Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe AM3+ escolher: M5A78L ou M5A97?


Alessandra B
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Galera, minha placa-mãe quebrou e estou indecisa quanto a qual comprar. A que quebrou é do modelo M5A78L, enquanto a que quero colocar no lugar é a M5A97. Uso o kit inteiro AMD e sei que ambas são compatíveis com meus outros hardwares.

 

1. Qual vocês recomendam e por quê?

2. Se eu colocar a M5A97 no lugar, perderei meus arquivos no HD e meu Windows no SSD?

3. Se eu colocar outra M5A78L, perderei meus arquivos no HD e meu Windows no SSD?

 

Qualquer resposta já ajuda muito. Obrigada, desde já, pela atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@Alessandra B M5A97, ela tem o ChipSet um pouco mais "atual"

 

Você não perdera os arquivos, a não ser que eles se corrompam.

Poderia me dar uma ideia da chance deles se corromperem? Digo, o quão grande é essa chance? Algo que eu possa ter feito e que possa a vir ocasionar, ou é mais uma questão de sorte? E a montagem deve bastar para o computador funcionar, ou possivelmente precisará ser instalado o Windows novamente no SSD, devido a uma mudança de placa-mãe, ou seja, chipset?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Alessandra B Seu computador provavelmente ligará normalmente após trocar a placa-mãe por outro modelo, com o sistema que está instalado no SSD. Pode ocorrer alguma incompatibilidade de drivers, mas mesmo assim a máquina deve ligar e operar. Pessoalmente prefiro formatar ao realizar trocas de placa-mãe.

 

Você já chegou a pesquisar valores? Dependendo, pode valer a pena trocar o kit (placa-mãe, processador e memórias) como um todo. Qual é a configuração completa do computador?

 

Se seus arquivos estão salvos em um HD que nem sequer tem sistema operacional instalado (entendi que o sistema está instalado no SSD), então eles estão perfeitamente protegidos, de forma independente. Você poderia até mesmo formatar o Windows no SSD e os arquivos no HD, isolados, continuariam intactos.

 

Se o sistema estivesse no disco com os arquivos e não iniciasse, bastaria usar um pendrive bootável do Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux para ligar o computador e copiar os arquivos normalmente.

 

Em resumo: fique tranquila. Fazendo os procedimentos corretos, não há risco de perder arquivos.

 

35 minutos atrás, Hisoka_ disse:

...caso o Windows se corrompa, os arquivos podem ser perdidos, mas é bem pequena a chance disso acontecer.

Não há esse risco. Quando o sistema não funciona e está no disco que contém os arquivos, basta dar boot de outra forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, KairanD disse:

@Alessandra B Seu computador provavelmente ligará normalmente após trocar a placa-mãe por outro modelo, com o sistema que está instalado no SSD. Pode ocorrer alguma incompatibilidade de drivers, mas mesmo assim a máquina deve ligar e operar. Pessoalmente prefiro formatar ao realizar trocas de placa-mãe.

 

Você já chegou a pesquisar valores? Dependendo, pode valer a pena trocar o kit (placa-mãe, processador e memórias) como um todo. Qual é a configuração completa do computador?

 

Se seus arquivos estão salvos em um HD que nem sequer tem sistema operacional instalado (entendi que o sistema está instalado no SSD), então eles estão perfeitamente protegidos, de forma independente. Você poderia até mesmo formatar o Windows no SSD e os arquivos no HD, isolados, continuariam intactos.

 

Se o sistema estivesse no disco com os arquivos e não iniciasse, bastaria usar um pendrive bootável do Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux para ligar o computador e copiar os arquivos normalmente.

 

Em resumo: fique tranquila. Fazendo os procedimentos corretos, não há risco de perder arquivos.

 

Não há esse risco. Quando o sistema não funciona e está no disco que contém os arquivos, basta dar boot de outra forma.

Cheguei a pesquisar sim. Esse aqui é o meu PC:

 

CPU

Processador AMD FX 8300 Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.3GHz (4.2GHz Max Turbo) AM3+ FD8300WMHKBOX

RAM

2x Memória Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3 CL10 Blue Series - HX318C10F/8

PLACA DE VÍDEO

Placa de Vídeo VGA GIGABYTE Radeon RX 460 WINDFORCE OC 4G - GV-RX460WF2OC-4GD

PLACA-MÃE

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3, 4x DDR3 HDMI/DVI/VGA, USB 3.0 Frontal, Áudio Gamer

ARMAZENAMENTO

HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010

SSD

Kingston A400 120GB

FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Fonte EVGA 450W 80 Plus Bronze 100-B1-0450-K

GABINETE

Gabinete C3 Tech GAME MT-G60 BK sem Fonte C3T

 

Se você tiver alguma recomendação de placa-mãe, te agradeço. Ou até um kit em conta, não necessariamente das peças que você sugeriu, mas que o preço seja acessível. O que mais quero, no momento, é ter acesso ao meu computador novamente, pois, dependo dele, principalmente para faculdade. Não tenho interesse em gastar muito, apenas poder usar ele novamente. Obrigada, desde já, pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Concordo com o senhor quando relatou referências que o ideal chipset seria 970 e 990. Mas também vai depender do orçamento dele, a mais recente que parece só de ler o nome é a M5A97. Vamos lá vou tentar responder a pergunta do amigo aqui. @Alessandra B Os arquivos poderiam se corromper, por ligar o HD e desligar ele várias vezes de forma que não é recomendada. Por exemplo desligar o PC na tomada. Pode corromper quando é balançado, receber batidas também, e o pior de tudo pra ficar inutilizável seria cair no chão como já aconteceu comigo. Tirando esses 4 pontos amigo. Pode ficar tranquilo. Isso que o senhor está perguntando tb já aconteceu comigo. Pode colocar qualquer uma das duas placas que irá reconhecer o windows, agora se não for windows 10, existe uma taxa do seu windows tentar iniciar e não conseguir. Aí o senhor teria que fazer o seguinte, ter um driver (SSD) ou (HDD), pra instalar o windows neste local e o seu HD antigo servir como um HD ou SSD slave ou seja, secundário. Aí o senhor acessaria os dados desse HD ou SSD e passaria para o local desejável. Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, KairanD disse:

@Alessandra B Por quanto você encontrou as duas placas que mencionou no início do tópico?

