Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo deixar meu I7 9700k rodando a 5.0GHz


Posts recomendados

Configuração:

Placa-mãe: Z370M d3h 

Placa de vídeo: GTX 1070 Zotac 

memória RAM: 4x 8GB 2400hz HyperX DDR4

Fonte: Corsair 650W 80 Plus Bronze

 

Já desativei o Turbo Boost da BIOS, coloquei o CPU Clock Ratio em 50 e desativei as opções de estado de energia. As configurações do meu IETU estão nos anexos, assim como meu CPU-Z. 

Eu quero que ele fique rodando a 5.0/5.10GHz a todo momento. Fiz os testes de Stress com essas configurações da imagem e não passou de 73 graus em nenhum momento.

 

1.png

2.png

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider No caso você quer que o seu CPU fique sempre no clock que você definiu, certo?

 

Geralmente o Windows tem como padrão o modo de energia Equilibrado que faz com que em idle e quando não tiver nada muito complexo para os núcleos da CPU, as frequências fiquem mais baixas para economizar energia e calor.

 

Verifique seu modo de energia e veja se há a opção alto desempenho. Em alto desempenho ele ficará com a frequência sempre em 100%. Mas lhe digo que quando você roda um jogo ou um programa que requer uma atenção maior, a sua CPU mesmo no modo equilibrado irá para a frequência mais alta automaticamente. Essas CPUs mais novas conseguem pular de uma frequência pra outra e se adaptar muito rápido. 

 

Em suma, não haverá maior ganho de performance, apenas fará com que a CPU consuma mais em idle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS Olá, então, o modo de energia estava em Alto desempenho. Usando o XTU eu consegui fazer o processador ficar com 5.0GHz quando esta em baixo uso, e 4.7GHz quando está em 100% de uso. Isso foi o máximo que eu consegui respeitando a temperatura de no máximo 80/85 graus. Eu gostaria de entender a ultima parte que você falou, como assim não vou ter mais desempenho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Schinaider Se você já está com o Windows em modo Alto desempenho, acredito que o próprio XTU abaixa seu clock por temperatura ou algo do tipo, assim evitando um thermal throttling.

 

Sobre você não perder desempenho, acreditava que sua frequência só caia em idle e não quando estivesse rodando algum programa ou jogo que usasse bastante carga.

 

O único jeito de você reverter isso é fazendo o OC pela própria BIOS. Eu particularmente não sei usar o XTU, nunca fiz OC por ele. Mas, na BIOS com certeza você conseguirá bons resultados levando em consideração que pode mexer no LLC, tensão e tudo mais...

 

Caso você nunca tenha mexido em BIOS com chipset da Intel eu recomendo assistir alguns vídeos, pois, é importante entender os conceitos e o que é prejudicial ou não.

 

Acredito que deva haver um jeito também de deixar 100% da frequência no XTU, mas eu realmente não sei utilizar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...