Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de PC no valor de até R$ 2.500,00


Ir à solução Resolvido por RaposaFeroz,

Posts recomendados

Fala pessoal gostaria de montar um PC gamer de até 2500 de valor, porém não entendo muito de configuração de componentes, como por exemplo qual processador encaixa na tal placa-mãe, ou qual fonte serve pra alimentar, etc, também não sei se compensa comprar um montado (se vale a pena aceito recomendações de lugar) ou comprar as peças e ir montando,  já que nunca montei um. Quero um PC que rode jogos medianos sem quedas de fps, como Dead By Dealight, LOL, FortNite, etc. A faixa de valor que tenho pra gastar é de no máximo 2500, n sei se é possivel montar um PC bom nesse valor? Enfim, agradeço quem puder dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thesalos disse:

Fala pessoal gostaria de montar um PC gamer de até 2500 de valor, porém não entendo muito de configuração de componentes, como por exemplo qual processador encaixa na tal placa-mãe, ou qual fonte serve pra alimentar, etc, também não sei se compensa comprar um montado (se vale a pena aceito recomendações de lugar) ou comprar as peças e ir montando,  já que nunca montei um. Quero um PC que rode jogos medianos sem quedas de fps, como Dead By Dealight, LOL, FortNite, etc. A faixa de valor que tenho pra gastar é de no máximo 2500, n sei se é possivel montar um PC bom nesse valor? Enfim, agradeço quem puder dar uma luz.

Infelizmente com este valor o máximo que vai dar para fazer (espremendo bem o orçamento) é um i3 10100 (com vídeo UHD 630) e que não vai rodar muitos jogos em qualidade ALTA e em FHD, vais ter que se contentar em rodar os jogos mais leves (3D) e alguns medianos com qualidade MÍNIMA e em 720p ou 900p, alguns deles podes conseguir rodar em 1080p com a qualidade gráfica no mínimo. Os games 2D não deves ter dificuldade de rodar em FHD. (e existem muitos deles atualmente bem interessantes)

 

Infelizmente hoje é o pior momento para montar um PC Gamer a não ser que você tenha um valor de 7k+ (o que é um absurdo para algo que antes custava 3k no máximo - mas é a nova realidade por tempo indeterminado enquanto durar a pandemia e a escassez de produtos no mercado)

 

Outra opção, seria pegar este valor e comprar um Xbox Series S que está mais ou menos nessa faixa de preço (desde que já tenhas uma TV LED e uma boa internet - se conectar ao serviços XBOX Games)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz É que no caso o PC seria tanto pra jogar quanto pra trabalho, pois utilizo programas pesados e necessito de um PC bom pra rodar, pensando nisso já queria aproveitar e incluir td num só, realmente as coisas estão bem caras, pode me passar uma configuração que não seja tão cara assim, mas que seja o ideal para o q preciso tirando essa q passou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Thesalos disse:

@RaposaFeroz É que no caso o PC seria tanto pra jogar quanto pra trabalho, pois utilizo programas pesados e necessito de um PC bom pra rodar, pensando nisso já queria aproveitar e incluir td num só, realmente as coisas estão bem caras, pode me passar uma configuração que não seja tão cara assim, mas que seja o ideal para o q preciso tirando essa q passou?

Você vai utilizar o PC para trabalhar com quais programas? (renderização, modelagem, editores de vídeo/ imagem, decoder, encoder, programação, pacote office, etc...)

Há necessidade de realizar tarefas simultâneas? (rodar mais de um programa ao mesmo tempo e/ ou utilizar várias abas dos navegadores.)

 

Já adianto que um PC hoje nessa faixa de preço só vai lhe atender minimamente em jogos (Fortnite vai rodar com bastante dificuldade), mas para trabalho, dependendo do que você precisa, pode atender razoavelmente bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz E pra rodar software de programação como Eclipse, Bancos se dados, Android Studio, etc..

Estava vendo um kit no Aliexpress com as seguintes configurações:

placa-mãe x99

Xeon 2640 v3

16 GB de RAM 

E em conjunto com isso colocar uma: gtx960 2gb

Fonte 650w

Sei que xeon são processadores desenvolvidos pra servidores, mas tem muitos utilizando pra jogos, gostaria de saber se vale a pena já que o custo-benefício está ótimo pois estou precisando de um PC razoável e meu orçamento está curto

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Thesalos disse:

@RaposaFeroz E pra rodar software de programação como Eclipse, Bancos se dados, Android Studio, etc..

