Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível upgrade na minha máquina


Posts recomendados

Boa tarde, gostaria de umas opiniões de vocês.

 

Tenho um i7 4790 com 16GB DDR3 e uma 1060 6GB.

E Tenho 2 SSD (1tb e 128gb) e 1 HD.

 

Meu uso diário seria o After Effects, guia do Chrome, Teams, Spotify, as vezes junto de outros programas da Adobe (Premiere, Illustrator, Photoshop, Audition).

 

Acredito que eu faça mais uso de CPU+GPU quando eu jogo (o que não é sempre e é sempre game de campanha mesmo, nada online).

Ultimamente o que vem acontecendo quando estou trabalhando é o i7 ficar de 40% a 60% de uso e a memória ir parar no vermelho (editando Full HD), a GPU fica zerada porque o after quase não usa (só uns efeitos específicos).

 

Eu ACHO que problema está no fato da minha memória ser DDR3 mesmo sendo 16gb passar dos 90% com facilidade e começar a travar (Fico limpando o cache do after direto, ele meio que "libera" a memória usada sabe).

 

Eu tenho o after effects (suite adobe inteira na real) instalado no meu SSD de 1tb juntamente com o sistema operacional (windows 10 pro) e uso um SSD de 128gb só para o cache do after e do premiere e o HD normal, guardo os arquivos.


Quando estou usando algum projeto, também copio eles para o SSD 1tb primeiro para ajudar um pouco no workflow.

 

Alguma ideia ou dica para me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Florêncio da Silva A memória ser DDR3 não é uma questão que possa ser solucionada passando para outra memória, então isso não é fator. O seu problema é apenas que está numa plataforma antiga e o desempenho efetivo dela é baixo em relação aos padrões de hoje. A melhor opção de upgrade para você vai depender do quanto pode gastar, mas o mínimo que recomendaria hoje é:

  • CPU: Ryzen 5 5600X ou 5800X (dependendo de quanto tiver para gastar)
  • MB: A520M DS3H. Se tiver grana sobrando pode ser Gigabyte B550 Aorus Elite V2. Comprar acima da A520 que recomendei não faz sentido para mim a menos que você vá precisar de recursos adicionais que o modelo específico ofereça. A Aorus Elite V2 é um caso à parte, pois é mais estável em OCs e para o uso de XMP além dos recursos adicionais que tem.
  • RAM: 2x8 ou 2x16 GBs de memória de 3600 MHz, marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Recomendo hoje a T-Force Delta da Pichau se ainda estiver custando menos de 300 reais por módulo de 8 GBs. Se tiver dinheiro sobrando, G-Skill Trident-Z é o caminho.

É importante saber qual fonte você usa para determinar se ela é boa para seu sistema.

Mantenha a mesma GPU, pois uma melhor que ela hoje vai custar facilmente 3000 reais ou mais graças à alta de preços por escassez.

Para seu workflow, talvez seja melhor usar 2x16 GBs de memória. Design gráfico e edição de vídeo em altas resoluções satura 16 GBs facilmente, sendo que eu considero 32 a 64 ideais dependendo da qualidade do conteúdo a ser trabalhado. Compre dois módulos apenas, seja de 8 ou 16 (vai do que você vai preferir) para facilitar configurar o dual channel depois. 

 

É importante também renovar seu gabinete se ele não for bem ventilado, pois fluxos de trabalho de conversão de vídeo estressam muito o sistema e quanto melhor ventilado ele for mas ele vai durar. O gabinete tem que ser com frente em mesh, filtrado, com instalação de fonte na parte inferior. Se o seu já atender esses requisitos, precisa só ter pelo menos 6 ventoinhas, metade puxando ar para dentro no painel frontal e as demais jogando ar para fora. Cooler para a CPU recomendo o Scythe Fuma 2 ou o Ninja 5, pois são duráveis e seguram a onda bem nessa situação de stress.

38 minutos atrás, Tiago Florêncio da Silva disse:

Eu ACHO que problema está no fato da minha memória ser DDR3 mesmo sendo 16gb passar dos 90% com facilidade e começar a travar (Fico limpando o cache do after direto, ele meio que "libera" a memória usada sabe).

O ideal para seu fluxo de trabalho é 32 GBs, como já disse.

 

Se quiser poupar dinheiro e só aumentar a memória, acho que já terá um ganho de desempenho e funcionalidade substancial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado pela resposta!

 

Eu já imaginava mesmo, afinal tenho essa máquina desde 2016!

 

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

CPU: Ryzen 5 5600X ou 5800X (dependendo de quanto tiver para gastar)

Esse 5600X com uns 32gb de memória parece interessante (Imagino que sair de um quad-core de quarta geração para esse six-core deve ser ótimo!).

 

Placa-mãe só tinha olhado a ASUS B550m mAtx, ele é uma boa também?

 

Fonte eu acho que é ruim sim, é uma Akasa Viper 600W

 

Meu gabinete eu também quero trocar, na verdade queria um matx tipo aquele Galax Nebulosa, mas não sei se é uma boa com esses processadores novos rs.

