Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latência da memória RAM na placa-mãe


Posts recomendados

Vou comprar uma memória RAM DDR 4 para meu computador e estou em dúvida sobre a latência. Eu ia comprar uma de 3000mhz da crucial mas quero saber se minha placa funcionará com ela. Eu vi em um tópico que a memória ficará limitada em um valor muito mais baixo, tem como aumentar isso?

IPMH100G 

I5 6500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MIKAEL DIAS GOMES A placa-mãe vai limitar a frequencia, não a latencia.

 

Se a placa-mãe/processador só aceita até X frequencia, será limitado até isso, a não ser que faça OC.

 

Latencia é o CL da memória RAM, esse só fica limitado se já tem uma memória RAM e o CL dela é diferente, ai vai igualar com a que já tem, igual a frequencia também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, MIKAEL DIAS GOMES disse:

essa limitação vem somente da placa ou do processador também?

Ambos.

 

Já vi falar de placa-mãe limitar, assim como já vi de processador limitar.

 

7 horas atrás, MIKAEL DIAS GOMES disse:

se o meu processador aumentar for maior que o da placa continua sendo o da placa o que vai limitar?

Se o seu processador suportar frequencia maior, e a placa-mãe tiver um limite de operação padrão, as demais será com OC, isso tem que ver no site do fabricante.

 

Por exemplo, eu tenho uma A320M-K/BR da ASUS, não é para processadores Intel, mas siga apenas como exemplo.

 

No site do fabricante da minha A320 diz isso aqui sobre o suporte:

Citação

Memória 2 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered
Arquitetura de memória: Dual Channel

 

Ela suporta por padrão até 2666Mhz, acima disso, a partir de 2800Mhz é com OC.

 

Quando é assim a placa-mãe também pode limitar até você ativar o OC nela, que no caso pode ser o XMP ou D.O.C.P que deve ser ativado na BIOS da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...