Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU-Z reconhece a memória RAM mas o Windows não.


Dante135

Posts recomendados

Incialmente tinha 2x4Gb de Ram.

Recentemente adquri um pente de memória de 8Gb da Kingston para fazer um up no PC, todavia, quando coloco o pente de memória, o Windows  so reconhece 4Gb de Ram.

Quando tento ligar o PC so com esse pente de 8Gb, o PC nem liga.

Tentei então olhar pelo CPU-Z, so que la consta 12Gb.

Todas as memórias são de 1333mhz

placa-mãe: ZX-H61C V2.3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 mas na BIOS aparece o que? ela reconhece o dual channel ou apenas single?

Se a BIOS reconhecer o pente de 8gb você pode tentar usar o diagnostico de memória do windows para tentar resolver, se ela não reconhecer muito provável ser problema de hardware

9 minutos atrás, Dante135 disse:

Quando os pente de 8+4 estão conectados aparece no CPU-Z que estão em Single Channel.

Aparece que está em single?

Mande os modelos das memórias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Cara, estou com um problema parecido aqui. Meu PC está reconhecendo todos os pentes. Porém, na BIOS reconhece o dual channel mas tanto no Speeccy quanto no CPUz só reconhecem o single channel, será que algum problema desses programas? Meu pente é Hyperx 4GB 1866 e outro de 8GB Killisre 1866. O estranho que antes reconhecia o dual channel em tudo agora só reconhece na BIOS não sei o que aconteceu. Já testei 2x4 com as duas memória da hyperx que tenho aqui e é o mesmo problema, na BIOS aparece o dual mas nesses programas só aparece o single channel

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raylander de Jesus Ele reconhece o tamanha da memória (12GB) mas fala que está em single, esse seu caso parece ser mais problema de aplicativo mesmo. Qual Windows você utiliza? Pergunto pois no Windows 10 tem o diagnostico de memória do Windows que pode ajudar nesse caso, e nas propriedades do computador aparece que você tem 12GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Então brother, quando eu tento ligar o PC só com o pente de 8Gb,o PC nem liga, pórem,quando eu ligo ela junto com o outro pente de 4gb, o CPU-Z reconhece ela, so que o windows não.

Segue abaixo as fotos com o pente de 4+8 gb

 

8gb-1.PNG

8gb-2.PNG

8gb-5.PNG

8gb-6.PNG

@Marcelo_gs Eu notei algo bem peculiar, perceba que nas fotos que eu envie, o pente de 8gb consta está no slot2.

So que quando eu ligo os pentes de 4+4, o segundo pente consta que esta no slot 3

OBS: Minha placa-mãe só tem duas entradas para Ram. 

Vou enviar as fotos de quando estou com os dois pentes de 4.

Fiz o teste numa placa-mãe da Kazuk, e aconteceu a mesma coisa.

Pode ser algo relacionado a BIOS ou coisa parecida? Penso que se a memoria estiver com defeito, nem mesmo o CPU-Z reconheceria ela.

4gb.PNG

4gb-1.PNG

4gn-2.PNG

4gb-3.PNG

@Raylander de Jesus Isso ta bem estranho, cara

O meu reconhece quando ponho dois pentes de 4gb

Uma coisa que observei é que quando ligo o pente de 8gb, no CPU-Z reconhece como se ele estivesse no slot#2 e o de 4gb no slot#1

Quando ligo 2x4, aparece pra mim que esta em uso os slots 1 e 3.

Acredito que isso tem algo haver, uma vez que minha placa-mãe so tem entrada para dois pentes

@Marcelo_gs Utilizo o Windows 10 x64bits.

