Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUF Gaming B460M-Plus é uma boa escolha para o processador i5-9400F?


Posts recomendados

Minha placa-mãe é uma H310M-E/BR, vou troca-lá por uma TUF GAMING B460M-PLUS e quero saber se essa placa é boa e se o processador I5 9400F é bom, estou com ele nesse momento, comprei ele a 3 anos atrás, não irei trocá-lo de forma alguma porque não tenho dinheiro, me mandem recomendações por favor. E também se o socket do meu processador é compatível com a placa-mãe tuf gaming b460m-plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

B460 não é compatível com LGA 1151, é uma placa LGA 1200 para processadores de 10ª geração. Não vejo nenhum motivo para trocar sua placa-mãe também, só vai precisar trocar se for mudar o processador.

pesquisei melhor e a TUF Gaming B360M Aorus Gaming 3 é compatível com o LGA 1151. Quero trocar essa placa-mãe porque quero comprar um SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s e essa placa-mãe suporta apenas 800MB/s em leitura e gravação (eu acho). A TUF Gaming B360M Aorus Gaming 3 é boa para esse caso? O problema é que ela suporta apenas 2666mhz de frequência da memória RAM, e quero pegar uma com 16gb e 3600mhz de frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

Quero trocar essa placa-mãe porque quero comprar um SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s e Gravações: 2400MB/s e essa placa-mãe suporta apenas 800MB/s em leitura e gravação (eu acho).

Sua H310M-E é limitada a velocidades PCI-Express Gen3 x2, isso é, terá suporte a velocidades de até 2000MB/s mesmo com SSDs mais rápidos que isso. Lembrando que essas velocidades altas só são alcançadas pelo SSD em leitura e escrita sequencial, que se limita mais a casos específicos, geralmente quando você podia um arquivo de um lugar para outro. Durante uso comum do computador, acessando a internet, usando programas e rodando jogos, a velocidade de acesso aleatório de um SSD é de alguns MB/s, e nesse caso quase não tem diferença entre um SSD simples de 500MB/s e um modelo de 5000MB/s, por exemplo.

 

20 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

pesquisei melhor e a TUF Gaming B360M Aorus Gaming 3 é compatível com o LGA 1151.

Tem uma confusão aí, TUF Gaming é uma placa ASUS, e Aorus Gaming é um placa-mãe Gigabyte. Independente disso, as duas são limitadas a PCI-Express Gen3 x4, que limita a velocidade de SSDs NVMe até 4000MB/s. Mas como eu expliquei antes, essa velocidade é apenas em leitura e escrita sequencial, não vai mudar em praticamente nada o uso comum do PC. Ao meu ver a troca de placa-mãe é inviável.

 

24 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

O problema é que ela suporta apenas 2666mhz de frequência da memória RAM, e quero pegar uma com 16gb e 3600mhz de frequência.

O problema não é a placa-mãe, seu processador só trabalha com memórias de até 2666MHz. Acima dessa velocidade precisaria fazer overclock em placas chipset Z390, o que é totalmente inviável. Memórias de maior velocidade funcionam normalmente em velocidades mais baixas, mas com certeza você deve economizar uns trocados comprando memórias apropriadas para a velocidade de 2666MHz. Não recomendo a compra de um pente de 16GB, melhor usar um conjunto de dois pentes iguais de 8GB no seu PC, isso te dará melhor desempenho do que apenas um pente de 16GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sua H310M-E é limitada a velocidades PCI-Express Gen3 x2, isso é, terá suporte a velocidades de até 2000MB/s mesmo com SSDs mais rápidos que isso. Lembrando que essas velocidades altas só são alcançadas pelo SSD em leitura e escrita sequencial, que se limita mais a casos específicos, geralmente quando você podia um arquivo de um lugar para outro. Durante uso comum do computador, acessando a internet, usando programas e rodando jogos, a velocidade de acesso aleatório de um SSD é de alguns MB/s, e nesse caso quase não tem diferença entre um SSD simples de 500MB/s e um modelo de 5000MB/s, por exemplo.

