Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena deixar ligada as FANS da GPU?


Posts recomendados

Olá,

 

Sou novo nesse mundo do ''hardware e afins'' recentemente adquiri uma GTX 1060 6GB, atualmente moro no RJ e como aqui faz bastante calor (pior ainda em época do verão) reforcei meu gabinete com fans na frontal, superior, e a padrão na parte traseira, ela como tem o sistema de só começar rodar as fans quando atinge uma determinada temperatura (52-53) por ai já começa a girar, minha dúvida é se ficar nesse clico não poderia dar algum tipo de problema na placa ou até mesmo nas fans dela, fica nesse ciclo de armar e desarmar, temperatura abaixa e depois volta aumentar, vale a pena ligar 20 por cento dela ou deixar padrão de fábrica?

 

Agradeço a ajuda.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KeyaruYT Deixei durante uns 16/17 minutos, a temperatura máx foi 68 e após 5 segundos ela foi pra 67 rapidamente, e cravou nos 67 durante uns 7/8 minutos. Após desligar ela fixou em 42/43 (São 05:26 da madrugada) atualmente está uma temperatura boa onde eu moro, pela tarde acredito que esse teste daria um pouco mais, sendo que ela sem trabalhar os fans ela fica naquele ciclo como citei acima de liga e desliga fan para regular a temperatura (isso num dia de calor como foi hoje) a noite é muito raro a temperatura chegar os 50. O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkyNet01 As fabricantes hoje fazem a configuração de maneira que a ventoinha só ligue quando for necessário. Isso é padrão de mercado e "teoricamente" é a melhor situação. No entanto, eu prefiro deixar ela sempre ligada, configurando no MSI Afterburner para desativar essa função de desligar a ventoinha. No meu ver o constante liga/desliga do motor é mais nocivo para qualquer equipamento do que mantê-lo funcionando constantemente. Suas temperaturas estão boas, eu só configuraria o MSI Afterburner para manter a velocidade a 40% a 30° e 100% a 70°, garantindo assim que ela ficará sempre ligada e terá operação mais linear, focando na durabilidade da GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente os fabricantes de gpu as fans são do tipo esfera (dual ball bearing), portanto de boa durabilidade e sem problemas quanto a serem acionadas conforme necessidade.

 

Particularmente prefiro manter o controle padrão de fábrica, ligando as fans somente quando necessário.
Dessa forma a placa irá com o tempo acumular menos poeira do que se deixasse as fans ligadas o tempo todo, mesmo quando não forem necessárias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Um dos maiores fatores de desgaste de componentes é a variação térmica. Um componente que esquenta e esfria várias vezes em curtos períodos de tempo vai durar menos, isso é certo. Além disso a durabilidade das ventoinhas não é determinada apenas pelos rolamentos. Eles ajudam, sim, mas a lubrificação geralmente é o que estraga a ventoinha muito antes de os rolamentos falharem, fora outras questões que também influenciam. Sobre acumular poeira, o ideal hoje é ter um gabinete filtrado. A maioria dos de qualidade já é filtrada de fábrica, mas é possível acrescentar filtros depois de adquirir o gabinete. Meu gabinete, a título de exemplo, está há um ano e meio sem limpeza interna e não tem uma grama de poeira, apesar de ter mais de 10 ventoinhas (contando CPU e GPU) ligadas o tempo inteiro e ser usado todos os dias por longos períodos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...