Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual sistema operacional é melhor: Ubuntu ou Windows?


Victor Valentim
Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

  • Moderador
  • Solução

@Victor Valentim, bom dia!

Entre sistemas baseados em kernel Linux e Windows, o melhor sistema operacional depende de teu perfil de usuário e de tuas necessidades.
Ubuntu é um sistema baseado em Debian focado para iniciantes, mas vale ler o artigo sobre Debian feito pelo coordenador @KairanD e averiguar outras distribuições caso optes por usar um sistema baseado em Linux
Eu pessoalmente não fiz a mudança ainda por causa da área da mesa digitalizadora não ser customizável sem o software da Huion, que não está disponível para Linux. O resto dos meus usos, faculdade, jogos, e uso diário todos são supridos pelo Debian e muitas outras distribuições do Linux.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Valentim Depende do seu perfil. O Windows é um sistema mais popular, ele tem enorme suporte de programas, drivers e jogos. As maiorias dos computadores e notebooks vêm com esse sistema pré-instalado.

 

Mas se você não quer pagar pelo Windows e está procurando as soluções baratas ou gratuitas, o Ubuntu é melhor. Você pode rodar os programas e jogos nativos do Windows no Ubuntu através do Wine, PlayOnLinux, Lutris ou Proton da Steam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia??

Para usuários que vem do Windows, e meio complicado entender a linguagem do Linux tipo- Repositório , terminal, certos programas, entre outros que da um no na cabeça de gente.

Tu pode fazer um Dual Boot usar o Windows e o Linux Ubunto para tentar ir se ir acostumando talvez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa noite, bem-vindo ao Clube do Hardware!
Linux e Windows são dois mundos totalmente diferentes, hoje em dia é difícil dizer "depende da tua necessidade", pois Linux hoje pode abranger todos os perfis de usuários e quase todas as necessidades, com exceção de casos bem específicos como o de @Mikhail Kosevich Volkov. É mais uma questão de preferência do que necessidade, embora existam vantagens em usar Linux, como por exemplo a segurança, e o fato de que sistemas baseados em Linux são mais otimizados, e exigirem menos do teu hardware para funcionar, sendo assim mais leves do que Windows. Porém Windows tem vantagens no sentido de que os programas mais conhecidos estarem mais presentes neste sistema operacional do que no GNU/Linux.
Mas, não recomendo Ubuntu. É um sistema operacional com muitos bugs. Para iniciantes em Linux, recomendo Linux Mint ou Pop!_OS, que apesar de serem baseados em Ubuntu, não tem os mesmos problemas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2021 às 19:03, Ferox Graxaim disse:

Boa noite, bem-vindo ao Clube do Hardware!
Linux e Windows são dois mundos totalmente diferenets, hoje em dia é difícil dizer "depende da tua necessidade", pois Linux hoje pode abranger todos os perfis de usuários e quase todas as necessidades, com exceção de casos bem específicos como o de @Mikhail Kosevich Volkov. É mais uma questão de preferência do que necessidade, embora existam vantagens em usar Linux, como por exemplo a segurança, e o fato de que sistemas baseados em Linux são mais otimizados, e exigirem menos do teu hardware para funcionar, sendo assim mais leves do que Windows. Porém Windows tem vantagens no sentido de que os programas mais conhecidos estarem mais presentes neste sistema operacional do que no GNU/Linux.
Mas, não recomendo Ubuntu. É um sistema operacional com muitos bugs. Para iniciantes em Linux, recomendo Linux Mint ou Pop!_OS, que apesar de serem baseados em Ubuntu, não tem os mesmos problemas.

Desculpa amigo, mais pelo que eu ouvi dessa distribuição Linux do Pop! OS, ele da muito problemas .

Já o Linux Mint não, para realmente para migrar para Linux preciso realmente esquecer o Windows e tira da cabeça, pois o Linux ainda tem muita coisa  em complexo.

Mais um 2 a 3 anos Linux capaz de ficar melhor e fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Binhaolinux10 Admito que nunca usei Pop!_OS, mas o @KairanD usou e elogiava bastante. O que eu ouvi dizer é que o Pop!_OS é mais chato para fazer dual-boot.
Linux Mint eu usei por muito tempo, e posso recomendar com mais firmeza.

6 horas atrás, Binhaolinux10 disse:

pois o Linux ainda tem muita coisa  em complexo.

Linux em si não está incompleto, o que faltam é dedicação de alguns desenvolvedores para fazer programas e jogos para Linux. Mas a comunidade já criou e ainda cria ótimas alternativas para programas que não existem versões nativas para Linux, além da possibilidade de usar Wine, que é capaz de rodar a maioria dos programas nativos para Windows no Linux.

6 horas atrás, Binhaolinux10 disse:

para realmente para migrar para Linux preciso realmente esquecer o Windows e tira da cabeça

Não necessariamente, tu podes fazer dual-boot para ir aos poucos conhecendo o mundo Linux, foi dessa forma que eu migrei. Ainda mantenho dual-boot para alguns jogos que não consegui fazer rodar no Linux de jeito nenhum, mas são praticamente só dois jogos que tem esse problema comigo.

Mas enfim, é tudo uma questão de adaptação. Como eu disse, Linux e Windows são dois mundos totalmente diferentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
30 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Admito que nunca usei Pop!_OS, mas o @KairanD usou e elogiava bastante.

O Pop!_OS, na minha opinião, acaba sendo uma "evolução" do Ubuntu. Usei o Ubuntu por mais de um ano e depois fiquei alguns meses usando o Pop, então pude conhecer bem esses sistemas. Alguns bugs que encontrei no Ubuntu não estavam presentes no Pop. Fora que o Pop já vem com Flatpak habilitado por padrão e tem mais algumas facilidades (como o excelente gerenciador de energia da System76).

 

Se a pessoa desejar uma experiência mais tradicional, que lembra o Windows, pode optar pelo Linux Mint. Se desejar algo mais "diferente", pode optar pelo Pop. Ambos fornecerão uma experiência, na minha opinião, mais robusta que a do Ubuntu.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...