Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC de 2015 com GPUs atuais


Posts recomendados

Boa noite, galera.

Eu tentei procurar um tópico com as mesmas especificações mas não consegui. Então lá vai...

Eu tô querendo dar um upgrade no meu PC:

 

placa-mãe: ASUS b85m-e/br (Tem entrada PCI Express 2.0 e 3.0)

Processador: I7 4790k

Placa de vídeo: GTX 970
memória RAM: 24GB RAM HyperX DDR3 (2x4GB; 2X8GB)

Fonte: XFX 600W

 

Aí o que eu queria saber é se eu posso trocar só a placa de vídeo por um dessas RTX 3000, ou vou ter que mudar algo a mais. Como placa-mãe, processador, etc.

Quem puder me ajudar vou agradecer demais.

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana Por a RTX 30xx Até da para por, só que seu i7 4* acho que não empuraria essa placa não! e tem a questão da fonte tem alguns modelos que pedem até fontes de 750watts! recomendo primeiro um up de placa-mãe e processador! talvez por um Ryzen!

agora, KeyaruYT disse:

@João Victor Borges Viana Por a RTX 30xx Até da para por, só que seu i7 4* acho que não empuraria essa placa não! e tem a questão da fonte tem alguns modelos que pedem até fontes de 750watts! recomendo primeiro um up de placa-mãe e processador! talvez por um Ryzen!

essas recomendações vai de seu criterio e bom sempre manter o nivel de suas peças equilibradas para uma não limitar a outra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana Você pode instalar uma GPU nova sim, e terá ganho de desempenho, mas sua CPU vai limitar o desempenho máximo e uma RTX 2060 já iria trabalhar com gargalo (redução de desempenho por causa da limitação da CPU), quem dirá uma RTX 3000. Bem da verdade, sua GPU atual já deve estar com um certo gargalo.

 

O ideal seria renovar seu setup todo, começando pelo kit CPU+RAM+MB, somente depois indo para a GPU. Sua fonte ainda pode dar conta, mas preciso saber o modelo exato para determinar isso.

 

Recomendo hoje:

CPU: Ryzen 5 5600X

MB: A520M DS3H

RAM: 2 unidades de 8 GBs de memória de 3200 MHz ou 3600 MHz, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. A Team group T-force Delta de 3600 MHz está com bom preço na Pichau hoje.

 

O total desse upgrade ficará pouco abaixo de 3 mil reais. Com isso seu desempenho em jogos já vai melhorar mesmo com sua GPU atual. Se ainda quiser mais desempenho, aí sim pode investir em uma GPU. Com o 5600X você poderá escolher a GPU que quiser sem medo de gargalo. Lembrando que sempre é bom rever sua instalação, rever seu arrefecimento, bem como passar adiante seu kit antigo para reduzir o custo do novo.

 

Lembrando, se sua fonte for de qualidade ela ainda vai dar conta de uma RTX 3060 com tranquilidade. Em teoria daria para uma 3070 também, mas para investir nesta eu já faria o upgrade da fonte, pois é conhecido que muitas fontes desarmam com essa GPU e é sempre bom ter uma folga maior nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KeyaruYT Então mano. Essa que era a questão, eu tava querendo saber se dava pra aproveitar alguma coisa do que eu já tenho. Mas pelo jeito é trocar tudo mesmo kkkkkk.

Valeu demais pelo seu tempo, irmão!!

7 horas atrás, KeyaruYT disse:

@João Victor Borges Viana Por a RTX 30xx Até da para por, só que seu i7 4* acho que não empuraria essa placa não! e tem a questão da fonte tem alguns modelos que pedem até fontes de 750watts! recomendo primeiro um up de placa-mãe e processador! talvez por um Ryzen!

essas recomendações vai de seu criterio e bom sempre manter o nivel de suas peças equilibradas para uma não limitar a outra!

 

@WOZ Dods Cara, muito obrigado pela explicação muito detalhada, de coração.

Então, igual eu falei pro outro amigo ai, eu queria ver se dava pra aproveitar algo porque não sei o preço pra vender as minhas usadas saca? Ai eu sou meio cabrero com venda online e tal.

Sobre o processador, esse tá com uma promoção boa mesmo, mas você acha que pegar um AMD Ryzen 9 5900X, por exemplo, é overkill? Ele tá por R$3300,00 na Kabum.