Estava vendo um kit no Aliexpress com as seguintes configurações:

placa-mãe x99

Xeon 2640 v3

16 GB de RAM 

E em conjunto com isso colocar uma: gtx960 2gb

Fonte 650w

Sei que xeon são processadores desenvolvidos pra servidores, mas tem muitos utilizando pra jogos, gostaria de saber se vale a pena já que o custo-benefício está ótimo pois estou precisando de um PC razoável e meu orçamento está curto

Processadores XEON não é minha especialidade, logo, não saberia te orientar com relação a compra ou uso deles, mas para o seu trabalho um XEON atenderia com sobras, porém para jogos depende muito do jogo.

Há algumas considerações a se fazer com essa compra da China:

 

1- Esse Xeon é de 2014 socket LGA2011 e com 8/16 threads a 2.6 GHz e 3.4 GHz em turbo boost, não é uma frequência baixa, logo, teria bom desempenho na maioria dos jogos mas particularmente falando, eu não considero um bom investimento devido a ser uma plataforma antiga, que consome mais energia que processadores atuais (90w) e que já vai passar dificuldades em algumas atividades devido a usar tecnologia atrasada mesmo ainda sendo no geral um bom processador, (IPC geralmente abaixo de processadores de entrada de última geração) fora que montar o gabinete inteiro da China é bem arriscado, pois aumentam as chances de ocorrer taxação em cima da compra por importação (60% em cima do valor declarado), se isso ocorrer e você não reservar "verba" para isso, podes acabar gastando mais do que o esperado por uma plataforma defasada, além do mais, é um produto usado e sem garantias... é sempre bom reforçar esses detalhes.

 

2- Placas mães X99 chinesas não são confiáveis, há vários relatos de pessoas que tiveram problemas com elas, mesmo que você procure por marcas mais recomendáveis, ainda teria chance de ter problemas de compatibilidade por exemplo ou de ocorrer falhas prematuras em algum componente dela, esteja ciente dessa possibilidade.

 

3- A única compra (ou as únicas) que eu poderia recomendar por lá são a GTX 960 2GB (exceto de marcas chinesas) na faixa dos R$: 800 reais e um processador Ryzen como o 2600 que costuma ser barato por lá, (mais ou menos R$: 650) mas só estes 2 itens já vão dar R$: 1500 sem taxas, ficando 1000 reais de sobra para o restante e que eu aconselharia a comprar daqui do Brasil e usufruir de produtos novos e com garantia: placa-mãe (B450 - R$: 550), fonte (Nidus 500w - R$: 260), memórias (8GB DDR4 - R$: 240), HDD (1TB - R$: 240) e gabinete (até R$: 250), ficaria bem apertado para 1000 reais e provavelmente chegaria nos R$: 3000 (A vista) fora o frete, mas valeria mais a pena que investir no Xeon e sua plataforma antiga.

 

Ainda assim, se fosse comigo esta situação, eu montaria um kit Intel (i3 10100) aqui no Brasil mesmo (com vídeo integrado UHD 630) e se realmente precisasse muito de uma placa de vídeo, compraria posteriormente a GTX 960 da China.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Entendi, o que me diz sobre essa configuração.

placa-mãe: Gigabyte H310 M

Processador: i59400f

Placa de vídeo: GTX960 4GB

Fonte : KCAS 500w bronze

memória RAM: 2 x 8GB Gloway

 

Não sei se esses componentes são compatíveis, ou se você é possível fazer uma config melhor custo-benefício que esse, no caso ainda faltaria um cooler e o gabinete q n tenho noção também quais seria melhor custo-benefício, pelo que andei pesquisando o valor desses componentes todos chega a 3500, nesse valor tem coisa melhor? obrigado pela atenção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Thesalos disse:

ou se você é possível fazer uma config melhor custo-benefício que esse, no caso ainda faltaria um cooler e o gabinete q n tenho noção

Sim dá, nona geração sai mais caro que a 10th geração e consegue-se o mesmo desempenho ou até melhor, dependendo do comparativo.

