Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Muitos jogos conseguem rodar a 360fps? Monitor de quantos Hz compensa comprar?


vap25

Posts recomendados

Boa noite, CDH! Estou pensando em comprar um monitor e justo este periférico é uma compra muito sensível em especial. Pois é a continuação (a parte final, a entrega, exibição) do conteúdo que já foi processado pelo computador em si. Ou seja, tem que estar á nível do resto do hardware.... Atualmente não tenho um sistema muito robusto como vocês podem ver no meu perfil aqui ao lado esquerdo... Porém futuramente talvez eu tenha condições de comprar hardware bem melhor, talvez alguns dos melhores... Porém tenho dúvidas quanto ao desempenho de jogos como por exemplo creio que dificilmente os jogos rodariam a niveis de 360 fps ou até mesmo 240 fps com os equipamentos que consigo comprar... Então gostaria de ter opiiniões de vocês sobre médias basicamente, para saber se compensa comprar um monitor de 360hz, IPS, Gsync e FreeSync, etc, etc ,etc.

 

1 - Com um hardware estilo Ryzen 3 + RTX 3090/3060 + 16gb 3000mhz eu consigo quantos fps em média nos atuais jogos de fps, br, terror e mundo aberto? E se eu colocar um Ryzen 5/9????

2 - Vocês têm recomendações de hardware para me passar? Sobre monitores e GPUs... Gostaria que os jogos no meu PC rodassem em 1080p com tudo no ultra acima de 144fps em média ou pelo menos 120fps, o que julgo como bem decente em termos de qualidade e longe de problemas de desempenho mesmo que ainda não seja o melhor que há.

 

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, vap25 disse:

Com um hardware estilo Ryzen 3 + RTX 3090/3060 + 16gb 3000mhz eu consigo quantos fps em média nos atuais jogos de fps, br, terror e mundo aberto? E se eu colocar um Ryzen 5/9????

Isto depende muito dos jogos em específicos e também de suas devidas otimizações. Não tem como saber no geral, mas a média para um jogo AAA usando um PC high-end rodando a 1080p no ultra é por volta de 100 a 180FPS. O processador é uma das peças fundamentais para garantir mais FPS como também acompanhar as demais peças (elas trabalham em conjunto, logo uma depende da outra para obter mais desempenho).

O mínimo para uma boa combinação com estas placas de vídeo citadas é um Ryzen 5 3600/5600X, sem contar é claro, uma placa-mãe que aguente o tranco todo.

 

5 horas atrás, vap25 disse:

Sobre monitores e GPUs... Gostaria que os jogos no meu PC rodassem em 1080p com tudo no ultra acima de 144fps em média ou pelo menos 120fps, o que julgo como bem decente em termos de qualidade e longe de problemas de desempenho mesmo que ainda não seja o melhor que há.

Basicamente como falei antes.

 

5 horas atrás, vap25 disse:

Então gostaria de ter opiiniões de vocês sobre médias basicamente, para saber se compensa comprar um monitor de 360hz, IPS, Gsync e FreeSync, etc, etc ,etc.

É muitos detalhes para analisar, pois também há o fator de gosto pessoal. Contudo, sugiro que dê uma lida neste tópico abaixo quando tiver um tempo sobrando para pegar algumas noções básicas:

 

5 horas atrás, vap25 disse:

Vocês têm recomendações de hardware para me passar?

Qual seria o orçamento e quais peças já possui?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vap25 O que te recomendo como padrão de mercado para monitores hoje é: 

IPS, 144 Hz, FHD, 1 ms, não seja curvo ou ultrawide, marcas LG, ASUS e Acer, se possível com ajuste de altura. 

Sobre a frequência, entenda que para fazer uso do FreeSync (Gsync está morto para todos os efeitos, não invista nisso), você terá que manter um frame rate equivalente a "no mínimo" metade desse refresh rate. No geral poucos são os jogos que você vai manter a um frame rate tão elevado, mesmo a 144 Hz, mesmo com uma GPU super potente. Entenda que jogos que conseguem manter esse nível de frame rate que monitores de 360 Hz exigem, são apenas jogos FPS de gráficos simples e mesmo assim só com configurações no mínimo. Jogos de alta qualidade gráfica (triplo A) vão rodar com frame rates mais modestas. 

 

No geral o benefício de alta taxa de atualização é vista apenas em jogos FPS competitivos, onde o jogador de fato terá mais sucesso em altas framerates e com menor tearing. Para outros tipos de jogos você não verá ganho ou diferença e 60 FPS será muito mais do que você efetivamente precisará. Além disso, o gasto adicional tanto com o monitor quanto com a GPU seria muito melhor investido em outras coisas. Jogadores de FPS profissionais, por sinal, veem ganhos significativos até 240 Hz/240+ FPS, mas acima disso os ganhos ficam insignificantes.

 

No geral, cada pessoa tem suas prioridades na hora de comprar um monitor. Você só tem que entender a correlação e consequência de cada característica para fazer a escolha que é melhor para você.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lost Byte disse:

Qual seria o orçamento e quais peças já possui?

Já tenho o PC montado com tudo que tá descrito no meu perifl aqui do lado. E por enquanto estou pesquisando de ante mão pois não tenho o dinheiro... Mas enfim, pretendo gastar um valor razoável no monitor e gpu (tmb to precisando do SSD que custa 1150 reais) como por exemplo uns 2000 em cada um... Porém posso fazer esforços a mais no caso de um ótimo custo beneficio.

@KeyaruYT Já vi no youtube um caso extremo de um cara usando uma boa placa de video com um Intel Celeron... Então percebi que pra jogos GPU importa muito mais que CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vap25 disse:

tmb to precisando do SSD que custa 1150 reais

Por quê você quer gastar tanto em um SSD?!?!?!