O windows não reconhece os 12gb, mas o cpu-z reconhece. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 Cara isso está bem estranho mesmo, vendo assim eu acho que o problema está no Windows mesmo, vai na barra de pesquisa da barra de tarefas e escreva "diagnostico de memória do Windows" siga os passos e veja se resolve alguma coisa. Como ele reconhece os 2x4 então descartamos a possibilidade de ser problema no slot da placa-mãe, porém pode ter algum problema na memória de 8gb ainda (mas acho difícil). Depois de realizar esse procedimento caso não resolva, entre na BIOS da sua placa-mãe e procure pelas configurações de memória, não mexa em nada por enquanto só tire foto da tela e mande aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Eu fiz 3 diagnósticos de memória ontem e só em um apitou, travou o sistema. Mas acho que foi memória mal encaixada. Nos outros 2 testes passou tranquilo. Vou fazer hoje de novo. E pesquisando achei um post aqui na comunidade de um cara com o mesmo problema que o meu ou seja, estou começando a achar que isso é algo no windows. No momento estou fazendo os testes aqui com os 2 pentes de 4gb da hyper x que tenho aqui. Continua o mesmo problema, na BIOS reconhece o dual mas no speeccy e cpuz não. 

 

Config; Windows 10 Home 64bits

Fx8370e 3,3ghz

2x4gb DDR3

N68 gs4 fx r2.0

 

E sim aparece os 12GB. Mas no momento estou testando as duas de 4gb.

 

A um mês mais ou menos eu formatei o PC pois estava muito tempo sem atualizar e depois que fiz essa atualização não conferi nada. Não sei se esse problema começou depois dessa formatação mas estou achando que sim.

 

IMG_20210924_145448316.jpg

IMG_20210924_145503917.jpg

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

IMG_20210924_145524031.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raylander de Jesus mas o seu sistema reconhece os 8gb né? Acabei me confundindo um pouco porque um é ao contrario do outro, o seu os aplicativos não reconhecem mas o sistema sim certo? O do outro amigo é os aplicativos que reconhecem a memória mas o sistema não.

No seu caso se o sistema reconhecer e as memórias passaram no teste o problema provavelmente é no cpu-z e speecy.

Em todo caso se você formatar novamente acredito que funcione normalmente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dante135 Pode ser defeito desse pente de memória.

Em 22/09/2021 às 15:35, Dante135 disse:

@Speedp50 Opa irmão, ainda não tentei limpar os slots. Pensei que se fosse sujeira interferindo nem o CPU-Z reconheceria, mas posso tentar.

Minha versão do windows é x64

Tentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 Se nem a BIOS reconhece a memória não tem muito o que fazer, tinha esperanças de que ela reconhecesse, você até pode por via das dúvidas baixar o programa memtest e executar (fica algumas horinhas fazendo o teste) mas muito provável que o problema é o módulo de memória mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Tive o mesmo problema com a placa-mãe gigabyte A520M DS3H. Onde após colocar duas memórias slots A2 e B2 de memórias Husky (orientação estampada na própria placa), e usar o PC. Depois que adquiri mais duas memórias idênticas as já instaladas, aconteceu esse problema de reconhecimento apenas de duas delas. Tentei tirar e recolocar as memórias e tanto o BIOS como o sistema reconhecia todas. Porém, ao desligar e horas depois ligar o PC, o BIOS reconhecia somente duas das memórias. O CPU-Z reconhecia. Tentei várias alternativas. Mas o que funcionou e resolveu de vez o problema, foi "ressetar" o BIOS através do "jumper" do CMOS (usando uma chave de fendas fazendo contato com os dois pinos), ligando o sistema e entrando no BIOS, lá estava o reconhecimento dos 4 pentes de memória. 

Obs. o Que suponho, no meu caso, é que ficou gravado a informação inicial de apenas dois pentes, e quando "ressetei" o BIOS, e instalei os quatro "pentes", gravei a alteração, salvando e reiniciando sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 11 meses depois...

meu problema parecido com o do @pecoruja , a mesma placa-mãe , porém a BIOS não reconhece os pente somente o CPUZ , ja atualizei a BIOS e mesmo assim não reconhece, tenho 2 memórias antigas que funciona testei 2 as 2 funciona normal 

 quando coloco as 4 (ambas mesma marca ) não funciona nem somente 1 nova 2 nova também não funciona, não consegui fazer esse reset de jumper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...