Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de Nobreak + Filtro


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Concordo sobre os problemas do uso de nobreak e que os filtros de linha protegem muito mais o PC. Mas a questão que eu levantei "Posso usar um Clamper Energia 8 na saída de um nobreak para alimentar um PC? Teoricamente eu teria a vantagem da não interrupção da energia com as vantagens do filtro" se deve ao fato de que além do HW, tenho que me preocupar com o SW. Interrupções inesperadas de energia corrompem arquivos do SO. Estou pensando em uma solução para ambos: HW e SW. Alguém opina sobre minha pretensa solução deste problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Westrupp Não faz muito sentido isso.

 

Seria como usar estabilizador e colocar filtro de linha na saída dele.

 

Um nobreak realmente de qualidade já passa a energia adequada que seu PC precisa, logo um filtro de linha ali na saída dele fica meio que desnecessário.

 

Uma boa opção seria o filtro de linha na entrada do nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Antonio Westrupp Boa tarde! Só faz sentido o uso do no-break se o mesmo for online de dupla conversão, no-breaks offline podem prejudicar o PC, mesmo se for senoidal, pois contam com um estabilizador embutido, e o processo de estabilização é por relés. Os "micro-cortes" de tensão que ocorre sempre que os relés são acionados, prejudicam a tua fonte à longo prazo, e o mesmo problema ocorre com a micro-interrupção causada quando falta energia: levam alguns milissegundos para o inversor ligar.
Como nosso amigo @Elder Nauvirth disse, um no-break online já fornece uma energia limpa para o computador, e já protege contra surtos, sendo desnecessário o uso de um filtro de linha na saída. Porém vale ressaltar que no-breaks online são caros!

11 horas atrás, Antonio Westrupp disse:

Teoricamente eu teria a vantagem da não interrupção da energia

O único problema seria o inconveniente de seu computador desligar abruptamente, sem conseguir salvar nada (lembrando que mesmo com no-break online, a função é apenas conseguir salvar tudo e desligar o PC com tranqüilidade, e não para ficar usando o computador sem energia, a menos que compre um no-break com muitas baterias, o que sai mais caro ainda). Agora se o medo é que o computador queime por queda de energia, basta desligar o PC da tomada assim que falta luz, pois o que queima é o surto provocado quando a energia volta (ou um surto que possa ocorrer logo antes da energia cair, mas é menos provável a menos que seja em tempestades), e não o simples fato de desligar o PC abruptamente. Esse surto causando durante ou depois da queda de energia, o próprio filtro de linha já ajuda a proteger.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

pois o que queima é o surto provocado quando a energia volta

Só uma correção: na realidade é justamente na queda de energia que ocorre surtos de tensão pelo fato de vários aparelhos estarem sendo subitamente desligados ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Éric H.X Pode ocorrer um surto nisso também, mas é fato que ocorre um surto quando a energia volta, podendo atingir até 1000V por alguns milissegundos, e creio que tenha mais chance de ocorrer um surto prejudicial quando a energia volta, do que quando a energia cai, embora ainda possa acontecer em ambos os casos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...