Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade e dicas para montagem de PC


Ir à solução Resolvido por RaposaFeroz,

Posts recomendados

Consegui uma promoção no site da Terabyte de um processador Ryzen 9 5950x e gostaria de saber se este setup vai ser compatível e conseguir acompanhar o processador. Preciso também de dicas de um cooler bom e barato para o processador. Aceito conselhos e indicações também. 

Setup:

Ryzen 9 5950x

placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M PLUS

ASUS RTX 2060

Corsair Vengeance LPX, 16GB (2x8GB), 3000MHz

Crucial P2 1TB M.2 SSD

Fonte Corsair TX550M 550W, 80 Plus Gold

GABINETE CARBIDE SERIES SPEC DELTA

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii

17 minutos atrás, carbonii disse:

@Erick Yuuji Para um Ryzen de 5 geração pegue memórias ram de 3600MHz...

Qual o motivo do Ryzen 9 5950x???  Acho uma opção mais viável pegar um Ryzen 5 5600x ou i7 10700KF e pegar uma placa de vídeo bem mais forte.

Então, é que eu peguei numa promoção na live da Terabyte por 2500 reais, aí é meio q irrecusável não usar ela entendeu?

51 minutos atrás, RS Faria disse:

@Erick Yuuji

 

Quanto você quer ou pode gastar no resto?? Tu pegou um R9 5950X.. Nisso, tu perde o "direito" de economizar com cooler.. Talvez, tenha que gastar um extra com placa-mãe e fonte..

De resto eu queria gastar no máximo uns 12000. Qual cooler você indicaria? E qual potência da fonte?

39 minutos atrás, lordekay disse:

mano gabinete pega um matrexx 55 é bem grande  e espaçoso e você pode por um water cooler de 240 mm tranquilo. ai pega um corsair hidro 240 e GG.

Ahh beleza, vou dar uma olhada nisso, valeu pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
18 horas atrás, Erick Yuuji disse:

De resto eu queria gastar no máximo uns 12000. Qual cooler você indicaria? E qual potência da fonte?

Com este processador e com este orçamento não é aceitável menos que uma RTX 3060 ou RX 6600 XT, só aí já são 5k do orçamento

Placa-mãe para este processador no mínimo uma B550 com um ótimo VRM e já que entramos nesse nível de montagem, com pelo menos botão flashback (atualização fácil de BIOS), codec de áudio de última geração ALC 892+, formato ATX (melhor organização e espaçamento entre os componentes), slot M.2 NMVe (ao menos 1x), bons dissipadores e o resto seria lucro.

 

As duas que eu indicaria hoje por questão de custo/benefício seriam essas:

1- MSI MPG B550 Gaming Plus

Vantagens:

  • Botão BIOS FlashBack que permite atualizar a BIOS sem um processador compatível
  • ALC897 - (painel traseiro - interior é o ALC892 (gabinete)) não é o melhor codec de áudio do momento (ALC 1220) mas é uma boa qualidade pelo preço da placa.
  • Slot Pci-e 4.0 x16
  • Suporta SSD NMVe 22110 no primeiro slot (mais rápidos)
  • USB 3.2 tipo A/C Gen2 (10gb/s)
  • Controlador de 10+2 fases (bom para OC)
  • Melhor preço de mercado em comparação com seus concorrentes

Desvantagens:

  • Codec de áudio inferior se comparado a ASUS X570
  • Codec de LAN inferior se comparado a ASUS X570

 

2- ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR

Vantagens:

  • Chipset mais robusto
  • Slot Pci-e 4.0 x16
  • Suporta SSD NMVe 22110 no primeiro slot (mais rápidos)
  • Chipset LAN melhor que o da MSI (L8200A contra 8111H)
  • Codec áudio ALC S1200A (melhor que o da MSI)
  • USB 3.2 tipo A/C Gen2 (10gb/s)

Desvantagens:

  • Controlador de 4+2 fases (com "power stages" em cada fase) contra 10+2 da MSI (só terá influência efetiva em OC)
  • Sem botão FlashBack, necessitando possuir processador compatível com a BIOS de fabricação (2601+ sendo que a versão mais recente é a 4021)
  • Mais cara em comparação com seus concorrentes.