 

Tem uma confusão aí, TUF Gaming é uma placa ASUS, e Aorus Gaming é um placa-mãe Gigabyte. Independente disso, as duas são limitadas a PCI-Express Gen3 x4, que limita a velocidade de SSDs NVMe até 4000MB/s. Mas como eu expliquei antes, essa velocidade é apenas em leitura e escrita sequencial, não vai mudar em praticamente nada o uso comum do PC. Ao meu ver a troca de placa-mãe é inviável.

 

O problema não é a placa-mãe, seu processador só trabalha com memórias de até 2666MHz. Acima dessa velocidade precisaria fazer overclock em placas chipset Z390, o que é totalmente inviável. Memórias de maior velocidade funcionam normalmente em velocidades mais baixas, mas com certeza você deve economizar uns trocados comprando memórias apropriadas para a velocidade de 2666MHz. Não recomendo a compra de um pente de 16GB, melhor usar um conjunto de dois pentes iguais de 8GB no seu PC, isso te dará melhor desempenho do que apenas um pente de 16GB.

Eu tenho 1 pente de 8GB de 2666mhz de frequência, se eu pegar um com 16GB com 2666mhz de frequência também as duas não trabalham em dual channel normalmente? Dessa forma eu ficaria com 24GB de memória RAM. Qual SSD é melhor eu comprar? O Sata III ou o M2 NVMe? Quero comprar para jogar Warzone e jogos desse tipo mais pesados, apenas jogo e mexo na internet, mas como o jogo é pesadíssimo como o Warzone acho que é necessário um SSD e memória RAM extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

Eu tenho 1 pente de 8GB de 2666mhz de frequência, se eu pegar um com 16GB com 2666mhz de frequência também as duas não trabalham em dual channel normalmente? Dessa forma eu ficaria com 24GB de memória RAM.

Não é um boa ideia misturar nem dois pentes diferentes da mesma capacidade, pois isso pode gerar instabilidade no funcionamento. Usando dois pentes de capacidades diferentes resulta no modo flex, onde apenas os primeiros 8GB da RAM de 16GB vão funcionar em Dual Channel com o pente de 8GB, enquanto os outros 8GB vão funcionar em Single Channel.

 

17 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

Qual SSD é melhor eu comprar? O Sata III ou o M2 NVMe?

Atualmente o SSDs NVMe mais simples estão praticamente o mesmo preço dos modelos SATA, então na maioria das situações os NVMe são mais interessantes.

 

17 minutos atrás, LucksOfMythical disse:

Quero comprar para jogar Warzone e jogos desse tipo mais pesados, apenas jogo e mexo na internet, mas como o jogo é pesadíssimo como o Warzone acho que é necessário um SSD e memória RAM extra.

Errado, SSD não afeta absolutamente nada no desempenho de jogos, apenas o tempo de loading se instalar os jogos nele. A RAM, sim, tem um impacto direto na estabilidade dos FPS, 8GB realmente não são suficientes para rodar Warzone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é um boa ideia misturar nem dois pentes diferentes da mesma capacidade, pois isso pode gerar instabilidade no funcionamento. Usando dois pentes de capacidades diferentes resulta no modo flex, onde apenas os primeiros 8GB da RAM de 16GB vão funcionar em Dual Channel com o pente de 8GB, enquanto os outros 8GB vão funcionar em Single Channel.

 

Atualmente o SSDs NVMe mais simples estão praticamente o mesmo preço dos modelos SATA, então na maioria das situações os NVMe são mais interessantes.

 

Errado, SSD não afeta absolutamente nada no desempenho de jogos, apenas o tempo de loading se instalar os jogos nele. A RAM, sim, tem um impacto direto na estabilidade dos FPS, 8GB realmente não são suficientes para rodar Warzone.

Por essas informações acho melhor comprar um NVMe com uns 1500MB/s de velocidade. Sobre a memória RAM, é melhor comprar um kit com 2 pentes de 8GB ou comprar apenas um e usar junto com a minha memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LucksOfMythical disse:

Por essas informações acho melhor comprar um NVMe com uns 1500MB/s de velocidade. Sobre a memória RAM, é melhor comprar um kit com 2 pentes de 8GB ou comprar apenas um e usar junto com a minha memória RAM?

Então, o certo mesmo é sempre comprar um conjunto de pentes exatamente iguais pra reduzir a chance de qualquer instabilidade. Mas você pode optar também por um outro pente de 8GB o mais próximo possível do seu atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...