Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Algum programa de teste contínuo de internet?


Swalls
Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Entendo bem pouco da área, tem algum software/hardware onde eu possa indicar vários ips para teste de banda,velocidade,rendimento e afins, mas deixar ele mapeando os resultados o dia inteiro? de preferência onde eu possa colocar meu CIR para ele detectar quando está saindo disso ou que seja "grafado" para que possa ver onde tem burst?

qualquer erro pfv me deem dicas e conhecimento.

 

motivo: internet esta uma porcaria e cansado de ser enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls Um dos sites mais populares para teste de velociade é o speedtest.net. Poderia explicar melhor essa parte de "onde eu possa indicar vários ips para teste"? Seria testar a velociade de seu computador em vários servidores diferentes ou você quer testar a velocidade de outras pessoas lá? (no caso isso não seria possível)

 

Quanto a teste continuo a speedtest tem uma ferramente de prompt de comando chamade speedtest que você pode agendar no agendador de tarefas para rodar em vários horários diferentes durante o dia mais se você estiver usando a internet de modo pesado tipo fazendo download, upload, jogando quando o teste for feito você não vai obter o resultado correto porque quando você faz o teste não pode estar usando a internet para outras coisas.

 

Seria interessante deixar o computador ligado durante a noite e configurar para fazer teste a cada meia hora e comparar os resultados no dia seguinte para verificar se a velociade é constante.

 

Porém temos o problema de economizar luz devido a falta de chuvas e agua nas hidroelétricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende, se deseja indicar sites específicos tem que "desenvolver" um programa para disparar, colher e guardar as informações.

 

O simet possui o simet box que através de firmware possibilita recurso semelhante, mas não deixa configurar. Ele faz medições periódicas, mas não é possível configurar IPs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algum que não realize medições periódicas e sim uma contínua? pelo pouco que estudei em redes(desculpe se estiver falando *****) medições periódicas, quando já não estão em burst, vão ser percebidas pelo algorítmo como um teste e depois de um tempo entrará em burst.

 

O que quero descobrir, é se minha internet fica constante pelo menos no CIR e ter provas disso para reclamar meus direitos. (e de repente na loucura da vida identificar padrões comuns)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Swalls as medições sempre são periódicas, porque você utiliza uma parte da rede para fazer o teste. (fotografia).

O modo contínuo seria manter um download, manter um tráfego e analisar (filme)

 

O problema é que no modo contínuo você consome muito mais banda, mas é mais real sobre o que ocorre na rede.

 

Então o comum é tirar várias fotos, em períodos mais curtos, 30 minutos, 1 hora. Porque se tirar várias fotos algumas páginas podem entender como ataque e limitar ou restringir o acesso e você ter uma noção errada do que ocorre.

 

O recomendado é fazer o seguinte, ter um roteador na entrada que leia o tráfego, por exemplo roteadores com firmware de terceiros ou melhores já fazem isto. Assim você consegue saber qual a velocidade de internet está sendo utilizada, e realizar o teste e somar ambas as informações. Desta forma a sua "fotografia" fica mais rica.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi conhece algum firmware free que tenha essa função?, posso testa-lo naqueles roteadores de 80 reais(intelbras da vida)? só para não estragar o roteador mais caro.

 

estava pensando se eu poderia fazer esse mapeamento de internet com os sites de download (google drive, 4shared, etc..), o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Baratos não possuem esse recurso, apenas os mais caros acima de R$200.

 

Se a internet for pequena a opção é usar firmware como Gargoyle, OpenWRT, Tomato que oferecem esse recurso.

 

Com sites é possível, mas nem sempre eles disponibilizam a velocidade máxima disponível, a não ser que tenha assinatura. Fora que alguns provedores possuem rotas internacionais limitadas, é sempre bom testar usar sites nacionais, como baixar a ISO Linux da UFPR, PoP, etc.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...