Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena atualizar Acer A515-51G-58VH com 16GB RAM + SSD?


Vitor Falabella

Posts recomendados

Então, meu notebook já tem 3 anos, eu não pretendia ficar mais muito tempo com ele. Mas como já vou ter que gastar com um SSD novo e tela pra ele, e o preço de um notebook novo tá simplesmente irreal, comecei a pensar num upgrade na máquina. 

 

Essas são as configurações dele. Eu uso pra produzir música e ele até que 80% dos projetos roda tranquilo, mas os mais pesados ele não rodava, travava tudo. E aí não sei se só mais RAM já resolveria. 

 

Pensaria em deixá-lo assim:

 

16 GB RAM (compraria um slot de 8GB)

500 GB SSD (já comprei)

1 TB HD (comprar). 

 

O que acham? Eu não gastaria nem mil reais e teria um notebook mais potente. Um com 16 de ram e processador melhor hoje em dia tá 6 mil pra cima. 

 

E quando diz que é expansível até 20 GB, são 20 totais, ou 20 além das 8 já dele?

 

 

Screenshot_2021-09-11-20-01-16-022_com.android.chrome.jpg

IMG_20210911_195636.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Falabella Esse notebook vem com 4gb de ram soldado, e possui 2 slots de ram, sendo 1 deles com 1 pente de 4gb, ou seja, você pode trocar esse pente de 4, e colocar 2 pentes de 8, ficando 2x8gb + 4gb = 20gb. 

Fazer um upgrade para 16gb vai ajudar já, e colocar um SSD vai deixar o sistema mais rápido. 

Eu creio que seja um upgrade válido, visto que um notebook superior a esse custaria 3-4k. 

4 minutos atrás, Vitor Falabella disse:

E quando diz que é expansível até 20 GB, são 20 totais, ou 20 além das 8 já dele?

20 totais. 

1 minuto atrás, Matheus Dutra disse:

Esse notebook vem com 4gb de ram soldado, e possui 2 slots de ram, sendo 1 deles com 1 pente de 4gb, ou seja, você pode trocar esse pente de 4, e colocar 2 pentes de 8, ficando 2x8gb + 4gb = 20gb. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

@Vitor Falabella Esse notebook vem com 4gb de ram soldado, e possui 2 slots de ram, sendo 1 deles com 1 pente de 4gb, ou seja, você pode trocar esse pente de 4, e colocar 2 pentes de 8, ficando 2x8gb + 4gb = 20gb. 

Fazer um upgrade para 16gb vai ajudar já, e colocar um SSD vai deixar o sistema mais rápido. 

Eu creio que seja um upgrade válido, visto que um notebook superior a esse custaria 3-4k. 

20 totais. 

 

Obrigado. E não seria meio que desperdício tanta RAM pra um processador meio fraco? A terminação dele é em U. 

 

Mas vou ver então se coloco só 8 GB ou se tento fazer essa troca como você falou (só que aí ficaria mais carinho um pouco). 

 

 

47 minutos atrás, fredblaster disse:

Vale muito a pena. Vai ser outra máquina. Eu por exemplo posuo uma máquina semelhante e fiz a aquisição de 16GB e um NVMe. O computador levantou vôo.

Eita, não sabia. Vou tentar fazer isso então. 

Sobre a RAM, como sei se tem compatibilidade com o meu? Pela Amazon eu só pergunto o vendedor, que geralmente responde. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Vitor Falabella disse:

Obrigado. E não seria meio que desperdício tanta RAM pra um processador meio fraco? A terminação dele é em U. 

Não necessariamente, depende do uso. 

1 minuto atrás, Vitor Falabella disse:

Mas vou ver então se coloco só 8 GB ou se tento fazer essa troca como você falou (só que aí ficaria mais carinho um pouco). 

Não, coloca só mais 1 de 8gb, ai fica 4 + 4 + 8gb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Dutra

 

Galera, um amigo meu que entende até bastante de PC e me ajudou nas últimas semanas, me falou que talvez eu perca desempenho colocando essa memória RAM no notebook e me sugeriu não fazer um upgrade.  Será que pode ocorrer mesmo?

 

Ele explicou mas não entendi muito bem o porquê. 

É porque basicamente tenho 2 slots: um de 4 GB e outro soldado de 4 GB. 

E posso colocar em mais um slot 8 GB, que é o que eu pretendia. 

 

Mas ele falou algo de "2 módulos de tamanhos diferentes" 

"Que ele para de funcionar no dual duplex, e passará a nivelar no mais baixo."

 

Faz sentido? Tentei pegar frases do que ele disse no áudio kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Falabella O que ele quis dizer é, que 2 módulos de ram diferentes não vai funcionar em dual channel. 

De fato, 4+8gb ia perder o dual channel. Porém é 4 + 4 + 8.