Sobre a MB, eu posso comprar ela agora, usar a minha GTX 970 e depois usar qualquer RTX 30xx que vai dar certo? Ou ela só funciona pra essa última?

Na sua opinião, quanto você acha que vale esse meu setup? Pra se caso eu for vender.

E mais uma vez muito obrigado pelo seu tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana Do que você tem hoje poderá aproveitar a GPU, mas preciso mesmo saber o seu modelo de fonte para dizer se ela vai prestar. Não é legal investir tanto em um PC novo para depois descobrir que a fonte queimou seus componentes. 

Seu sistema novo vai rodar com a GTX 970 sem qualquer problema. 

Seu setup não vale muito, pois é muito obsoleto. Teria que pesquisar o valor de mercado dele para ver por quanto outras pessoas estão vendendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana Essa fonte é tier D. Fraquíssima. Teria que ver o review para saber se pelo menos ela tem boa filtragem e proteções, mas mesmo que tivesse eu trocaria. Como disse, comprar equipamento todo novo para usar em fonte de má qualidade é, ao meu ver, um jogo de azar onde você só tem a perder. A fonte que indico hoje é a Fonte Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14HG - R$ 599,00.

 

Ela é Tier A, tem boa qualidade e alta durabilidade, sendo fabricada por uma das melhores marcas de fontes hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim sim!!

Mas aqui, duas últimas dúvidas. Eu tinha perguntado antes se valia a pena o "pulo" de preço entre o processador Ryzen 5 5600x e Ryzen 9 5900X. você acha que vale? De 1780 pra 3300.

E você tem algum link de memória RAM boa pra eu poder comprar? Dessa DDR4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana , acho o seu kit CPU, placa-mãe e memória, ele é bem semelhante ao mais atual I3 10100F por exemplo, que é um processador com ótimo custo/benefício. E sinceramente EU não trocaria.

 

Dito isto, e pensando que uma placa pior que a sua hoje está quase R$ 2500 (GTX 1650), a minha dúvida é: para que você está pensando em upgrade hoje? Algum cenário sua máquina atual não está desempenhando bem? E quanto pensa em gastar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank Então, meu PC tá rodando deboa os jogos mais comuns tlgd.

Mas eu tava querendo dar um upgrade pra jogos que precisam muito da placa de vídeo, tipo New World sabe?

Aí com relação ao quanto eu queria gastar depende muito, se eu conseguisse montar de pouco a pouco eu prefiro. 

Tava pensando seriamente em comprar um processador, placa-mãe e memórias melhor por agora. Pra quando eu tiver dinheiro pra comprar uma  RTX 30xx só encaixar sacou?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana , nesse caso desse jogo você já está com os requisitos recomendados.

 

Mas se está com vontade de fazer upgrade, manda ver. O problema são os preços das placas de vídeo hoje em dia. E pode ser aos poucos sim, sem problemas. Pegando o kit CPU, placa-mãe e memória pode manter o resto sim. Ou pegando só a GPU também e mantém o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana , está jogando na qualidade máxima? Se colocar no médio ou no baixo e os FPS aumentarem, o gargalo é na GPU, se mudar a qualidade gráfica e mantiver o mesmo ou próximo o número de FPS, o gargalo é na CPU. Aí sabendo onde está o gargalo, fica mais fácil saber onde atacar primeiro.

 

Assisti uma gameplay rápida em 2 vídeos com o seu processador, mas não vi nenhuma cidade aqui, com GPUs mais fortes:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, o mais importante é a frequência do processador, ficando sempre perto dos 4 GHz no seu I7 é o ideal. Se descer demais indica que está esquentando muito. A temperatura depende muito do ambiente, da ventilação e do cooler, mas abaixo dos 80 ºC deve estar tudo normal.

