Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar windows no SSD e HD como armazenamento


Posts recomendados

Boa noite glr !!

 

 Pesquisei em vários vídeos, sites, fóruns mas não achei nada que resolvesse meu problema.

 Acabou de chegar pra mim um SSD de 128 gb da golden, porém no meu PC, já tenho um HD de 500 gb (com praticamente 50% lotado após uma limpa geral nele). Eu gostaria de passar apenas e exclusivamente o windows que se encontra no HD, para o SSD, sem ter que passar o restante dos arquivos, como vários programas oferecem, por conta além de tudo do espaço, e por eu não querer formatar o HD gostaria de saber, se eu remover o HD, usar um pendrive para instalar o windows no SSD, e retornar com o HD para máquina, meus arquivos estariam legíveis e funcionais?? Programas e etc já estariam funcionando novamente?? Alguém tem alguma solução (que não seja formatar ou apagar algo do HD). 

 

Desde já agraço a ajuda e atenção !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Levinsk Silva voce vai criar uma partição no seu HD e passar todos os arquivos importantes para la! depois vai clonar a partição que contem o Windows no seu HD para o SSD tem uns videos na internet ensinando! ai e so colocar para ligar pelo SSD e excluir a partição do windows do HD!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Levinsk Silva Recomendo uma instalação limpa. Se tem jogos instalados no sistema não conseguirá reduzir o tamanho da sua imagem para caber no SSD, sendo que de qualquer maneira não é recomendável passar uma instalação do windows com mais de 30 GBs para um SSD tão pequeno. Remova o cabo do HDD, instale o w10 no SSD e seja feliz.

 

Se quiser dicas para ter seu windows funcionando melhor, leia o tópico abaixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem um desafio aí, devido ao SSD ser bem menor. Terá que reduzir o tamanho da partição para um tamanho menor do que o SSD. Crie uma outra partição com o espaço que sobrou. Jogue os arquivos que deseja para lá. Se ainda precisar de mais espaço, reduza a partição de novo.

 

Uma palavra de cautela. Qualquer atividade desse tipo que faça no HD pode gerar prejuízo nos arquivos. É fundamental que você tenha becape dos seus arquivos. 

 

E não, não é necessário uma instalação limpa. Nada contra quem faz. Mas não é algo necessário. O Windows, desde o 7, tem aprendido a lidar bem com mudanças de hardware. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John Frusciante Não é necessário reduzir a partição. Programas como o macrium reflect e acronis true image permitem que um espelho das partições de sistema seja restaurado para um HD menor sem problemas. 

Ainda sim uma instalação limpa é mais rápido e fácil do que retirar os arquivos de um HD lotado, especialmente se ele não tiver outro HDD. Além disso ele poderá fazer um espelho novinho para futuros reparos. Eu só recomendo reaproveitar um sistema já instalado se a instalação dele tiver sido feita recentemente e estiver livre de falhas e contaminações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, John Frusciante disse:

Mesmo o Macrium, é comum dar erros ao fazer isso. Ainda minha sugestão é reduzir a partição. 

Reduzir partições ativas, ainda mais com o sistema instalado e rodando, é uma atividade extremamente arriscada e desaconselhável. Um mínimo erro no redimensionamento e o usuário pode perder todo o conteúdo do HD. Uso o acronis há uns 10 anos ou mais para reparos em PCs de clientes, o macrium já uso há muitos anos também, nunca vi um único erro ocorrer, mas realmente não sei qual função você tentou usar, ou como, para obter erros. Se utilizar como os referidos programas foram feitos para serem utilizados, que nesse caso é fazendo backup de partições ou discos inteiros, não tem como dar erro. Claro que ele vai ter que limpar o HD até ter menos de 120 GBs (preferencialmente menos de 100) GBs ocupados, mas isso ele já teria que fazer de qualquer jeito.

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

que nesse caso é fazendo backup de partições ou discos inteiros

Isso diretamente pelo pendrive inicializável, onde o sistema se encontra inativo. Parte importantíssima por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@John Frusciante Faço espelho de todas as instalações de sistema de todos os meus clientes. O volume é grande e posso lhe assegurar de que nunca vi erros. Sobre reutilizar o sistema antigo fica a critério do OP. Falei com ele sobre no primeiro post, mas minha recomendação sempre será o mais rápido, fácil e menos arriscado, que é simplesmente fazer uma nova instalação no SSD. Não entendi o drama, geralmente instalar o sistema limpo leva menos de 30 minutos em um SSD, isso já com todos os drivers e programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, John Frusciante disse:

Eu não fiz drama nenhum. Apenas dei a minha opinião. Não posso? Achei que podia, me desculpe.

Peço humildes desculpas se soei agressivo. Não era a intenção. Achei dramática a ideia de priorizar uma instalação velha, comumente já desgastada, em vista de uma nova e limpa, que sempre, efetivamente sempre, será melhor.

 

1 hora atrás, John Frusciante disse:

E sim, reitero, dá erros sim. Não sempre, mas ocorre. E uma instalação, do começo ao fim, bem feita, não, não dura menos de 30 minutos. 

Eu faço instalações regulares. Em SSD, com meu fluxo de trabalho, faço em menos de 30 minutos. Criei um guia sobre isso se quiser ler use este link. Claro que excluí desse tempo a criação do espelho do sistema, que sozinho pode levar uns 20 minutos, nem as atualizações do windows que levam o tempo que tiverem que levar, mas em SSD hoje não levo mais que 30 minutos para estar com o sistema 100% instalado e funcional. Se a pessoa quiser apenas as funcionalidades básicas, 30 minutos é mais que suficiente, contando até algumas customizações básicas.

 

Enfim, eu me acostumei com um ritmo de trabalho diferente do seu. Tudo que faço já é pre-determinado e fixado (vide o tópico). Entendo se houverem diferenças de tempo. Seja como for, recomendo sempre uma instalação limpa se a pessoa quiser algo realmente funcional sem maiores transtornos e contratempos. Afinal qualquer contratempo nos processos que narramos aqui (backup é garantido levar horas, mas ainda tem chances de erro no macrium como você disse que tem, erros de reparticionamento como eu ja´vi acontecer, dentre outros tantos) vai aumentar exponencialmente o tempo para deixar um sistema pronto.

 

Pensando racionalmente, só pelo tempo do backup já não vale a pena reaproveitar o sistema, sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem problema..... Eu também peço desculpa por ter levado por esse lado.

 

Entendi. É que eu somo o tempo total, desde a hora que o computador entra na bancada até a hora que sai. E eu cobro por tudo isso (não por hora). A formatação em si, como diria Quemel, eu faço de graça.

 

Eu já tinha lido seu tópico. Muita coisa fazemos igual. A parte conceitual é igual. Detalhes são diferentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Levinsk Silva As pastas principais do windows são: Windows; Arquivos de programas; Arquivos de programas (x86). As duas últimas podem ter o nome "program files" na versão instalada em inglês. A pasta Usuários, ou users, é onde estão os seus arquivos. Antes de apagar essa, você tem que mover o conteúdo as pastas Área de trabalho, documentos, músicas, vídeos, contatos, links, downloads, favoritos, jogos salvos e qualquer outra pasta de usuário (nunca a "APP DATA") de cada um dos usuários para outro local para não perder seus arquivos. Pessoalmente eu acho MUITO mais demorado apagar cada uma dessas pastas que contém milhares de arquivos e levam horas para serem deletadas do que fazer só o backup do que você quer e depois formatar a partição, que é basicamente instantâneo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...