Abaixo uma sugestão de configuração já com gabinete, fonte (que segura tranquilo VGAs do nível de uma RTX 2060), ventoinhas e cooler processador personalizado. Placa de vídeo mantive a GTX 960 da China (aumentou uns R$: 100 no valor dessa placa)

 

Intel Core i3-10100F + Cooler Pichau Gaming Sage X Led Branco - R$: 730 (performance idêntica a um i7 de 7th geração - sendo um 4/8 que já segura bem placas de vídeo como uma GTX 1660 Super)

ASUS Prime H510M-E - R$: 750 (permite upgrade para a 11th geração)

1x Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz Vermelha - R$: 229 (Quando possível colocar +8GB)

Gigabyte GTX 960 2GB Windforce (usado) - R$: 916

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze - R$: 260

HDD Toshiba P300 1TB - R$: 239 (Quando possível, acrescente um SSD de 240gb)

Gabinete Gamer Mancer Ultraflow Mesh - R$: 235

3x Ventoinha TGT Hawker 1x120mm Verde - R$: 39 (duas puxando ar frio e uma retirando o ar quente)

 

Total: R$: 3398 + frete + taxa importação (se houver) A vista

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Thesalos disse:

@RaposaFeroz No caso o i5 n seria melhor, devido ele ter 6 core? Se acaso sim ele é compativel com esses componentes que voce passou?

Tem praticamente o mesmo desempenho em single-thread e em multi-thread leva vantagem por ter 8 núcleos totais (4/8) enquanto o i5 9400f tem 6 núcleos totais (6/6)

Outra vantagem é que o i3 10100f é mais barato que um kit i5 9th geração.

 

https://technical.city/pt/cpu/Core-i5-9400F-vs-Core-i3-10100F

 

Melhor que ele seria o Ryzen 3 3300x mas também é mais caro (cerca de 1000 reais o valor dele)

O principal fator limitante aí seria seu orçamento total e até quanto você pode ultrapassa-lo, pois mesmo tentando diminuir ao máximo o valor das peças, esse kit que montei ainda saiu 900 reais a mais do que o valor que você informou ter disponível para aquisição. (isso poderia ser facilmente resolvido retirando a placa de vídeo e trocando o processador por um com vídeo integrado, mas como não é uma opção viável para você, não tem outro jeito de montar este setup exceto pegando placas de vídeo mais em conta, como uma GTX 750 Ti, mas até esta placa está cara (cerca de R$: 730 usada) e também diminuiria o desempenho em jogos, logo, vai da sua prioridade e do valor total que você pode investir nesse momento)

Lembrando que os valores e estoque se alteram a todo instante, logo, amanhã ou depois não será mais possível garantir essa compra pelo mesmo preço.

 

Citação

Vi que a ASUS TUF GAMING B460M-PLUS está quase o mesmo preço. N compensa mais?

É uma placa-mãe melhor sim, com melhores componentes no geral e mais opções de portas, a pergunta correta é: você precisa desses recursos adicionais?

 

Ela não é compatível com a 11th geração (que também não é lá isso tudo, mas torna seu leque de upgrade maior se pensares em trocar de processador a curto ou médio prazo)

Ela é mais cara, ela permite overclock (mas o i3 10100f não permite), possui codec de áudio melhor (ALC1200A) e vai fazer as mesmas coisas que a H510 faz.

 

Novamente, a pergunta correta é: você realmente precisa desses tipos de recurso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz Na realidade não necessariamente, mas pensando na questão do orçamento n tem problema ultrapassar, porque no caso eu iria comprando os componentes, mas quero montar um setup legal pra jogos principalmente e que n fique estagnado só naquilo se um dia quiser fazer um upgrade, não quero uma configuração extravagante, mas também não quero gastar em algo q n satisfaça meu gosto e me arrepender, seria algo como melhor custo * beneficio. Sou bem leigo nesses assuntos, por isso estou com bastante dúvida, peço até desculpas por tomar seu tempo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thesalos É um pouco complicado dar opinião em cima de uma incerteza (orçamento / momento da compra)

Atualmente e mais do que nunca, a disponibilidade de estoque e os preços das peças se alteram em questão de horas, eu não consigo te dizer qual item vai estar compensando mais a compra para a sua necessidade se você não vai comprar de imediato e se você não tem ao certo um valor limite para isso, pois, se eu fosse lhe falar uma configuração que você poderia comprar sem medo de ser feliz, partiria de um Ryzen 5 5600x com uma RX 6600 XT e somente estes 2 itens vai lhe custar hoje R$: 6800, fora o resto que deve dar mais uns R$: 2000 ao menos e só aí, já temos um setup de quase R$: 9000. (e nem é um setup tão TOP assim)

 

Existe uma linha muito tênue entre custo-benefício e muito pesa o que você precisa com o que você pode pagar no ato da compra. Se esse "ato" não for agora, espere esse momento para voltar aqui e pedir novamente auxílio com a montagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma configuração com um i3 de quarta geração, gt 730 e 8 gb de ram, você consegue montar com esses 2,5k, mas existem algumas obs que podem ser relevantes ou não para você.

