Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de coolers para finalizar PC


Ir à solução Resolvido por Vinicius Gracco,

Posts recomendados

Oi, gente!

Estava pesquisando sobre coolers e quando vi que tem tipos, velocidades/potências e posicionamentos diferentes pra eles, fiquei perdida.

Não sei quanto meu computador precisa para se manter resfriado, pelo que sei ele é mais fraco (até porque é só para trabalhar), então imagino que não muito.

Por enquanto tem apenas o cooler do processador, mas ele nem foi montado ainda.

Queria ajuda de por onde começar a olhar, e até mesmo se tiverem indicações de marcas e modelos específicos, me ajudaria muito!

 

É esse computador (o gabinete comprei usado e não sei o modelo):

placa-mãe

ASUS B450M-Gaming/BR AMD - AM4 DDR4 Micro ATX

Processador

AMD Athlon 3000G, 3.5GHz, AM4, YD3000C6FHBOX

RAM

KllisreDDR4 8gb 3200 MHz

SSDs

NetacM.2 NVMe PCIe 512gb
XraydiscSata3 2.5 512gb

Fonte

Pichau GAMING NIDUS 500W BRONZE 80 PLUS, PG-5001-BR-OEM

Placa Wi-Fi/Bluetooth

FenviFV-AX3000

 

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fpmich Como é somente para trabalho, não há necessidade de um comprar outro cooler, pois o que vem acompanhado com ele na caixa já da conta, futuramente se for fazer um upgrade para um processador mais potente, pode ser que seja necessário. 

Acabei de ler de novo e percebi que talvez você esteja falando sobre (fans), diferente de cooler... é isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, fpmich disse:

Estava pesquisando sobre coolers e quando vi que tem tipos, velocidades/potências e posicionamentos diferentes pra eles, fiquei perdida.

A velocidade dos fans estará marcado em RPM.

 

Se pegar um fan com 2200RPM será meio barulhento, um com 1200~~2000RPM seria melhor se não quiser barulho.

 

Mas, precisa olhar o CFM, esse quanto maior melhor.

 

Em questão de posição, isso vai depender de como você quer o fluxo de ar e onde vai colocar o fan, fora isso, os fans tem marca de posição de giro e pra onde vai o ar.

 

Se o gabinete permitir colocar fans na frente é indicado colocar 1 ou 2, e 1 atrás.

 

O da frente jogar ar frio para dentro de gabinete, enquanto o traseiro tira o ar quente.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fpmich 

18 minutos atrás, fpmich disse:

Qual marca/modelo de fan você recomendaria?

Existem diversos tipos de fans, cabe mais a voce escolher o tipo, mas vamos lá:

prefere que cor ou RGB (mais caro) ?

Quanto pretende gastar com esses fans?

1 hora atrás, fpmich disse:

Uma dica para aumentar o seu desempenho futuramente se achar que seu PC está lento/ruim...comprar outra ram dessa para fazer dual channel e dobrar o seu desempenho atual

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Muito obrigada pelo resumo, ajudou demais uahsuahs Infelizmente meu gabinete não tem espaço pra eles na frente, espero pegar outro melhor quando conseguir pagar e vou olhar isso quando estiver pesquisando.

59 minutos atrás, Vinicius Gracco disse:

Existem diversos tipos de fans, cabe mais a voce escolher o tipo, mas vamos lá:

prefere que cor ou RGB (mais caro) ?

Quanto pretende gastar com esses fans?

Não ligo pra RGB, até porque meu gabinete é todo preto e fechado.

Uns 100 reais daria pra deixar top? Se não, posso até um pouquinho mais.

 

1 hora atrás, Vinicius Gracco disse:

Uma dica para aumentar o seu desempenho futuramente se achar que seu PC está lento/ruim...comprar outra ram dessa para fazer dual channel e dobrar o seu desempenho atual

Sim, esse é o plano! Assim que puder vou pegar outra :)

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Mas, precisa olhar o CFM, esse quanto maior melhor.

 

A partir de quanto você já consideraria satisfatório? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@fpmich Bom, como é um gabinete básico, acredito que não precisa comprar nenhum fan, tenha como foco principal essa ram mesmo...

