Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre configuração com R5 2400G + GA-AB350M-DS3H V2 + 16GB 3200 MHz


Posts recomendados

Vou montar um PC de entrada mês que vem e to querendo umas dicas e esclarecimentos sobre as peças que eu escolhi, segue a config:

 

Processador: Ryzen 5 2400g

Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

RAM: 2x 8gb DDR4 3200mhz da Team Group(esse eu já comprei)

HD: 2TB da seagate

SSD: 240gb da kingston

Fonte: corsair cx650 80 plus bronze

 

O processador deve ser esse mesmo porque eu não vou poder comprar placa de video agora porque o preço simplesmente não da. Na placa-mãe eu to com bastante duvida, não devo pegar a b450 porque pelo pouco que li não muda muita coisa entre a b350 e ela e o preço é muito mais elevado pro orçamento que eu tenho e não sei se esse modelo da b350 é realmente bom(se tem dissipador suficiente no vram ou se aguenta OC leve pra mediano). HD e SSD eu tb não entendo muito, se tiverem alguma dica pra dar eu to aceitando. A fonte também é outra que eu to muito confuso, essa cx650 ta mais barata que uma cx450 e eu quero saber se eu vou chegar perto, mesmo com OC, de usar esses 650W ou os 450W são mais do que suficientes pra aguentar essa config. A fonte de 650 é essa: https://www.corsair.com/pt-pt/cx-series-cx650-650-watt-80-plus-bronze-certified-atx-psu-eu

 

To montando esse PC pensando em fazer alguns upgrades no futuro como pegar uma rx 570 ou similares, nada absurdo tipo uma 3080

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do valor deles. Por exemplo, Esse 2400G só acho por 2000 reais. E o 4350G eu consigo achar em kits upgrade mais barato. 

A fonte está bem exagerada. Procure a Pylon 550W, CV550. Sobre a placa-mãe, a B450M pode valer a pena se estiver pensando em um up futuro pra um processador que não seja APU (5600X, por exemplo).

SSD, se for ir de sata, tem Patriot Elite, BX500, WD Blue. Sugiro um desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Math.Pi disse:

Depende do valor deles. Por exemplo, Esse 2400G só acho por 2000 reais. E o 4350G eu consigo achar em kits upgrade mais barato. 

 

po, achei o 2400g por menos de R$1500, kit upgrade já não vale mais tanto porque já comprei memoria ram

 

17 horas atrás, Math.Pi disse:

A fonte está bem exagerada. Procure a Pylon 550W, CV550.

a cx450 não serve?

 

17 horas atrás, Math.Pi disse:

Sobre a placa-mãe, a B450M pode valer a pena se estiver pensando em um up futuro pra um processador que não seja APU (5600X, por exemplo).

upgrade que eu penso mesmo é só colocar uma placa de video tipo uma rx 570, uma 1080 ti ou uma 1660 super, upgrade em processador se eu fosse fazer eu iria optar por pular umas gerações, pegar um Ryzen 7 ou 9 da vida(e consequentemente trocando a placa-mãe). Meu medo mesmo é saber se ela aguenta bem essa config com ou sem OC

7 horas atrás, Andros Santos disse:

Por quanto ta saindo essa configuração?

entre R$3500 e R$4000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Andros Santos disse:

Se procurar com calma R$4000 da pra  montar um com Ryzen 5 5600G

O preço da 5600g não vale a pena, é quase R$700 de diferença pra entregar quase a mesma coisa em uma máquina sem gpu dedicada. Um dos poucos upgrades que eu pretendo fazer é colocar uma gpu dedicada no futuro e talvez vender a apu pra comprar uma cpu melhor tipo uma Ryzen 5 3600. Acho muito difícil pra quase impossível eu querer pegar uma cpu da quarta geração pra precisar de uma b450

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2021 às 14:40, Yury Rodrigues disse:

O preço da 5600g não vale a pena, é quase R$700 de diferença pra entregar quase a mesma coisa em uma máquina sem gpu dedicada. Um dos poucos upgrades que eu pretendo fazer é colocar uma gpu dedicada no futuro e talvez vender a apu pra comprar uma cpu melhor tipo uma Ryzen 5 3600. Acho muito difícil pra quase impossível eu querer pegar uma cpu da quarta geração pra precisar de uma b450

700 reais de diferença para um processador praticamente 2x melhor que o Ryzen 5 2400G, o vídeo integrado do 5600G (RX Vega 7 revisada) é o segundo melhor (perdendo apenas para o Ryzen 7 5700G com uma RX Vega 8 revisada) possui otimização com DX11 onde em jogos com essa API gráfica pode chegar ao desempenho de uma GTX 750 Ti (normalmente possui um desempenho semelhante a uma RX 550)

https://technical.city/pt/cpu/Ryzen-5-PRO-2400G-vs-Ryzen-5-5600G

 