O upgrade fica limitado - você vai poder subir para um i7 de quarta com o tempo, aumentar a ram para 16 gb ( chegando até 32gb) e melhorar a VGA ( ai terão vários modelos como opção para subir em relação a gt 730)

Enfim, dá para começar com baixo orçamento sem precisar se arriscar trazendo direto da china.

Eu fiz um downgrade de um i7 7700 para um i7 4770 e fiquei tranquilo em relação ao desempenho dos jogos que curto.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, stefano_medici disse:

Uma configuração com um i3 de quarta geração, gt 730 e 8 gb de ram

Se for para pegar um kit no mercado de usados, eu vejo mais vantagem na ideia inicial do XEON, porém particularmente falando, eu ainda preferiria investir um pouco mais em um i3 10100 (com video integrado um pouco superior a GT 730) e que custa aproximadamente uns 1500 reais com placa-mãe de entrada H410 (novo e com garantia) do que comprar um usado de geração DDR3.

O maior problema aqui é que nosso colega quer iniciar com uma placa de vídeo dedicada para jogos, o que complica um pouco devido ao valor total do orçamento e aos preços atuais das VGAs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thesalos Com 2.5k acho meio difícil montar uma configuração boa para jogos, mas extrapolando um pouco o valor, conseguimos fazer uma configuração assim: 

 

- Ryzen 3 3200g: +-1300,00

- ASUS Prime A320: +-450,00

- SSD 240gb: +-250,00

- 8gb DDR4: +-300,00

- Fonte Mancer Thunder 400 wats: +-200

- Gabinete Mymax Eclipse (sugestão): +-230

 

Total: 2.7k

 

Esse Ryzen tem uma vega 8 integrada, o que apesar de não ser o ideal, vai ser suficiente para rodar alguns jogos.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thesalos disse:

@RaposaFeroz Como eu disse sou bem leigo nesses assuntos, essa placa de vídeo integrada fica no processador é isso? E só com ela já é possível jogar alguns jogos tipo DBD, Lol etc...

Não há problema algum em ser leigo, todo mundo é leigo em alguma coisa na vida e em termos de hardware e tecnologia todo mundo já foi leigo um dia, inclusive eu (que não me acho um total conhecedor da área) também já recorri a este fórum em 2011 para aprender e me aprofundar no conhecimento de hardware e tecnologia e assim poder montar meu primeiro setup gamer (inclusive com dicas do pessoal que frequentava está área de recomendação na época).

Resumindo a conversa: tendo vontade de aprender, você chega onde quiser, você mesmo é o teu próprio limitador.

 

Sobre o vídeo integrado dos processadores depende do processador, o processador com o melhor vídeo integrado hoje é o Ryzen 7 5700G, seguido pelo Ryzen 5 5600G e abaixo dele o processador Ryzen 7 4750G, Ryzen 5 4650G e o Ryzen 3 4350G, seguidos pela RX Vega 11 da linha 3000G e 2000G e por último a RX Vega 8 também do 3000G e do 2000G, abaixo deles tem os vídeos integrado da Intel 11th geração e depois da 10th geração e por último a RX Vega 3 dos Atlhons

Falando de capacidade deles, todos da RX vega 11 pra cima rodam alguns jogos AA e AAA mais antigos com qualidade baixa em 1080p e 30FPS+, jogos menos otimizados e mais atuais somente em 900p pra baixo e em qualidade baixa. Dito isso, Dead by Daylight pode rodar no low e em 1080p, mas isso é um "chute" pelo pouco que vi do jogo, precisarias buscar por testes desses vídeos integrados com este jogo para ver se é do seu agrado.

 

Agora falando sobre preços e disponibilidade de estoque, dentro dos 2,5k que você nos informou ser o total disponível para esta compra, você só vai conseguir comprar hoje os Intel sem "F", pois os únicos Ryzen G que possuem estoque no Brasil são os 5000G e alguns 4000G (em algumas lojas ainda podes achar a RX Vega 8 mas por preços exorbitantes) ambos estão na casa dos R$: 2000 (5000G e 4000G) só o processador e você teria ainda que comprar todo o restante do PC não sendo possível ficar dentro do valor estipulado.

Até mesmo da China eles estão caros, as vezes compensando pegar um processador Ryzen mais baratinho por lá (como o 2600) sem vídeo integrado com uma placa de vídeo mais básica como a GTX 660 ou R7 265 do que um Ryzen com RX Vega 8 ou 11.

 

Isso resume o motivo de eu ter te indicado o i3 10100 (com vídeo integrado UHD 630)

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...