Se na sua região for muito quente, e no local onde está o seu PC não possua nenhuma corrente de ar ou algo do tipo, pegue um fan básico mesmo, como um: https://www.kabum.com.br/produto/96823/cooler-fan-rise-120mm-branco-rm-fn-01-bw ou https://www.kabum.com.br/produto/111131/cooler-fan-rise-mode-wind-w1-120mm-led-branco-rm-wn-01-bw?gclid=EAIaIQobChMIg-LB9KKE8wIVmklyCh1jqQXtEAQYAiABEgL9s_D_BwE, ambos com CFM 50 e Dba (barulho de ruido) 28 com 1500 RPM... 

se quiser tem outras cores, mas como o gabinete é fechado investir em um RGB seria meio que desperdício. Espero ter ajudado :D

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fpmich Já tive um gabinte desses.

 

Ele lhe permite instalar um Fan atrás para ser exaustor, mas não é de 120mm, é menor que isso, creio que 80mm, na época que tive um Intel G620 veio com a placa em um gabinete desse ai, e coloquei um fan atrás que era de fonte genérica.

 

Gabinete bem mal construido, infelizmente é o máximo que você conseguiu, embora ele vá ser meio ruim, sua fonte vai ficar na parte de cima, e vai jogar o ar quente das peças dentro dela, isso não é bom para a fonte.

 

O gabinete pode lhe servir bem, mas ainda é recomendado uma troca.

 

 

Note na segunda foto que ainda tem o espelho da antiga placa-mãe, tem que tirar ele e colocar o da sua placa-mãe antes de colocar a placa no local.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!
Troca o gabinete por um bem refrigerado, ou seja, com boas entradas e saídas de ar. Pesquise bastante na net que vai achar...
Não é tão caro! Parcele, junte a grana, pois esse aí vai te dar dor de cabeça. Sei que não está fácil, mas não posso deixar de dizer a verdade.
Sobre as Fans... a maioria não presta, 90%!!! Principalmente as c RGB, luzes, coloridinhas e tal!

Duas marcas boas: be quiet e xpg(está última coloquei no PC que montei), ventila bem, numa boa rotação e pouco barulho.
porque digo que quase todas não prestam?! porque não cumprem a função para qual são destinadas, ajudar na refrigeração interna do gabinete.
Abç e fique c Deus..!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Gabinete bem mal construido, infelizmente é o máximo que você conseguiu, embora ele vá ser meio ruim, sua fonte vai ficar na parte de cima, e vai jogar o ar quente das peças dentro dela, isso não é bom para a fonte.

Putz, entendi... Que tristeza, achei que não tinha muito segredo o gabinete. Vou nem terminar de montar então, só quando conseguir um melhor. Alguma indicação?

7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Note na segunda foto que ainda tem o espelho da antiga placa-mãe, tem que tirar ele e colocar o da sua placa-mãe antes de colocar a placa no local.

É o espelho da minha placa mesmo, já tinha colocado ele pra montar.

6 horas atrás, Jacck Malone disse:

Não é tão caro! Parcele, junte a grana, pois esse aí vai te dar dor de cabeça. Sei que não está fácil, mas não posso deixar de dizer a verdade.

Obrigada, amigo! Vou procurar outro então o mais cedo possível, você tem alguma indicação? Parcelando acredito que consiga pegar, prefiro dar uma apertada pra pegar outro do que usar esse que vai acabar diminuindo a vida das peças que suei tanto pra pagar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, fpmich disse:

Putz, entendi... Que tristeza, achei que não tinha muito segredo o gabinete. Vou nem terminar de montar então, só quando conseguir um melhor. Alguma indicação?

Vai depender de quanto quer investir em gabinete.

 

É bom pegar aqueles que são abertos na frente, para uma melhor refrigeração.

 

https://www.kabum.com.br/produto/100004/gabinete-gamer-corsair-carbide-series-spec-delta-RGB-mid-tower-3-fans-vidro-temperado-preto-cc-9011166-ww

 

https://www.kabum.com.br/produto/96489/gabinete-cooler-master-masterbox-q300l-mini-tower-lateral-em-acrilico-mcb-q300l-kann-s00

 

3 horas atrás, fpmich disse:

É o espelho da minha placa mesmo, já tinha colocado ele pra montar.

Certo.

 

Vai precirar tirar ele para usar no novo gabinete.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...