Se pegares o 2400g não compensa atualizá-lo para o 3600, o custo não justificaria a melhora, no mínimo o 5600x seria mais compensador principalmente porque você pensa em adquirir um VGA dedicada futuramente, mas eu ainda ficaria com o 2400g e só pensaria em trocar quando estivesse dando gargalo na GPU (caso optes por ele mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RaposaFeroz disse:

700 reais de diferença para um processador praticamente 2x melhor que o Ryzen 5 2400G, o vídeo integrado do 5600G (RX Vega 7 revisada) é o segundo melhor (perdendo apenas para o Ryzen 7 5700G com uma RX Vega 8 revisada) possui otimização com DX11 onde em jogos com essa API gráfica pode chegar ao desempenho de uma GTX 750 Ti (normalmente possui um desempenho semelhante a uma RX 550)

https://technical.city/pt/cpu/Ryzen-5-PRO-2400G-vs-Ryzen-5-5600G

Tudo bem, entendi essa parte mas não vale eu gastar tanto mais numa apu que eu não vou manter por tanto tempo assim nem vou exigir rodar coisas pesadas nela em config média-alta. Meu orçamento ta bem apertado.

 

7 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Se pegares o 2400g não compensa atualizá-lo para o 3600, o custo não justificaria a melhora, no mínimo o 5600x seria mais compensador principalmente porque você pensa em adquirir um VGA dedicada futuramente, mas eu ainda ficaria com o 2400g e só pensaria em trocar quando estivesse dando gargalo na GPU (caso optes por ele mesmo)

Se não vale atualizar pro Ryzen 5 3600 será que vale eu gastar um pouquinho mais e pegar a b450 da ASUS pra futuramente pegar uma Ryzen 7 de quarta? Eu sei que ela não vale muito a pena por causa dos dissipadores no vram, já li muito isso aqui no fórum mas não acho que eu conseguiria pegar outra por causa do orçamento

 

Uma dúvida, provavelmente estúpida, mas válida pra um leigo no assunto: uma boa refrigeração, coolers suficientes, compensam a quantidade insuficiente de dissipadores no vram e RAM?

7 horas atrás, Math.Pi disse:

 

Tem Sata e M.2 NVMe, que é uma tecnologia mais nova e melhor. A diferença, dependendo do uso, é praticamente nenhuma.

Inicialmente eu vou usar o SSD só pra colocar o sistema pra um boot mais rápido. Talvez no futuro eu substitua pra um de 960gb pra colocar os principais jogos e programas que eu uso no dia a dia. Muda alguma coisa pra esses usos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Tudo bem, entendi essa parte mas não vale eu gastar tanto mais numa apu que eu não vou manter por tanto tempo assim nem vou exigir rodar coisas pesadas nela em config média-alta. Meu orçamento ta bem apertado.

Ok, compreendo essa questão também, só quis ressaltar e justificar o motivo de terem te indicado o 5600G que a longo prazo é uma compra melhor, não precisaria trocar de CPU por muitos anos.

 

5 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Se não vale atualizar pro Ryzen 5 3600 será que vale eu gastar um pouquinho mais e pegar a b450 da ASUS pra futuramente pegar uma Ryzen 7 de quarta?

Se a diferença de preço entre a B450 e B350 não for muita, pode valer a pena sim você pelo menos migrar para o B450 para ter mais opções de upgrade se os preços ficarem mais acessíveis futuramente, mas, definitivamente não valeria muito a pena migrar para o Ryzen 7 a não ser que você ache uma promoção imperdível dele, para jogos, vai sobrar muita CPU e entre a 4th geração e a 5th geração, não precisamos nos aprofundar muito no tema, valeria bem mais a pena você migrar para a 5th geração, que tem melhor custo-benefício tanto em desempenho quanto em longevidade e também, você já estaria na última geração lançada para o socket AM4 logo, a longo prazo os possíveis upgrades já seriam no AM5 ou AM6 (depende como a AMD vai lançar seus próximos sockets)

 

5 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Uma dúvida, provavelmente estúpida, mas válida pra um leigo no assunto: uma boa refrigeração, coolers suficientes, compensam a quantidade insuficiente de dissipadores no vram e RAM?

Quanto a essa pergunta, você deve estar se referindo aos VRMs e sim, uma boa ventilação interna com um bom fluxo de ar ajuda bastante a diminuir a carga de temperatura em cima dos VRMs mas não fazem milagres, essas placas mãe geralmente suportam bem processadores até 65 TDP (O Ryzen 7 5700G é um exemplo) acima disso, já seria recomendável um dissipador neles principalmente se você tem intenção de realizar overclock (o que nunca é uma boa ideia se você NÃO pensa em atualizar seu hardware tão cedo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Inicialmente eu vou usar o SSD só pra colocar o sistema pra um boot mais rápido. Talvez no futuro eu substitua pra um de 960gb pra colocar os principais jogos e programas que eu uso no dia a dia. Muda alguma coisa pra esses usos?