O 4 + 4 fica em dual channel, e o 8gb fica sozinho. 

Ou seja, o seu notebook já está em dual channel, e vai continuar mesmo que adicione um pente de 8gb.

Caso queira, você pode adicionar outro pente de 4 gb, ficando 12gb total, eu acho que isso já é suficiente, mas vai do seu uso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

@Vitor Falabella O que ele quis dizer é, que 2 módulos de ram diferentes não vai funcionar em dual channel. 

De fato, 4+8gb ia perder o dual channel. Porém é 4 + 4 + 8.

O 4 + 4 fica em dual channel, e o 8gb fica sozinho. 

Ou seja, o seu notebook já está em dual channel, e vai continuar mesmo que adicione um pente de 8gb.

Caso queira, você pode adicionar outro pente de 4 gb, ficando 12gb total, eu acho que isso já é suficiente, mas vai do seu uso. 

Eu pretendo colocar um de 8 GB, aí ficaria 16 (4+4+8). 

 

Mas não perderia desempenho como ele falou? Ele falou que seria melhor nem faz upgrade, disse que mesmo com mais RAM eu terei menos desempenho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Vitor Falabella disse:

Mas não perderia desempenho como ele falou? Ele falou que seria melhor nem faz upgrade, disse que mesmo com mais RAM eu terei menos desempenho. 

Não vai perder, por que os 4+4 vão continuar em Dual Channel mesmo sendo 4+4+8

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Não vai perder, por que os 4+4 vão continuar em Dual Channel mesmo sendo 4+4+8

Conversei com ele de novo e agora entendi o que ele tava falando. Ele me disse que pesquisou e aparentemente eu só consigo substituir uma das memórias, não tem um slot vazio como eu imaginava. Agora não tenho certeza. 

 

Juro ter ouvido o técnico falando que tinha um slot livre. 

 

Lendo os comentários no YouTube vi um falando:

 

"Caçador de Bits

A bateria você pode remover abrindo a tampa traseira dela, e memoria você pode trocar um módulo, da para ficar ate com 20GB de memória nele

 

há 2 anos"

 

 

E agora, se só tiver como trocar um dos slots?

 

 

Edit: Fui num site e diz: "memória RAM 8 GB DDR4 – 2133 MHz (2 x 4 GB) – Expansível até 20 GB (2 slots no total)"

 

 

Agora nem sei se vale a pena ficar com um slot de 8 e outro de 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Vitor Falabella Vi que você postou em setembro, nem sei qual foi sua decisão sobre fazer ou não upgrade de memória RAM, e nem sei se você conseguiu resolver sua questão ou se preferiu trocar de notebook. Também tenho o mesmo modelo do seu e estava querendo fazer o upgrade de memória RAM, sendo que eu já tinha colocado um SSD NVMe. Mas levei um balde de água fria quando soube que perde desempenho se colocar memória de tamanhos diferentes. Mas, de fato, o Aspire 5 a515-51g-58vh só tem dois pentes de memória RAM, sendo um soldado de 4GB e o outro é livre de 4GB também, ou seja, só é possível trocar um pente de memória, e o máximo de memória que esse note chega é 20GB, ou seja, só se pode colocar mais um pente de memória de 16GB. E já me falaram que perde desempenho porque ele fica em single channel 🙄.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Tenho um notebook desse.
Coloquei um SSD M.2 de 500GB e agora vou colocar um módulo de 16GB de RAM, completando 20GB de RAM.
Pena que não dá para trocar o processador kkk.
Meu notebook comprei em 2018, acho que com esses upgrades vai mais uns 4 anos muito bem.

Ele me atendia bem sem essas atualizações, mas acho que agora vai ficar muito melhor.
Quando comprei vacilei por diferença pouca na parcela não peguei logo o i7.

Que a força esteja com vocês!

Em 13/11/2021 às 23:39, alomdk disse:

@Vitor Falabella Vi que você postou em setembro, nem sei qual foi sua decisão sobre fazer ou não upgrade de memória RAM, e nem sei se você conseguiu resolver sua questão ou se preferiu trocar de notebook. Também tenho o mesmo modelo do seu e estava querendo fazer o upgrade de memória RAM, sendo que eu já tinha colocado um SSD NVMe. Mas levei um balde de água fria quando soube que perde desempenho se colocar memória de tamanhos diferentes. Mas, de fato, o Aspire 5 a515-51g-58vh só tem dois pentes de memória RAM, sendo um soldado de 4GB e o outro é livre de 4GB também, ou seja, só é possível trocar um pente de memória, e o máximo de memória que esse note chega é 20GB, ou seja, só se pode colocar mais um pente de memória de 16GB. E já me falaram que perde desempenho porque ele fica em single channel 🙄.

Os módulos de memória RAM tem de ter a mesma frequência, no meu caso 2400 GHz, se não for a mesma aí sim fica single chanel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...