Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar um driver antigo em modo de compatibilidade vale a pena?


BonecoBugado

Posts recomendados

Vale a pena instalar drives de um versão anterior do Windows em uma versão mais recente do sistema operacional por meio do Modo de Compatibilidade?

 

Eu tenho um notebook com o Windows 10 e o fabricante só disponibiliza drives para o Windows 7 e eu gostaria que o meu touchpad possuísse aquele recursos de gestos de rolagem de página com dois dedos, mas o drive genérico que o Windows Update me proporcionou não fornece esse recurso; mesmo atualizando com o driver booster, não obtive um drive especifico pra ele. Então a solução que me veio a mente foi essa: instalar o drive do Windows 7 mesmo, só que em modo de compatibilidade!

 

Alguém já tentou instalar um drive por esse método e enfrentou algum tipo de problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um notebook antigo que estava com esse problema. O driver do Windows Update só tinha funções básicas, tive que instalar manualmente o driver do Windows 7, mas não lembro de precisar usar  o modo de compatibilidade. Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Tenho um notebook antigo que estava com esse problema. O driver do Windows Update só tinha funções básicas, tive que instalar manualmente o driver do Windows 7, mas não lembro de precisar usar  o modo de compatibilidade. Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

Eu me lembro que eu já estraguei o vídeo onboard de um computador que eu já tive, instalando o drive do Windows 7 nele sendo que o meu computador usava o Windows 8.1 na época. Ele funcionou bem durante uns dias e depois não quis mais dar vídeo, só que daquela vez, eu não havia instalado o drive usando o modo de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BonecoBugado disse:

Eu me lembro que eu já estraguei o vídeo onboard de um computador que eu já tive, instalando o drive do Windows 7 nele sendo que o meu computador usava o Windows 8.1 na época. Ele funcionou bem durante uns dias e depois não quis mais dar vídeo, só que daquela vez, eu não havia instalado o drive usando o modo de compatibilidade.

Nunca ouvi falar nessa possibilidade de "estragar" um hardware por instalar driver para versões anteriores do Windows, o máximo que pode acontecer é deixar de funcionar. No seu caso aí seu problema talvez seria resolvido entrando no Windows pelo modo de segurança e removendo o driver com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Nunca ouvi falar nessa possibilidade de "estragar" um hardware por instalar driver para versões anteriores do Windows, o máximo que pode acontecer é deixar de funcionar. No seu caso aí seu problema talvez seria resolvido entrando no Windows pelo modo de segurança e removendo o driver com problema.

Nem eu acreditei naquilo quando eu vi. Mas ele não dá vídeo nem mesmo no post da BIOS. Já limpei memória, testei a fonte e, mesmo assim, ele só fica em uma tela preta. O HD dele aparentava funcionar normalmente nesse estado. Só não testei ele com uma placa de vídeo dedicada porque eu não tinha uma na epoca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BonecoBugado Eu recomendo mesmo é extrair os arquivos do driver e instalar pelo Gerenciador de Dispositivos. A arquitetura de drivers do Windows é a mesma desde o Vista e por isso muitos drivers antigos (como os de Windows 7 e 8.x) são compatíveis com o Windows 10.

 

Primeiro, sugiro que crie um ponto de restauração para caso algo dê errado. Baixe o instalador do driver (normalmente um executável) direto do site do fabricante/placa-mãe e extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta usando um software como 7-Zip ou WinRAR. Aperte a combinação de teclas Windows + R e digite devmgmt.msc. No Gerenciador de Dispositivos, procure pelo dispositivo em questão, clique com o botão direito do mouse sobre ele e vá em Atualizar driver. Selecione "Procurar drivers em meu computador". Agora, escolha a pasta para onde você extraiu os arquivos do driver. Certifique-se que a caixa "Incluir subpastas" está marcada e clique em Avançar. Aguarde a instalação e, se necessário, reinicie o Windows.

 

Inclusive, fuja do Driver Booster e programas similares. Eles são causadores comuns de diversos problemas, desde erros específicos até telas azuis.

 

1 hora atrás, BonecoBugado disse:

Eu me lembro que eu já estraguei o vídeo onboard de um computador que eu já tive, instalando o drive do Windows 7 nele sendo que o meu computador usava o Windows 8.1 na época. Ele funcionou bem durante uns dias e depois não quis mais dar vídeo, só que daquela vez, eu não havia instalado o drive usando o modo de compatibilidade.

 

Não acho provável que o causador tenha sido o driver. O defeito muito provavelmente foi causado por outro fator.

 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Um detalhe é que você tem que dar um jeito de impedir que o Windows Update atualize para a outra versão sozinho novamente, pois isso estava acontecendo no notebook.

 

@GuilhermeGB Isso é muito difícil de acontecer. Drivers básicos do Windows possuem uma data bem antiga (2006) e por isso não devem substituir drivers de terceiros. No seu caso, algum driver mais simples, do próprio fabricante, deveria estar sendo baixado pelo Windows Update. Nesta ocasião, basta desativar a instalação automática de drivers do Windows Update.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...