Nesse caso, não precisa ser NVMe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Ok, compreendo essa questão também, só quis ressaltar e justificar o motivo de terem te indicado o 5600G que a longo prazo é uma compra melhor, não precisaria trocar de CPU por muitos anos.

O quão bom é o 5600g como uma CPU? Qual outro Ryzen se iguala à ele em desempenho?

 

10 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Se a diferença de preço entre a B450 e B350 não for muita, pode valer a pena sim você pelo menos migrar para o B450 para ter mais opções de upgrade se os preços ficarem mais acessíveis futuramente, mas, definitivamente não valeria muito a pena migrar para o Ryzen 7 a não ser que você ache uma promoção imperdível dele, para jogos, vai sobrar muita CPU e entre a 4th geração e a 5th geração, não precisamos nos aprofundar muito no tema, valeria bem mais a pena você migrar para a 5th geração, que tem melhor custo-benefício tanto em desempenho quanto em longevidade e também, você já estaria na última geração lançada para o socket AM4 logo, a longo prazo os possíveis upgrades já seriam no AM5 ou AM6 (depende como a AMD vai lançar seus próximos sockets)

A diferença de preço entre a b350 da gigabyte e a b450 da ASUS não é tão grande mas se for comparar com uma steel legend ou aorus elite já fica mais salgado. porque não vale migrar pro Ryzen 7? sobrar CPU não é algo bom? Aliás, não sabia que os Ryzen já estavam na quinta geração, achei que o zen 3 tinha sido o último lançado.

 

10 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Quanto a essa pergunta, você deve estar se referindo aos VRMs e sim, uma boa ventilação interna com um bom fluxo de ar ajuda bastante a diminuir a carga de temperatura em cima dos VRMs mas não fazem milagres, essas placas mãe geralmente suportam bem processadores até 65 TDP (O Ryzen 7 5700G é um exemplo) acima disso, já seria recomendável um dissipador neles principalmente se você tem intenção de realizar overclock (o que nunca é uma boa ideia se você NÃO pensa em atualizar seu hardware tão cedo)

Então não teria problema pegar a b450 da ASUS já que Ryzen 5 2400g e 5600g também são 65 TDP? E provavelmente não farei overclock, 30 a 40 fps consistente em 720p já ta de bom tamanho pra mim, não sou muito exigente. 

 

É possível comprar os dissipadores do VRM separado? E se sim, são caros a ponto de não valer a pena comprar separado? Isso resolveria o problema da b450 da ASUS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

O quão bom é o 5600g como uma CPU? Qual outro Ryzen se iguala à ele em desempenho?

Desempenho idêntico ao i7 10700K e um pouco pior que o Ryzen 7 3700x (mesmo possuindo menos núcleos)

 

8 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

porque não vale migrar pro Ryzen 7? sobrar CPU não é algo bom?

custo-benefício, você vai gastar mais no hardware em geral para poder usufruir do potencial do Ryzen 7 ou superiores, em jogos mesmo essa diferença de processadores 6/12 para 8/16 ou 10/20 é praticamente nula, pois ainda não temos jogos que tiram proveito de muitos núcleos e mesmo que tivesse, a GPU ainda continuaria sendo o componente principal no desempenho do jogo, CPU faz apenas um complemento.

A situação seria diferente se você fosse usar o computador para trabalhar, dependendo da atividade exercida um processador 8/16 ou 10/20 renderiam muito mais a longo prazo que um 6/12.

 

Sobre "sobrar CPU" é bom sim mas você vai gastar mais por isso, como você mesmo disse que o orçamento é apertado valeria mais a pena destinar a diferença para outro componente.

 

8 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Aliás, não sabia que os Ryzen já estavam na quinta geração, achei que o zen 3 tinha sido o último lançado.

Quando eu falei 5th geração eu não me referi a arquitetura e sim ao modelo de processador lançado, mas existem atualmente 4 gerações de arquitetura Ryzen (Zen, Zen+, Zen2 e Zen3) sendo que os Ryzen 4000 e 5000 são Zen3, obviamente a linha 5000 otimizou a capacidade do Zen3.

 

8 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Então não teria problema pegar a b450 da ASUS já que Ryzen 5 2400g e 5600g também são 65 TDP?

