Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Métricas básicas de redes


gab_dev

Posts recomendados

Pessoal, poderia me ajudar em umas questões de redes?

 

1) Um terminal de gerência situado em São Paulo solicitou um protocolo de falha gerada num roteador situado no Rio de Janeiro, onde também se encontra o Sistema Centralizado de Gerência de Redes (SCGR). Considerando que o terminal (cliente) processa os dados digitados pelo operador em 3 mseg, envia e recebe pacotes de 1.448 bytes a uma velocidade de 2,5 Kb/seg e o servidor do SCGR processa cada solicitação em 7 mseg, sob um enlace de 64Kb/s. Calcule o atraso experimentado pelo operador em São Paulo (distância SPO – RJO = 350 KM)

 

2) Considerando o SCGR acima descrito, calcule o atraso total experimentado por um operador (cliente) situado em Manaus (MNS) através de um sistema satelital (VSAT) entre o SCGR e o cliente. Considere que o satélite se encontra a uma distância de 36.000 km em sua melhor posição relativa do emissor (SPO) e receptor (MNS). (distância SPO – MNS = 4.000 KM)

 

3) Descreva, considerando o sistema de transmissão VSAT acima, qual o comprometimento sobre o serviço para uma aplicação sensível a atrasos maiores que 300 miliseg, trafegando pacotes em um link de 512 Kb/s entre São Paulo e Manaus, considerando um Fator de Utilização do enlace de 70% (U=70%). 4) Suponha que um link de 1 Gb/s ponto-a-ponto será criado entre a Terra e uma colônia lunar. Um arquivo de transmissão de imagem tem 25 Mbytes e a distância entre a lua e a Terra é de aproximadamente 385.000 km. Calcule o tempo para que a primeira imagem da colônia possa ser totalmente recebida na terra. 5) Considerando um sistema de compra eletrônica onde o “browser” do usuário que se encontra em São Paulo, realiza 15 requisições/seg (conexão persistente) para realizar uma transação por meio do aplicativo de “e-commerce” que está residente no Data Center da empresa no Rio de Janeiro e se conecta através de um canal de 16Mb/s. (distância SPO – RJO = 350 KM), calcular:

 

a) O tempo total dessa transação, considerando que cada requisição é realizada por meio de um pacote de 1Mbit.

 

b) O fator de utilização do enlace em porcentagem.

 

c) Um novo enlace a ser contratado pela empresa. d) O tempo total dessa compra considerando o novo enlace contratado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas regra do fórum não podemos resolver. Mas você tem que somar os tempos envolvidos. Ex: o pacote tem 1448 bytes e a velocidade de transmissão é 2,5 kbit/s. Quanto tempo leva para transmitir um pacote? Tem que converter bytes em bits e calcular.

O tempo de propagação de SPO-RJO é 350/300.000 = 0.0012 seg..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...