 

2 horas atrás, vap25 disse:

Já vi no youtube um caso extremo de um cara usando uma boa placa de video com um Intel Celeron... Então percebi que pra jogos GPU importa muito mais que CPU.

Depende muito do jogo.

1 hora atrás, vap25 disse:

@KeyaruYT Não, mas como já tenho um R3 beeeeem razoável que consegue rodar até Warzone e GTAV em média de 40fps com os gráficos integrados, e inclusive em outro tópico um cidadão me disse que a minha config suporta qualquer GPU. Creio que dá.

Sua configuração "suporta" qualquer GPU, sim, mas sua capacidade de processamento é limitada até para uma GTX 1660, quem dirá uma RTX. Se quiser fazer upgrade de GPU acima da 1660, recomendo um upgrade de CPU proporcional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Por quê você quer gastar tanto em um SSD?!?!?!

 

É um dos melhores da Samsung e eu gosto de comprar coisas definitivas, entende? Prefiro gastar tudo logo de uma vez do que mais tarde ir fazer upgrades.

 

55 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se quiser fazer upgrade de GPU acima da 1660, recomendo um upgrade de CPU proporcional.

E o que seria uma CPU ideal para a RTX3090? E para as RTX40 series que já estão anunciando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, vap25 disse:

É um dos melhores da Samsung e eu gosto de comprar coisas definitivas, entende? Prefiro gastar tudo logo de uma vez do que mais tarde ir fazer upgrades.

Entenda que há uma pequena, quase insignificante diferença de desempenho efetivo entre o mais caro e o mais barato. Para usuários domésticos a diferença efetiva de tempo de carregamento de programas já é mínima entre um SATA e um NVMe, mas entre dois NVMe, não importando qual a diferença "teórica" de desempenho dos dois, é quase nula (milissegundos se muito). Recomendo que pondere. Se quer algo durável eu não poderia concordar mais com você, mas para escolher o mais durável você tem que observar o tipo de memória utilizado, o tipo de controladora e a fabricante (cada uma tem seu controle de qualidade), bem como o TBW. As fabricantes que eu compro de olhos fechados são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Os tipos de controladoras, TBW, etc. não são do meu domínio e eu tenho que pesquisar toda vez que vou adquirir um SSD, me baseando sempre no orçamento disponível de cada cliente, então nisso não posso te ajudar.

 

10 horas atrás, vap25 disse:

E o que seria uma CPU ideal para a RTX3090? E para as RTX40 series que já estão anunciando?

Em 4K um simples Ryzen 5 3600 segura uma 3090 com excelente desempenho, ou o máximo que se poderia esperar, pois nesse nível de resolução o maior limitador é a GPU. Qualquer coisa abaixo de QHD aí a diferença de desempenho já fica muito maior de processador para processador. No geral o processador de melhor custo/benefício hoje, observando todas as GPUs mid e high end do mercado, é o Ryzen 5 5600X. Acima dele o ganho de desempenho com GPUs high end já começa a ficar muito menor que o aumento de preço, então ele é o campeão de venda e de custo/benefício. Se quiser gastar mais do que isso, ainda terá ganho até o Ryzen 9 5950X, mas já não será proporcional ao valor adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, vap25 disse:

Já tenho o PC montado com tudo que tá descrito no meu perifl aqui do lado. E por enquanto estou pesquisando de ante mão pois não tenho o dinheiro... Mas enfim, pretendo gastar um valor razoável no monitor e gpu (tmb to precisando do SSD que custa 1150 reais) como por exemplo uns 2000 em cada um... Porém posso fazer esforços a mais no caso de um ótimo custo beneficio.

Antes de você montar uma lista de compras a longo prazo, sugiro que você primeiro foque primeiro nas principais peças para obter um desempenho sólido para depois partir para qualidade visual. Recomendo que a cada compra você passe algum tempo testando e analisando seu nível de satisfação, até para entender melhor como cada peça faz sua diferença.

Como não tem um valor "X" em questão para investir, eu indicaria esta ordem de prioridade:

  1. Placa de vídeo RTX 30 / 20 (vai depender exclusivamente de quando quer investir neste componente, sendo que até uma RTX 2060 hoje já seria uma boa escolha, apesar dos valores super altos...). Outra opção seria a RX 6600XT. É o produto mais caro da lista, porém é o que mais var dar diferença. Eu gostaria de indicar primeiro mudar o processador, mas como o Ryzen 5600X não possui vídeo integrado, será obrigatório usar uma placa de vídeo dedicada.
  2. Processador Ryzen 5 5600X. Outra opção caso não quiser investir na placa de vídeo primeiro seria pegar um Ryzen 5 5600G, que é apenas um pouco inferior ao modelo X, porém já possui vídeo integrado e oferece em muitos jogos uma experiência razoável.
  3. SSD (assim como já disseram, não precisa ser o modelo mais caro, até para assim economizar um pouco e investir nas demais peças)
  4. Monitor
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Lost Byte disse:
  • Processador Ryzen 5 5600X. Outra opção caso não quiser investir na placa de vídeo primeiro seria pegar um Ryzen 5 5600G, que é apenas um pouco inferior ao modelo X, porém já possui vídeo integrado e oferece em muitos jogos uma experiência razoável.

Viu os preços e performance do 5700G?? Estou indicando só ele agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Viu os preços e performance do 5700G?? Estou indicando só ele agora.

Sinceramente ando um pouco por fora dos preços e algumas novidades no mercado, mas vendo agora aqui em média R$800 de diferença entre um 5600G e 5700G, certamente o 5700G sai mais em conta como um todo considerando não investir em uma placa de vídeo tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...