Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de computador com placa-mãe X299: ir para AMD?


Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Boa noite galera!
Galera precisava de uma opinião de vocês que manjam do assunto.

Estou com um pequeno problema, só pra entenderem o ocorrido vou explicar a minha situação.

A um tempo atrás quando montei meu setup, por falta de conhecimento, acabei montando um PC com placa-mãe x299 que são próprias para Intel X séries. 

Meu Setup:

 

placa-mãe: MSI X299 Sli Plus.

Processador: I5 7640x

Armazenamento: 1TB / 16 gb RAM (2666mhz).

Placa Vídeo: GTX 1660 6gb

 

Depois de um bom tempo fui jogando alguns jogos e percebi que estava tendo limitações de FPS e por curiosidade acabei baixando o MSI Afterburner para verificar o que estava limitando meu FPS. Com isso vi que minha CPU estava 100% e GPU 20% de uso, ou seja, meu processador estava gargalando.

 

Agora eu estou com uma grande duvida, pois a linha Intel X series não tem uma boa repercussão pelos vídeos que fui pesquisando, pois precisa de um bom investimento.

Com isso gostaria da ajuda de vocês para decidir o que fazer, estou com duvida em continuar no Intel X Series ou migrar para o AMD.

 

O próximo processador intel x series de fácil acesso de compra seria o i7 7740x que esta na casa dos R$ 2.700,00 que já possui um preço meio elevado e alem disso vi alguns posts do pessoal falando que não é um bom processador por ser um Quad Core e basicamente não aproveitar da minha placa-mãe.

 

A minha outra opção seria vender esse kit e migrar para AMD, com o seguinte kit:

 

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 5600X, 6-CORE, 12-THREADS, 3.7GHZ (4.6GHZ TURBO), CACHE 35MB, AM4, 100-100000065BOX

 

Que daria quase o mesmo valor.

 

Fiz a comparação com o I7 7740x por que é o que eu consigo comprar no momento.

 

Pessoal conseguem me ajudar nessa decisão, por favor?

Grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gustavo Andrioli Conforme comentado pelos colegas, não compensa muito investir nessa plataforma. Contudo...

 

11 horas atrás, Gustavo Andrioli disse:

Depois de um bom tempo fui jogando alguns jogos e percebi que estava tendo limitações de FPS e por curiosidade acabei baixando o MSI Afterburner para verificar o que estava limitando meu FPS. Com isso vi que minha CPU estava 100% e GPU 20% de uso, ou seja, meu processador estava gargalando.

Isso não é normal. Em que jogo você encontrou essas leituras?

 

O i5 7640X pode gargalar a sua GTX 1660 em jogos AAA muito intensivos, mas esses valores indicam que há algum problema no seu computador. Eu aqui tenho um i5 4670K (mais simples que o seu) e uma GTX 1070Ti (superior à GTX 1660) e o desempenho é bem melhor que o que você relatou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...