 

E quanto as indicações de ventoinhas e cpu cooler estão anotados aqui já hahah

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo, antes de abrir a carteira, veja se está configurado para usar a GPU:

 

Para habilitar, vá no menu File > Project Settings, clique na aba Video Rendering and Effects, e coloque na opção de Mercury GPU Acceleration.

 

Veja se isso já melhora alguma coisa, mas se o dinheiro permitir esse kit do Woz é uma ótima pedida e deve melhorar o seu trabalho, ou um kit Intel semelhante (I5 10400 e 11400, ou I7 11700 por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera tudo bem?

Sigo na pesquisa para atualizar o meu PC rs, meio que cheguei nessas duas configurações e gostaria de saber se fazem sentido e se dá para baratear mais!

Primeira config:
 

Ryzen 7 3700XR$ 2.499,90

Scythe Fuma 2R$ 419,90

B450M AsusR$ 569,90

ADATA XPG GAMMIX 32gb (2x16)R$ 1.139,09

Super Flower LEADEX III 650WR$ 599,00

Gabinete Gamer LancoolR$ 799,90

TOTALR$ 5.607,79


Segunda config:
 

Ryzen 5 5600XR$ 1.759,90

Scythe Fuma 2R$ 419,90

B550M AsusR$ 1.043,90

ADATA XPG GAMMIX 32gb (2x16)R$ 1.139,09

Super Flower LEADEX III 650WR$ 599,00

Gabinete Gamer LancoolR$ 799,90

TOTALR$ 5.341,79


Estou esquecendo de alguma coisa?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2021 às 11:34, Tiago Florêncio da Silva disse:

Ryzen 7 3700XR$ 2.499,90

Scythe Fuma 2R$ 419,90

B450M AsusR$ 569,90

ADATA XPG GAMMIX 32gb (2x16)R$ 1.139,09

Super Flower LEADEX III 650WR$ 599,00

Gabinete Gamer LancoolR$ 799,90

TOTALR$ 5.607,79


Segunda config:
 

Ryzen 5 5600XR$ 1.759,90

Scythe Fuma 2R$ 419,90

B550M AsusR$ 1.043,90

ADATA XPG GAMMIX 32gb (2x16)R$ 1.139,09

Super Flower LEADEX III 650WR$ 599,00

Gabinete Gamer LancoolR$ 799,90

TOTALR$ 5.341,79


Estou esquecendo de alguma coisa?
 

  • Não pegue o 3700X, é inferior ao 5600X para a maioria das coisas e nas poucas onde é melhor não compensa a diferença de preço. Se quiser algo melhor que o 5600X, pegue o 5800X que é melhor em tudo que o 3700X e custa menos.
  • Não pegue MB B450, é furada fazer isso hoje. Se não pretender fazer OC (o que eu acho uma baita perda de tempo, quando não de dinheiro), pode pegar uma MB A520M DS3H. Se fizer questão de ter o recurso, pegue qualquer uma das MBs abaixo (a mais barata).
    ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
  • Memória boa, preço bom, mas qual é a frequência? Isso é importantíssimo de saber. No geral a que mais temos recomendado aqui no fórum é a T-force Delta de 3600 MHz da pichau. Sempre vale comparar com os preços das outras marcas que citei. A terabyteshop tem tido Geil Orion, que é superior, por bons preços de vez em quando. Se encontrar G.Skill a bons preços e em boa frequência, sempre prefira ela, especialmente na linha Trident-Z. Só não destine muito dinheiro a memórias, pois o ganho não justifica investimento pesado. Lembre de pegar dois módulos de 16 GBs para ter melhor compatibilidade com XMP, apesar de um pouco menos de desempenho em vista de quatro módulos. Com quatro pode vir a ter dores de cabeça para manter a estabilidade no XMP se não tiver experiência, a menos que use uma MB com topografia revisada que é bem cara (Elite V2).
  • Fonte Perfeita, não troque ela por nenhuma outra a menos que a Core Reactor esteja em promoção. Lembre-se de que a Leadex boa é a Gold.
  • Não entendi o modelo do gabinete. O modelo é mais importante do que qualquer outra coisa, pois se não tiver frente em mesh você vai passar raiva com sua carga de trabalho. Recomendo hoje o Aerocool Aero One Frost, o Deepcool Matrexx 55 Mesh, ou algum da lista abaixo que não seja micro ATX. Recomendo o mínimo de 4 ventoinhas de 120mm em qualquer gabinete, duas no painel frontal jogando ar para dentro, uma no painel traseiro e outra no superior jogando ar para fora. Se possível, instale todas que o gabinete permitir. Use as Deepcool Xfan para o melhor custo/benefício possível e use um Deepcool FH-04 para cada quatro ventoinhas, observando sempre se a MB escolhida tem pelo menos um SYS_FAN para cada FH-04. Se for usar mais ventoinhas que a MB suporta com os FH-04, então a melhor solução é um FH-10.
  • Gabinetes:
    Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Enfim, se quiser melhor custo/benefício siga essas dicas. Quando for montar o PC, recomendo o guia que criei no tópico abaixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...