Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo XC3550 não apresenta som no Linux


Adriel SG

Posts recomendados

Peguei um notebook da Positivo para fazer uns testes e como em outro tópico que eu criei pedindo sugestões eu acabei instalando POP!_OS nele para tentar deixar mais leve, pois com Windows 10 ocupava quase todo o espaço de disco que já é limitado a 32GB e soldado na placa, então é inviável eu aumentar, e a única opção é usar um Cartão de Memória.

 

De qualquer forma, tive um problema com o notebook que foi o áudio do notebook, fiz diversos testes tentando operar com o Pavucontrol para configurar, e ele não detectava a placa de som dele, somente uma saída fictícia, e nem com HDMI ele solta som, única forma é por Bluetooth, que ele ao menos reconhece meus AirDots e o som funciona normal, porém se eu conectar um fone de ouvido ou Headset o que for, não irá funcionar...

 

Rodando inxi -SMA, ele só mostra a seguinte saída:

System:    Host: pop-os Kernel: 5.11.0-7633-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Gnome 3.36.7 Distro: Pop!_OS 20.04 LTS
Machine:  Type: Laptop System: Positivo Informatica SA product: S14CT01 v: N/A serial: 4A221FX1E
                 placa-mãe: Positivo Informatica SA model: S14CT01 serial: 4A221FX1E UEFI: American Megatrends v: 1.05.X x64 s
                 date: 06/30/2016
Audio:       Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series Imaging Unit driver: N/A
                 Sound Server: ALSA v: k5.11.0-7633-generic

 

Logo, ele não reconhece sequer um driver, e diz o único dispositivo de áudio ser Intel Atom

Alsamixer não reconhece um controlador de áudio, então não consigo alterar nada, nem com o audio por bluetooth ligado.

 

fiz alguns testes que encontrei pela internet como esse:

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Novato-Netbook-positivo-sem-som-depois-da-instalacao-do-Linux-Mint-191-MATE

 

e alguns outros que não irei encontrar o link agora, porém alguns deles acabaram piorando a situação e fui obrigado a re-instalar o sistema pois até o audio por bluetooth não funcionava mais.

Situações que eu atualizei manualmente o driver da windows 10 da realtek e acabou parando de funcionar o alsamixer pois não encotrava o diretório e diversas outras coisas.

 

Bem, então to aqui, pois fiz várias modificações pra tentar arrumar, e sei que esses aparelhos não funcionam bem com linux mesmo, pois há muitos relatos que é causa perdida onde nem o Wi-FI do aparelho funciona graças á divindade que é esse aparelho com placa de tablet modificada para um notebook.

 

Então se alguém tiver alguma sugestão estarei aceitando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack Eu estou realmente bem confuso

Hora eu penso que é problema que existe o driver, porém o sistema não reconhece o dispositivo

Logo o Alsamixer não sabe a existencia da controladora

 

Ou o Sistema não contém o driver por ser uma placa toda recheada de gambiarra, mas sempre que tento instalar um driver por ai, nenhum funciona, e a maior parte das vezes apresenta problemas meu alsa e pavucontrol e não consigo fazer voltar ao normal

 

e dai pra pior

Não encontrei uma solução definitiva

 

Ah, quanto ao sistema, ultimamente qualquer sistema tem funcionado bem com o notebook, desde que eu não coloque um ubuntu ta tranquilo

Ah, inclusive por ser uma placa-mãe de tablet eu testei até android mesmo, e continuou a mesma coisa, sem som porém o Bluetooth ainda funcionava

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack Vou testando ainda, a versão do Fedora 32 reconheceu alguma controladora, mas não executou o som ainda, mas já tive um avanço melhor que nas outras versões

Fedora 34 reconheceu mais coisas, não chegou a sair som pelo HDMI mas teve outras alternativas, to instalando agora para testar melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Tentei instalar, mas só deu problemas com a ISO limpa, ele não reconhecia minha placa de rede, dai baixei o firmware, mas ele não encontrava ele no pendrive

Dai eu pulei e mesmo assim não consegui prosseguir

Instalei sem nenhuma interface gráfica mas parecia estar sem nada, e sem acesso a internet não conseguia instalar o GNOME ao menos, e ele exigia uma CD-ROM para instalar o GNOME mas eu não tenho entrada de CD/DVD nesse notebook

E ele não reconhecia meu pendrive

 

to baixando um pacote não oficial com utilitários

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Adriel SG Meu tablet/netbook tem esse problema com a Internet. O que faço é colocar o firmware em outra mídia (no caso, um cartão de memória, mas pode ser outro pendrive) e inserir durante a formatação. Ele dá a mensagem de erro após realizar a busca, mas se prosseguir encontra o sinal normalmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Adriel SG disse:

to baixando um pacote não oficial com utilitários

 

@Adriel SG Essa mídia com firmware proprietário nunca funcionou comigo. Eu coloco o(s) pacote(s) necessário(s) num pendrive e conecto após dar boot na mídia de instalação, conforme o amigo @KairanD sugeriu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então povo, instalei o Debian, e ainda sim foi super difícil, instalei executando uma ISO em Modo Live, e então foi, porém Sem Som

e agora também não consigo fazer o Wifi Funcionar, tive que utilizar a internet por Tethering no celular para conseguir atualizar alguns pacotes

7 horas atrás, KairanD disse:
sudo apt install libasound2-data
sudo apt install firmware-intel-sound

Então.. Eu tentei ambos, o libasound2-data ja existia o pacote então não atualizou nada

 

O firmware-intel-sound não foi encontrado por comando então precisei baixar manualmente o pacote e instalar e mesmo assim nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@KairanD É um absurdo de problemático

 

Sinto pena das pessoas que adquiriram produtos dessa marca por necessidade

Eu mesmo só estou configurando ele por pura curiosidade, mas para quem precisava usar à trabalho ou escola/faculdade ele é uma vergonha

 

Só estou testando ele para aprender um pouco mais do geral, e de Linux também

Mas é um abuso de paciência tenta arrumar uma gambiarra dessas

 

Mas, a notícia boa é que gostei do Debian, me deu uma vontade de brincar mais com ele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...