Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar BIOS da B450m Aorus Elite


Kauan Barros
Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Boa noite pessoa, estou com uma duvida e gostaria que vocês me ajudassem a sanar ela.

Tenho uma placa-mãe b450m aorus elite com um Ryzen 7 3700x mas to com um Ryzen 7 5800x para chegar e preciso atualizar a BIOS mas a minha duvida é se preciso atualizar uma por uma ou posso ir direto para a ultima.

A versão da minha BIOS atual é a F3 que da suporte aos Ryzen 3000 e XT e a logo em seguida tem a BIOS F4 e ai vem a BIOS F61 que da suporte aos Ryzen 4000 e 5000 e depois tem tambem a F62 e F63b, ai tipo umas pessoas me informaram que posso atuaizar direto para F63b mas outras me dissera que tenho que atualizar uma por uma quando a fabricante informa em vermelho. EX: Para atualizar para essa versão necessita ter a versão tal. Aí tipo quero saber certinho se atualizo para ultima direto ou uma por uma. Vou deixar o link da minha placa-mãe  https://www.gigabyte.com/Motherboard/B450M-AORUS-ELITE-rev-1x/support#support-dl-BIOS

unknown.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauan Barros Prezado amigo, tenho experiência com Gigabyte, o senhor tem que atualizar uma por uma mesmo, ao qual a fabricante recomenda, para evitar problemas. Espero que tenha ajudado, peço que marque minha resposta como solução. Caso tenha mais dúvida é só perguntar. E se possível peço que poste se quiser se deu tudo certo. Mas fique tranquilo, vai dar tudo certo sim. Pois a Gigabyte que recomenda atualizar uma por uma em suas placas mães quando estão em vermelho. É simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A Gigabyte parece ser a única marca que precisa atualizar na ordem, ou corre o risco de dar problema aí. Se sua placa tivesse a função Q-Flash Plus que consegue atualizar a BIOS sem nenhum hardware instalado, arrisco dizer que daria pra colocar qualquer versão de cara. Não recomendo parar na AGESA 1.2.0.0 também, essa BIOS tem alguns relatos de instabilidades em todas as marcas de placas. Instale até a última versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu tenho uma b450 aorus pro wifi, a minha está na versão 51. Que vai até nos Ryzen 3000. Está na garantia, me recomenda ir pra ultima versão também? E tenho uma x570 master. A master está na F30. Eu particulamente não tive problemas com o usb da placa pra ter instabilidade. Também me recomenda atualizar? 

@Kauan Barros Amigo o senhor tem que ir no site da sua placa-mãe,  eu tenho uma parecida com a sua e o passo a passo é instalar uma por uma pra evitar problema. Vai por mim! Eu realmente ainda não atualizei a minha, eu já tive uma Gigabyte fui pra ultima versão, quebrei a cara minha placa ficou apresentando problemas ai tive que assionar o rma e me mandaram outra aorus master

@Kauan Barros Faça como o amigo ali também falou, atualiza na ordem pra evitar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ETC9007 disse:

@GuilhermeGB Eu tenho uma b450 aorus pro wifi, a minha está na versão 51. Que vai até nos Ryzen 3000. Está na garantia, me recomenda ir pra ultima versão também? E tenho uma x570 master. A master está na F30. Eu particulamente não tive problemas com o usb da placa pra ter instabilidade. Também me recomenda atualizar? 

Atualize apenas se tiver um motivo específico pra isso. Minha MSI veio de fábrica com BIOS AGESA 1.0.0.6, só atualizei para a última versão com AGESA 1.2.0.2 porque senti ela meio instável, estava dando problemas pra entrar na BIOS as vezes e não estava subindo a tensão da memória pra 1.4V, no restante aparentemente estava normal. Provavelmente era um problema exclusivo do meu modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauan Barros Eu estou com vontade de atualizar a minha também. Meter o Ryzen 5000 e acabou. Eu ia pegar o 3000, mas queria saber tua opinião. Sua placa ficou suave? O vrm da sua placa? Com esse super processador?

@GuilhermeGB A minha placa tão relatando problemas de USB não funcionar, eu particularmente, segundo a própria AMD foi constatado um bug que foi resolvido. Então eu posso atualizar a minha de boa também? Ou melhor deixar ela de fábrica como está então? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ETC9007 disse:

@GuilhermeGB A minha placa tão relatando problemas de USB não funcionar, eu particularmente, segundo a própria AMD foi constatado um bug que foi resolvido. Então eu posso atualizar a minha de boa também? Ou melhor deixar ela de fábrica como está então? 

Você disse que está na F50, que no site da Gigabyte é AGESA 1.0.0.6, os bugs com USB apareceram na versão 1.2.0.0 e foi corrigido nas versões posteriores.

