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Quanto cobrar por serviços prestados em empresa?


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Galera, sou Técnico em Informática, sempre trabalhei como autônomo e registrado em carteira.

Nunca fiz contrato com empresas, estou pensando em começar a trabalhar com isso, a oferecer contratos, quanto cobrar por contrato? trabalhando com manutenção, hardware, redes, manutenção preventiva, corretiva, e etc...

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  • mick 07 alterou o título para Quanto cobrar por serviços prestados em empresa?
  • 3 semanas depois...

Olá Felipe,

 

Existem muitas variáveis para serem consideradas, eu acredito ser importante avaliar caso a caso, alguns contratos podem ser justos por R$ 300,00 e outros por R$ 3.000,00.

 

Quando vou fazer um contrato eu marco uma conversa com o cliente peço para ele me apresentar o ambiente, busco entender as expectativas e ao fim da conversa peço algum tempo para que eu possa colocar tudo no papel e apresentar uma proposta.

 

Alguns itens que acho serem bem importantes na avaliação;

 

* Organização da infraestrutura como um todo

* Quantidade de dispositivos que serão gerenciados (PC, notebook, servidores, roteador, switch, impressora, DVR etc..)

* Serviços que serão gerenciados (Sistema de gestão, e-mail, Office 365, Google Workspace, backup etc..)

* Horário de funcionamento (Alguns clientes operam fora do horário comercial ou domingos e feriados e se ele precisar não vai excitar em chamar o suporte)

* Remoto ou presencial (se o cliente exigir atendimento presencial influenciara muito no valor da proposta)

 

Depois que chego em um valor e envio a proposta espero por um retorno e caso não ocorra irei entrar em contato para entender se minhas condições e o que estou cobrando esta dentro do que é esperado, caso a questão seja valor é possível reduzir a quantidade de atendimentos presencias ou até propor um período com um valor mais baixo, uns três meses por exemplo.

Caso após algum tempo depois de iniciado os trabalhos eu note que a carga esta muito diferente daquilo que foi combinado inicialmente posso rever com o cliente os valores ou alguma forma de equilibrar a relação e se eu tiver algum relatório de atendimentos como um sistema de chamados por exemplo, ficará mais fácil justificar um possível reajuste.  

 

Espero que estas informações possam ajuda-lo a fazer suas avaliações. 

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