Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador esquentando após XMP


Posts recomendados

Boa noite, não entendo muito sobre o assunto, tenho um r5 3600 e uma ballistix 16gb (2x8), ativei os xmp da mesma para ativar o 3200MHz e o processador em idle usando coisas simples como abrir uma aba de internet, vídeo no youtube e afins, quando eu abro qualquer coisa o processador sobe a temperatura muito chegando aos 61º e após isso abaixa rápido até, aqui duas prints mostrando o resultado no CPUID, na BIOS ele fica com 54º e trabalhando a 3600MHz, alguém poderia dar uma força, agradeço. Eu fiz um teste de estresse nele e ficou com 75º o máx

 

(Ele parado total)

image.png.d1933afe284cdfdaf097bc28df26228d.png

 

(Abri qualquer coisa no navegador)

image.png.cbe7f40b1d44900c52eb971b87a28443.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SkyNet01 disse:

@GuilhermeGB

B450M TUF PRO GAMING

R5 3600

GTX 1060 6GB

Crucial Ballistix 3000 MHz 

EVGA 600w

 

Olha para ser sincero não testei sem o XMP ativado, pois eu comprei as peças e basicamente já ativei os XMP e fui ver como estava

Pois é, até onde eu sei, XMP não afeta a temperatura do processador nem nada do tipo, eu mesmo já testei dos dois modos e não percebi diferença. Picos rápidos de temperatura são absolutamente normais, o importante é a temperatura máxima em estresse ficar dentro dos limites seguros. Qual programa você usou pra estresse?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, SkyNet01 disse:

Usei o CPUZ,  pô chegou a bater 61º simplesmente por usar navegador e outras coisas, isso não é normal é? outra dúvida, se eu faço OC nele o desempenho seria melhor usando menos tensão? atualmente ele trabalha a 1.425V

Vai depender da sua sorte de pegar comprado um chip bom. Eu estou usando 4.2GHz a 1.15V, até agora não notei nenhum instabilidade, e meu processador está esquentando menos que em stock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, SkyNet01 disse:

Pelo visto meu chip não é dos melhores, teria como melhorar esse desempenho com OC ou é melhor deixar em stock mesmo, essa tensão alta de 1.425 trás risco? 

Mas você já tentou ajustar a tensão manualmente? Aqui em stock também pegava mais de 1.4V as vezes, mas desconfio que era por causa do PBO que estava em automático na BIOS. O PBO meio que permite o processador pegar maior tensão e aumenta também os limites de corrente e potência, mas vi muita gente dizendo que isso só faz o processador esquentar mais. Baixa o Ryzen Master no seu PC, dá pra fazer uns ajustes sem precisar ir na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SkyNet01 disse:

Eu sou leigo nesse assunto, basicamente diminuindo a tensão com esse PBO a temperatura iria diminuir ou tem nada a ver? 

Primeiro você pode verificar na sua BIOS se o PBO está ativado, aí você pode desativar ou configurar manualmente os valores (pode pesquisar um pouco sobre isso). Mas te adianto que sua temperatura de 75ºC está boa em estresse, principalmente se você está com cooler box. Se você quiser mexer na tensão, pode tentar o Ryzen Master, pois você pode configurar direto pelo Windows mesmo, só olhar um tutorial no Youtube.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...