 

Só corrigindo que eu disse que minha placa estava na versão 1.0.0.6, mas na verdade estava na 1.1.0.0.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ETC9007 O vrm dela ta suave com o Ryzen 7 3700x, nunca tive uma instabilidae nela, só estava procurando informações sobre atualizar a BIOS pois logo logo irei colocar um 5800x nela, tipo eu nunca atualizei BIOS mas de resto no PC ja fiz de tudo kk, mas então quando o 5800x chegar eu irei atualizar uma por uma, são 4 versões e BIOS até a ultima, vou fazer isso em uma dia que estiver tudoi calmo kkk mó medo de acabar a energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB E a gigabyte aorus master x570? A minha está na versão F30 AMD AGESA ComboV2 1.0.8.1 for AMD Ryzen 5000 processors support

@GuilhermeGB o senhor vê necessidade de mexer na BIOS? Aparentemente está tudo norma funcionando... 

@GuilhermeGB Só a aorus b450 que eu estou querendo atualizar, não sei se compro ou não o Ryzen 7 3800XT ou o Ryzen 5 5600x. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção a todos.

Fiz esse procedimento de atualização da BIOS para ir de um R7 1800X para um R5 5600X, só que e´uma placa ASRock X470 Master.

Na BIOS da ASRock tem uma série de avisos sobre a não utilização das BIOS posteriores, até uma determinada família, então eles dizem que dá zebra caso não seja específico para o Ryzen da determinada família(todos os Ryzen tem um nome da família de processadores).

Então o entusiasmo do usúario de atualizar a BIOS só se justifica se ele tiver mesmo um processador na mão da família 5XXX.

Existe um aviso bem claro de que não há possibilidade de volta ás versões antigas, então existe o risco de ter que gravar uma nova BIOS na PROM da MB.

Façam como cada fabricante orienta.

PS: se bem que após a atualização da BIOS de minha MB o 1800X continuou funcionando na boa, mas pode ser alguma exceção, não recomendo atualizar a menos que vá mesmo instalar uma Ryzen 5XXX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB A AMD afirma que os problemas relacionados a portas USB de placas-mãe séries 500 e 400 já foram identificados e atualização da BIOS deve ficar disponível para os usuários no começo de abril.

 

Cada fabricante possui sua política própria para liberar atualizações de BIOS, então é possível que alguns modelos específicos possam receber versões BETA da nova BIOS antes desse prazo, já com a AGESA 1.2.0.2.

 

Fonte: Adrenaline. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ETC9007 disse:

@GuilhermeGB Sim eu ouvi falar que a AMD coletou informações dos usuário, mas não entendi de qual versão começou a dar estes bugs, poderia me passar a fonte pra mim ler?

Tem esse post no Reddit da própria AMD comentando o caso, eles lançaram o AGESA 1.2.0.2 para resolver o problema: 

 

 

2 minutos atrás, PedraX disse:

Atenção a todos.

Fiz esse procedimento de atualização da BIOS para ir de um R7 1800X para um R5 5600X, só que e´uma placa ASRock X470 Master.

Na BIOS da ASRock tem uma série de avisos sobre a não utilização das BIOS posteriores, até uma determinada família, então eles dizem que dá zebra caso não seja específico para o Ryzen da determinada família(todos os Ryzen tem um nome da família de processadores).

Então o entusiasmo do usúario de atualizar a BIOS só se justifica se ele tiver mesmo um processador na mão da família 5XXX.

Existe um aviso bem claro de que não há possibilidade de volta ás versões antigas, então existe o risco de ter que gravar uma nova BIOS na PROM da MB.

Façam como cada fabricante orienta.

PS: se bem que após a atualização da BIOS de minha MB o 1800X continuou funcionando na boa, mas pode ser alguma exceção, não recomendo atualizar a menos que vá mesmo instalar uma Ryzen 5XXX.

No caso, o suporte supostamente removido das placas-mãe é para processadores Zen e Zen +, por exemplo, mas a compatibilidade ainda é garantida para processadores Zen 2 e Zen 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ETC9007 disse:

@GuilhermeGB Sim, mas quando que as pessoas começaram a ter problemas? Por que no meu caso eu não tenho problemas, o senhor relatou ser a partir do AGESA 1.2.0.0 e eu queria a fonte. :( Aí so fala da atualização beta.

Eu tinha lido em algum lugar que algumas pessoas tiveram o problema depois de atualizarem suas BIOS para suportar processadores Ryzen 5000, mas talvez tenha aparecido em alguma versão anterior que quase ninguém ligou de atualizar antes dessa versão. Vi também alguns relatos de problemas nas B450 com a versão que adicionou suporte para Ryzen 5000, principalmente com questão de compatibilidade com memórias de alta frequência com processadores Zen 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Então o melhor a fazer mesmo é deixar na versão de fábrica mesmo né? A minha B450 melhor eu pegar o R7 5800XT mesmo né? 

@GuilhermeGB Sim o mais interessante é que essa atualização que a AMD lançou, no site da gigabyte da b450 aorus pro wifi, eles pulam da 1.2.0.0 pra 1.2.0.3B... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...