vai sendo escalonado pra baixo, quanto mais núcleos são usados pelo sistema.. Seu PC tá funcionando corretamente, como dito acima..

 

Um PC nunca está em IDLE, por completo.. Sem tem algo rodando em segundo plano.. Quando precisa, a CPU pode dar um boost pra executar essas tarefas e usar o máximo de clock e TDP que a CPU tem disponível.. É isso que você está vendo..

 

MAS, dependendo da sua placa-mãe (você não mencionou ela), teria a possibilidade de ativar algo chamado MCE ou Multi-Core Enhancement.. Isso força a CPU a operar no Turbo máximo, em todos os núcleos.. Claro, sua placa-mãe precisa suportar o tranco..

A placa é uma TUF H310M-PLUS GAMING/BR, estou pensando em pegar uma z390

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...