Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como verificar se o técnico não fez alguma configuração maliciosa no PC


Posts recomendados

Um técnico de informática veio configurar o notebook da minha mãe para ela poder acessar a estação de trabalho remota do serviço dela. Só que eu estou suspeitando que ele pode ter feito alguma configuração para ter acesso remoto ao PC dela sem o consentimento nosso. Onde vocês verificariam para ver se há alguma configuração maliciosa no PC? Eu já scaneei o PC da minha mãe com ESET, Kaspersky, Trend Micro, Mcafee e, inclusive, com os antimalwares recomendados pelo Elias Pereira como o ZHPCleaner e o RogueKiller (esses últimos deconfiguraram algumas coisas do trabalho dela que depois eu tive que arrumar) e não foi encontrado nenhum Malware.  

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Rodrigues01 Isso é paranoia, o cara tá trabalhando, e como todo trabalhador, o cara só quer fazer o trabalho dele o mais rápido possível, receber e cair fora. 

Você tem notado algo de estranho acontecendo no computador?

Não. Acontece que eu não confio em ninguém. Ainda mais em técnico onde é uma profissão que, infelizmente, é cheio de picareta e gente de má índole.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Ricardo Lauxen Não acho que seja paranoia. Não dá para confiar em qualquer um.@Rodrigues01

Em 14/09/2021 às 18:30, Rodrigues01 disse:

Não. Acontece que eu não confio em ninguém. Ainda mais em técnico onde é uma profissão que, infelizmente, é cheio de picareta e gente de má índole.

Está certíssimo. 

 

Se não foi encontrado nada malicioso, menos mal. Pelo menos, algo conhecido não foi detectado! Mas fique atento sempre: ausência de evidência não é evidência de ausência! 

 

Usam o Windows 10? Eu tentaria observar isso:

 

  • Se o acesso remoto ao Windows 10 está desativado em PROPRIEDADE DO SISTEMA: digite sysdm.cpl próximo ao menu iniciar. 
  • Se não há nada malicioso carregando junto ao Windows: em gerenciador de tarefas> inicializar
  • Dá um corrida de olho nas regras permitidas no Firewall. Não custa nada olhar ali...eu deixo aqui marcado tanto em rede públicas como em redes privadas: Bloquear todas as conexões de entrada, inclusive as que estejam na lista de aplicativos permitidos.  
  • Sempre que estiver conectado a internet, veja no monitor de recursos todas as conexões atividades no computador: monitor de recursos>rede. Pode observar em atividade de rede se acha algo suspeito.
  • Verifique  se foi configurado um servidor DNS FALSO, tanto nas propriedades de IPv4 quanto em IPv6.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...