Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deve-se trocar a pasta térmica mesmo sendo na primeira instalação?


Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Hoje chegou meu cooler novo, o scythe fuma 2, apliquei ele no meu Ryzen 5 5600x. Na hora da instalação, um dos parafusos não tava entrando direito, daí precisei ficar tirando e colocando o cooler várias vezes, minha dúvida é, nesse caso, eu preciso trocar a pasta térmica, pois o cooler não entrou de primeira? Achei a temperatura com ele bem altinha - bate 75 graus em jogo com as fans no máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

@dyonatan_da_nova_geracao

 

Não tem necessidade, se ela é nova.. O que talvez tenha sido comprometido, seria a cobertura da pasta, sobre o processador.. Pode ter ficado bolha ou parte sem cobertura, no processo..

e o impacto disso é alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@dyonatan_da_nova_geracao, bom dia!

As bolhas teoricamente reduzem a eficiência da transferência térmica entre o dissipador e o processador, pois o ar é um isolante térmico.
Mas o Der8auer e o Steve da GN disseram que, pela pressão da montagem, não haverá problema de bolhas com aplicação espalhando a pasta. Na dúvida, só espalha de novo para ficar uniforme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as temperaturas tem diversas variáveis, elas podem variar para cada configuração e temperatura ambiente.
Tem tópico de alguém com o Noctua NH-D15S com temperaturas em 70 C - 75 C aqui.
Então aparentemente as suas temperaturas parecem normais.

 

Caso tenha retirado o cooler, o ideal seria limpar e reaplicar a pasta térmica.
Porém já vi relatos de pessoas que mantiveram a mesma pasta e continuaram usando sem problemas.

 

Acho difícil de responder se o fato de não ter trocado a pasta impactou no desempenho.

 

Apenas citando um caso que de alguém que instalou um air cooler da Noctua, e achou temperaturas um tanto altas em idle, 35C - 38C com temperatura ambiente 23C - 26C.
Pelo que ele recorda antes usava um cooler inferior mas com temperaturas nas mesmas condições 28 C - 32 C.
A pasta térmica também da Noctua tinha uns 2,5 anos.

 

Aparentemente nada demais além de temperaturas em idle não serem muito confiáveis.
Eu particularmente não teria feito a reinstalação.

 

Porém ele mesmo assim decidiu refazer a instalação, inclusive comprou um nova bisnaga da pasta da mesma marca.
A antiga pasta comparada com a nova estava um pouco mais ressecada.
Ao retirar o cooler ele viu que tinha aplicado pouca pasta, boa parte do cpu não tava coberta.

As temperaturas em idle diminuíram 5 C e o mais importante é que ele ficou mais tranquilo em usar o PC.

 

Então eu diria que refazer a troca ou não ficaria mais a seu critério se valeria a pena o esforço ou não.
Se for refazer apenas o cuidado de fazer com calma, já vi casos que por perfeccionismo a falta de cuidado acabou danificando uma peça do importante do PC.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

Achei a temperatura com ele bem altinha - bate 75 graus em jogo com as fans no máximo.

Pra esse cooler tá meio alto mesmo, eu esperaria essa temperatura com os fans no mínimo. Provavelmente você consegue diminuir com uma reaplicação (sugiro uma quantidade menor que um grão de ervilha no centro do processador e deixar só a pressão espalhar), mas não sei se vale a pena.
 

6 horas atrás, EdsonSM disse:

A antiga pasta comparada com a nova estava um pouco mais ressecada.
Ao retirar o cooler ele viu que tinha aplicado pouca pasta, boa parte do cpu não tava coberta.

A pasta ressecar é um problema (e até aí uma das maiores diferenças entre as vagabundinhas, que depois de pouco tempo ficam secas, e as boas, que duram muitos anos), mas não cobrir o chip todo não. Na minha experiência, a menor quantidade possível que cubra 80~100% do chip dá o melhor resultado, sendo que praticamente não dá diferença se as bordas não chegarem a preencher.  Por outro lado, aplicando um 'reboco' que chega dar aquela escorrida pelas laterais, a temperatura sobre uns vários graus.



 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pra esse cooler tá meio alto mesmo, eu esperaria essa temperatura com os fans no mínimo. Provavelmente você consegue diminuir com uma reaplicação (sugiro uma quantidade menor que um grão de ervilha no centro do processador e deixar só a pressão espalhar), mas não sei se vale a pena.
 

A pasta ressecar é um problema (e até aí uma das maiores diferenças entre as vagabundinhas, que depois de pouco tempo ficam secas, e as boas, que duram muitos anos), mas não cobrir o chip todo não. Na minha experiência, a menor quantidade possível que cubra 80~100% do chip dá o melhor resultado, sendo que praticamente não dá diferença se as bordas não chegarem a preencher.  Por outro lado, aplicando um 'reboco' que chega dar aquela escorrida pelas laterais, a temperatura sobre uns vários graus.



 

 

Sim é verdade não precisaria cobrir o cpu todo.
Mas no caso, segundo ele a quantidade que ele aplicou foi insuficiente.

O tubo de pasta novo, a pasta estava mais fluído e menos espesso.

Não saberia dizer se a pasta antiga era de fato descartável, mas como iria refazer a aplicação achou melhor usar uma pasta mais nova.

 

Então o queria dizer, só mesmo refazendo a aplicação para ter certeza.
E vai de cada um se vale a pena o esforço e cuidado na hora de refazer a instalação.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engraçado que, no teste de estabilidade do AIDA64, o processador fica na casa dos 60-65 graus, e no csgo ele vai pra casa dos 70, não devia ser ao contrário?

 

edit: no aida64 tá dando uma diferença de mais de 10 graus de diferença pro hwmonitor

 

além disso as frequencias da cpu no stress abaixaram demais, ficou uns 4000mhz só, sendo que em jogo fica direto em 4600mhz

WhatsApp Image 2021-09-21 at 6.39.57 PM.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um review que testou o 5600X aqui, no teste do Aida com o Noctua clock 4.2 GHz e Wraith Stealth clock 4.0 GHz.

 

Não sei dizer como funciona o algoritmo de boost.
Creio que dependa do perfil de desempenho, temperaturas e possa ter haver também com a loteria do silício.

 

Dependendo do lote, tem chips que aquecem acima da média e para alcançar as mesmas frequências precisariam de mais tensão.
Então acho que qualidade do chip pode afetar o comportamento do algoritmo de boost.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...