Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Backplate da RTX 3080Ti extremamente quente, é normal?


Posts recomendados

Bom dia pessoal, não tenho experiência com muitas placas de vídeo porém comprei uma 3080 ti Aorus Master e com menos de 5 min de Warezone ou também estava testando o beta(Vanguard) o backplate da placa fica tão quente mas tão quente a ponto de não poder colocar a mão. Acredito que não seja normal, o sensor não passa dos 80 graus mas começou a fazer um barulho estranho nas fans... fica estão quente que o vidro do gabinete tambem esquenta muito... o que melhorou foi tirar o vidro e deixar o gabinete sem vidro e assim o sensor da placa ficou entre 75 e 77.

Fiz também o teste de performance onde tive a pontuação de 19000 e pouco... muito longe da pontuação da 3080 ti mesmo que é mais de 26000.

Agora se não abro nenhum jogo o backplate fica quente mas não queima a mão.

Como recebi essa placa ontem tenho 7 dias para devolver, so queria saber de vocês aqui que sao experts se isso é normal. 

Meu PC é um Ryzen 9 5900xt, Walter 280mm, gabinete nzxt H510 com 2 fans para tirar o ar quente(fans originais que vem no gabinete), memoria 32gb 3000mhz, fonte 1000w

Muito obrigado pessoal.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pdcomxd9 disse:

Bom dia pessoal, não tenho experiência com muitas placas de vídeo porém comprei uma 3080 ti Aorus Master e com menos de 5 min de Warezone ou também estava testando o beta(Vanguard) o backplate da placa fica tão quente mas tão quente a ponto de não poder colocar a mão. Acredito que não seja normal, o sensor não passa dos 80 graus mas começou a fazer um barulho estranho nas fans... fica estão quente que o vidro do gabinete tambem esquenta muito... o que melhorou foi tirar o vidro e deixar o gabinete sem vidro e assim o sensor da placa ficou entre 75 e 77.

80ºC pra um ser humano é BEM desconfortável.. Pra eletrônico, mais um dia normal..

 

Nessas placas topo de linha, vem sendo bem comum eles usarem o backplate, como uma forma secundária de dissipar calor e não apenas como elemento estrutural.. Afinal, tem um chip gerando mais de 300 Watts de calor aí.. Qualquer coisa que ajude a dissipar isso, ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pdcomxd9 Já de inicio esse gabinete deve virar uma verdadeira sauna só de ter 2 ventoinhas para saída de ar, e por ser mid tower, seu equipamento gera muito calor por conta da potência das peças, acredito que você acertou nos equipamentos e errou no principal que seria o gabinete para suportar tudo isso, recomendo realizar a alteração para algum mais ventilado, se eu tivesse condições de montar um PC High-End como esse investiria um pouco mais em um Lian Li. Referente a placa de vídeo tenta realizar um undervolt para ver se diminui um pouco esse calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@pdcomxd9 cara comprei uma ASUS TUF 3080 TI hoje. Realizei alguns testes in game com gráficos no alto e 4K. Fiquei impressionado com as temperaturas dela também, e acontece exatamente a mesma coisa comigo, coloco a mão no backplate dela e não consigo deixar UM SEGUNDO que a mão queima. As temperaturas jogando batem 80 graus fácil e isso com as ventoinhas girando em 70%. Estou achando muito estranho. Será que todas as 3080 estão nesse nível? Complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Rüdell disse:

cara comprei uma ASUS TUF 3080 TI hoje. Realizei alguns testes in game com gráficos no alto e 4K. Fiquei impressionado com as temperaturas dela também, e acontece exatamente a mesma coisa comigo, coloco a mão no backplate dela e não consigo deixar UM SEGUNDO que a mão queima. As temperaturas jogando batem 80 graus fácil e isso com as ventoinhas girando em 70%. Estou achando muito estranho. Será que todas as 3080 estão nesse nível? Complicado.

Absolutamente normal.. O "novo normal", em placas de vídeo High-End..

 

1020878740_Semttulo.png.f693c9bb9ee723eea12c92fbb3feb113.png

 

FONTE - https://www.techpowerup.com/review/evga-GeForce-RTX-3080-ti-ftw3-ultra/32.html

 

 

Essas placas demandam muita energia.. Estamos falando de 300, 350, até mais de 400 Watts em certos modelos.. Isso, a placa SOZINHA.. Toda essa energia, gera excelentes resultados no seu monitor, mas gera uma quantidade considerável de calor, pra ser dissipado.. A placa toda é feita pra dissipar esse calor, o que inclui o backplate.. Se ele tá fervendo, ótimo, tá cumprindo seu papel..

 

Tenha um gabinete com uma boa refrigeração, pra compensar o calor gerado, pelo monstro que adquiriu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@pdcomxd9 Cara vai depender do seu projeto... Gabinete, numero de fans... se mora em lugar quente.... tudo influencia na temperatura da GPU...

A minha aqui bate fácil os 70graus em dias quentes (29 a 32graus) mas creio que essa seja uma temperatura normal de trabalho. O que seria ruim... acima dos 90 a 95!

Colocar a GPU na vertival ajudou a reduzir a temperatura em pelo menos 4 a 6graus 

 

WhatsApp Image 2022-03-08 at 19.39.38.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-08 at 19.40.09.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...