 

Sobre fontes o recomendável seria pelo menos uma 650w+ Gold como as Corsair TX (Tier A - 7 anos de garantia), ou RM (Tier A - 10 anos de garantia), as Cooler Master MWE V2 (Tier B - 3 anos de garantia), as XPG Core Reactor (Tier A - 10 anos de garantia), EVGA SuperNOVA (Tier A - 10 anos de garantia), DeepCool DQ (Tier A - 1 ano de garantia - não possui garantia estendida no Brasil), Seasonic Core GC ou GX ou GM (Tier B - 7 anos de garantia), Super Flower Legion HX (Tier B - 5 anos de garantia) ou Leadex III (Tier A - 5 anos de garantia)

Todas elas se acham em uma das 3 lojas mais recomendadas do fórum, por valores que variam entre R$: 450 a R$: 950 (nem sempre o mais caro é a melhor escolha)

 

Memórias 16GB 3200mhz+, marcas como Geil, Corsair, T-Force, G.Skill, Crucial, XPG/Adata (vai muito da oferta do momento)

 

Gabinete tem bastante opção bem refrigerado até 400 reais (acima disso acho exagero e mais estético do que benefício), priorize sempre espaço interno, ventilação, acabamento, qualidade do material, fans inclusas e por último, Design.

 

SSD não precisa mais que 500GB, hoje estão compensando os modelos NMVe mas eu ainda prefiro modelos SATA por geralmente me darem uma economia razoável nos modelos de 480GB+ (cerca de 150 reais ou mais) mas isso vai das ofertas que você conseguir achar no ato da compra. Também fica como opcional a aquisição de uma HDD para armazenamento, única observação é evitar a marca Seagate.

 

Ventoinhas para gabinete não precisa ser as mais caras, na faixa dos 20 reais com 40 CFM+ e não mais que 25db de ruído está de bom tamanho, pelo menos 4x fans dessas para realizar o airflow do gabinete.

Também aconselho a comprar um Air Cooler para esse processador "esquentadinho" (não precisa ser WC mas precisa ser um Air Cooler de qualidade, vou deixar algumas opções abaixo)

 

Cooler DeepCool Gammaxx 400 Pro

Cooler Para Processador DeepCool Neptwin

Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 Turbo

Cooler para Processador Cooler Master MasterAir MA610P

Cooler para Processador Scythe Ninja 5 (requer gabinete grande)

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 (requer gabinete grande)

Cooler Para Processador Corsair A500 (requer gabinete grande)

 

Todos na faixa dos R$: 200 a R$: 490

 

Essas aí seriam as principais dicas para este orçamento.

Se tiveres dificuldade de localizar estas peças nos avise que tentamos realizar a cotação da compra.

 

Abraços o/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz
Nossa, você deu uma aula de Hardware pra mim aqui hahaha.

 

Então, eu acho que vou pegar uma RTX 3060 Ti edição OC que foi a única que achei disponível no mercado brasileiro com preço bom. 

A placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M Plus você não acha que já estaria de bom tamanho? Fiz várias pesquisas e vi algumas pessoas indicando ela para este processador. 


A fonte vou pegar uma Corsair 650W 80 Plus Gold TX.

 

E minhas maiores dúvidas eram o Gabinete e os Coolers, estava pensando em pegar a Scythe Fuma 2 que você indicou e mais 3 fan básicos para compor o gabinete. 

Mas de qualquer maneira, muito obrigado pela atenção e paciência para me ajudar!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Erick Yuuji disse:

A placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M Plus você não acha que já estaria de bom tamanho? Fiz várias pesquisas e vi algumas pessoas indicando ela para este processador. 

Sim estaria, inclusive em um âmbito geral ela tem características melhores que a ASUS X570, as únicas vantagens da X570 que foram os motivos para eu recomendar é o formato ATX e a robustez do chipset

 

Em questão de preço ela está quase na mesma faixa da MSI MPG e a qualidade das duas são bem semelhantes, com vantagem no áudio para o modelo da ASUS e na LAN também.

Se achares que esta para você atende melhor, sem problema algum ela é uma ótima MB também

 

EDIT:

Citação

Então, eu acho que vou pegar uma RTX 3060 Ti edição OC que foi a única que achei disponível no mercado brasileiro com preço bom.

Uma boa placa também, por 1000 reais a mais levando mais ou menos 30% a mais de desempenho em comparação com a RX 6600 XT (claro, sem contar as tecnologias NVIDIA que eu também gosto^^). Se ainda couber dentro dos 12k, uma ótima aquisição (mas saiba que vai sobrar processador aí)

 

Um exemplo do que estou falando

https://technical.city/pt/video/GeForce-RTX-3060-Ti-vs-Radeon-RX-6600-XT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz 

Sim, vai sobrar processador ainda com essas configurações. Eu só vou usar este processador porque consegui pegar ele pela metade do preço, de 5000 por 2500 reais, senão eu iria usar o Ryzen 5 5600x com RTX 2060, aí acredito que não teria erro de usar essa config. Mas já que consegui o Ryzen 9 5950x, acredito que mesmo que eu gastando um pouco mais com outros componentes, vai prolongar bastante o tempo de vida deste PC e obviamente o desempenho do PC. 

Obrigado novamente pelas dicas e recomendações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...