 

O ideal para esse processador seria uma placa-mãe com chipset 970 ou 990.

Ambas encontrei na aliexpress. A primeira (M5A78L) ao preço de 310 reais, contando o frete. A segunda (M5A97) ao preço de 314 reais, contando o frete também.

2 minutos atrás, ETC9007 disse:

@KairanD Concordo com o senhor quando relatou referências que o ideal chipset seria 970 e 990. Mas também vai depender do orçamento dele, a mais recente que parece só de ler o nome é a M5A97. Vamos lá vou tentar responder a pergunta do amigo aqui. @Alessandra B Os arquivos poderiam se corromper, por ligar o HD e desligar ele várias vezes de forma que não é recomendada. Por exemplo desligar o PC na tomada. Pode corromper quando é balançado, receber batidas também, e o pior de tudo pra ficar inutilizável seria cair no chão como já aconteceu comigo. Tirando esses 4 pontos amigo. Pode ficar tranquilo. Isso que o senhor está perguntando tb já aconteceu comigo. Pode colocar qualquer uma das duas placas que irá reconhecer o windows, agora se não for windows 10, existe uma taxa do seu windows tentar iniciar e não conseguir. Aí o senhor teria que fazer o seguinte, ter um driver (SSD) ou (HDD), pra instalar o windows neste local e o seu HD antigo servir como um HD ou SSD slave ou seja, secundário. Aí o senhor acessaria os dados desse HD ou SSD e passaria para o local desejável. Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Suponho que o HD que tenho seria o slave, já que é onde coloco todos os meus arquivos e, o meu SSD, é onde coloco tão somente o Windows 10. Nesse caso, devo ficar sossegada então, quanto a perder ou não os meus arquivos. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
39 minutos atrás, ETC9007 disse:

Concordo com o senhor quando relatou referências que o ideal chipset seria 970 e 990. Mas também vai depender do orçamento dele, a mais recente que parece só de ler o nome é a M5A97.

Placas com chipset 760G, como a M5A78L da autora, não foram feitas para os processadores FX, e sim para os Phenom. Uma "gambiarra" de BIOS da AMD permitiu que os FX funcionassem nessas placas. Contudo, o circuito regulador de tensão não é robusto o suficiente para operar bem com um processador FX de 8 núcleos. Alguns possíveis problemas que podem ocorrer: superaquecimento dos VRMs, throttling do processador, funcionamento errático do sistema e perda prematura da placa (que parece ser exatamente o caso aqui).

 

Portanto, não recomendo placas 760G, independentemente do orçamento, para quem pretende usar FX de 8 núcleos.

 

40 minutos atrás, Alessandra B disse:

Suponho que o HD que tenho seria o slave, já que é onde coloco todos os meus arquivos e, o meu SSD, é onde coloco tão somente o Windows 10. Nesse caso, devo ficar sossegada então, quanto a perder ou não os meus arquivos. Obrigada!

Você poderia ficar sossegada de qualquer jeito, já que mesmo que o sistema estivesse instalado no HD junto com os arquivos, bastaria dar boot com outro sistema em modo live - caso o Windows não funcionasse - e copiar tudo. ;)

 

42 minutos atrás, Alessandra B disse:

Ambas encontrei na aliexpress. A primeira (M5A78L) ao preço de 310 reais, contando o frete. A segunda (M5A97) ao preço de 314 reais, contando o frete também.

Eu iria sugerir pesquisar no AliExpress mesmo... É ótimo que você já tenha feito isso. Porque, se for pegar o cenário nacional, essas placas antigas costumam ser vendidas por valores muito elevados, o que inviabilizaria a troca...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, KairanD disse:

Placas com chipset 760G, como a M5A78L da autora, não foram feitas para os processadores FX, e sim para os Phenom. Uma "gambiarra" de BIOS da AMD permitiu que os FX funcionassem nessas placas. Contudo, o circuito regulador de tensão não é robusto o suficiente para operar bem com um processador FX de 8 núcleos. Alguns possíveis problemas que podem ocorrer: superaquecimento dos VRMs, throttling do processador, funcionamento errático do sistema e perda prematura da placa (que parece ser exatamente o caso aqui).

 

Portanto, não recomendo placas 760G, independentemente do orçamento, para quem pretende usar FX de 8 núcleos.

 

Você poderia ficar sossegada de qualquer jeito, já que mesmo que o sistema estivesse instalado no HD junto com os arquivos, bastaria dar boot com outro sistema em modo live - caso o Windows não funcionasse - e copiar tudo. ;)

 

Eu iria sugerir pesquisar no AliExpress mesmo... É ótimo que você já tenha feito isso. Porque, se for pegar o cenário nacional, essas placas antigas costumam ser vendidas por valores muito elevados, o que inviabilizaria a troca...

Muito obrigada pelas instruções! Estarei, muito provavelmente, comprando a M5A97, já que é a única das duas com chipset 970 ou 990 (que, nesse caso, é de 970).

Obrigada a todos os que me ajudaram! Tiraram um peso das minhas costas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...