 

Eu usei um I3 4150 por um bom tempo, jogava nele e tudo, e tinha um water cooler da Antec nele, tinha vontade de usar um e porque não né? Mas depois de um tempo percebi um barulho muito alto na ventoinha, não percebia porque só jogava jogo leve, mas a bomba tinha parado de funcionar e as temperaturas chegavam nos 100 ºC e a frequência sempre estava nos 800 MHz, mesmo jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor Borges Viana Leve em consideração que este jogo (New World) ainda está em fase BETA e não está totalmente otimizado e não sei se a Amazon vai investir tempo e dinheiro para deixá-lo bem otimizado, até porque, esse jogo está sendo o jogo mais caro bancado por eles, então se não obtiverem um bom retorno, o jogo não vai ter melhoras nesse sentido, diferentemente do que ocorreu com o Black Desert que já saiu até versão Remastered (pesada mas ajustável).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, João Victor Borges Viana disse:

Mas você acha que se eu comprar um processador da AMD, o Ryzen 5 5600x ou o Ryzen 9 5900x, já vai ser um baita upgrade né?

 

Sim, é um baita upgrade, o Ryzen 5 5600X ou os I5 de 10ª geração pra cima. Os Ryzen 7 e 9, I7 e I9 eu acho um exagero sinceramente. O custo-benefício é ótimo mesmo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Sim sim. Entendo esse lado. Esse upgrade tem o objetivo também de rodar outros jogos com maior taxa de quadros saca?
Pretendo investir num monitor 144hz e não faz muito sentido se os jogos não rodam a esse rate.

Mas muito obrigado pelo comentário!!

@dudaskank É que eu penso mais no futuro tlgd. Quero comprar um PC pros próximos 5/6 anos. Aí o Ryzen 5 5600x tá saindo R$1.750,00 e o Ryzen 9 5900x tá saindo R$ 3.349,00. O que eu penso é que esse último vai durar mais tempo em alto desempenho. 

Quando comprei esse PC que tenho hoje era o top de linha em 2016, hoje em dia já dá uma agarrada em alguns jogos. 

Eu já comprei no boleto aqui e vou decidir até amanhã se compro o kit com o Ryzen 9 5900x, placa-mãe ASUS TUF Gaming X570 e 2 pentes de 8GB de RAM 3200Mhz da HyperX. Por um total de R$ 5.400,00.
Já arranjei um comprador pra esse meu atual e posteriormente vou ver se arranjo uma placa de vídeo melhor (quando baixar os preços, SE abaixar né)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@João Victor Borges Viana Fiquei sumido um tempo, mas retornei hoje. O R5 5600X é o melhor custo/benefício que você pode adquirir hoje, pois tem processamento de sobra até para GPUs mais robustas e seu custo não é tão elevado. Um 5800X também é um bom investimento se você tiver dinheiro sobrando e quiser algo que não precisará de upgrade por mais alguns anos em relação ao 5600X, mas acima disso já acho jogar dinheiro fora a menos que você tenha aplicações profissionais. 

Sobre seu desempenho, você terá ganhos imediatos sim com o novo processador e a placa de vídeo antiga. Mesmo com GPUs de entrada inferiores à sua é possível ter algum ganho em FPS, mas o mais importante é o ganho na estabilidade do seu frame rate (1% lows), que melhora bastante a experiência de jogo em si e raramente é medida por esses benchmarks sem metodologia que vemos no youtube. Sua GPU por sinal tem bom desempenho e ainda dá um caldo mesmo em jogos recentes se estiver pareada com uma CPU melhor. Falo isso por já ter realizado upgrades similares em PCs de clientes, com GPUs até mais antigas, e ter visto o ganho efetivo pessoalmente. 

 

No geral, o upgrade hoje vai te deixar preparado para fazer o upgrade de GPU quando for possível e viável, mas também terá ganhos imediatos. Só devo salientar que as previsões de melhora de preços de GPUs tem sido no mínimo caóticas e atualmente apontam para melhora de preços apenas no segundo semestre de 2022.

 

Sobre o New Word, creio que jogará bem com sua GPU atual e uma CPU mais potente. Jogos como esse e Valheim fazem uso bem intenso de CPU, então sua experiência se beneficiará bastante com o upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 17/09/2021 às 14:57, João Victor Borges Viana disse:

A minha fonte tem escrito nela XFX XT 600W 80 Plus.

Essa é uma boa fonte de entrada. Não seria muito diferente de uma Corsair CV. São produtos básicos, mas que cumprem seu papel.

 

Não faz sentido trocá-la, a menos que pegue uma placa de vídeo mais high end. Trata-se de um projeto da Seasonic, embora de fabricação terceirizada.

 

Tem bastante material - e um teste - sobre ela no tópico abaixo:

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...