Não, problema nenhum, se você usar o processador como ele veio de fábrica essa placa-mãe não vai superaquecer os VRMs, lembrando que ainda assim é recomendável que você invista em um bom arrefecimento interno para retirar o ar quente de dentro do gabinete. (Atente-se para uma questão importante, se você pegar uma B450 com o 2400G e depois querer colocar um Ryzen 5000, vais precisar atualizar a BIOS e a partir do momento que fizeres isso, não vai mais funcionar o Ryzen 2400G)

 

8 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

É possível comprar os dissipadores do VRM separado?

Não que eu saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois das dicas e alguns esclarecimentos eu mudei de opinião sobre a Placa-mãe e estou tentado a escolher o 5600g. A b450 da ASUS ta até saindo mais barato que a b350 da gigabyte, o problema mesmo é o processador que só consigo achar na casa dos 2k, o que me faria passar um pouco do orçamento de 4k. Mas como o RaposaFeroz disse essa apu é muito boa mesmo sem usar o gráfico integrado o que me faria economizar dinheiro futuramente com processador. Enfim, o que vcs acham dessa config?

 

Placa-mãe: ASUS Prime b450m gaming br

Processador: Ryzen 5 5600g

RAM: 2x Team Group 8GB DDR4 3200mhz

HD: Seagate 2TB

SSD: Kingston 240GB SATA

Fonte: CX 450/CX650/fonte de 750 que um amigo me ofereceu pra venda(não lembro qual marca)

 

Únicos que eu ainda to em dúvida mesmo são processador e fonte. Desde já agradeço ai por toda ajuda, esse fórum sempre me ajuda quando eu tenho qualquer dúvida sobre hardware... e são muitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Placa-mãe: ASUS Prime b450m gaming br

Processador: Ryzen 5 5600g

Se pretendes iniciar já com o 5600G eu recomendaria você cogitar mudar a placa-mãe para uma A520 que é mais compatível com esta linha de processadores do que a B450 (seria mais recomendada se fosse ficar com o 2400G) da qual obrigatoriamente você vai precisar atualizar a BIOS e esta placa-mãe não possui botão FlashBack que permite que você atualize sua BIOS sem processador compatível com ela.

 

Hoje uma placa-mãe que está com bom custo-benefício é esta:

https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4

 

13 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

SSD: Kingston 240GB SATA

Eu tomaria cuidado com SSD desta marca pois costuma dar problema cedo (principalmente a linha A400)

Trocaria ele por este:

https://www.kabum.com.br/produto/114871/SSD-adata-su635-240gb-sata-leituras-520mb-s-e-gravacoes-450mb-s-asu635ss-240gq-r

 

13 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Fonte: CX 450/CX650/fonte de 750 que um amigo me ofereceu pra venda(não lembro qual marca)

Fonte é um dos itens mais importantes do seu PC, precisas detalhar a marca e modelo dessa fonte de 750w para saber se valeria a pena ficar com ela, se for para comprar nova, recomendaria esta abaixo para pegar futuramente VGAs até uma RTX 3070

https://www.kabum.com.br/produto/114268/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Se pretendes iniciar já com o 5600G eu recomendaria você cogitar mudar a placa-mãe para uma A520 que é mais compatível com esta linha de processadores do que a B450 (seria mais recomendada se fosse ficar com o 2400G) da qual obrigatoriamente você vai precisar atualizar a BIOS e esta placa-mãe não possui botão FlashBack que permite que você atualize sua BIOS sem processador compatível com ela.

 

Hoje uma placa-mãe que está com bom custo-benefício é esta:

https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4

 

Mas a A520 não é inferior a B450? porque se o problema for a atualização da BIOS é só atualizar. Um amigo meu vai montar o PC quando eu comprar todas as peças, então ele já atualiza a BIOS também.

 

8 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Eu tomaria cuidado com SSD desta marca pois costuma dar problema cedo (principalmente a linha A400)

Trocaria ele por este:

https://www.kabum.com.br/produto/114871/SSD-adata-su635-240gb-sata-leituras-520mb-s-e-gravacoes-450mb-s-asu635ss-240gq-r

 

Beleza, vou pegar esse então.

 

8 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Fonte é um dos itens mais importantes do seu PC, precisas detalhar a marca e modelo dessa fonte de 750w para saber se valeria a pena ficar com ela, se for para comprar nova, recomendaria esta abaixo para pegar futuramente VGAs até uma RTX 3070

https://www.kabum.com.br/produto/114268/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze

 

Vou perguntar depois pra ele qual a marca e modelo e vir aqui comunicar. E vou adicionar essa da XPG na lista

https://www.corsair.com/br/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/cx-series-config/p/CP-9020123-WW

 

A fonte é essa. Sei que é muito além do que a minha configuração realmente vai usar mas ele ta querendo me passar por R$200 então ta valendo muito a pena, qualquer Real que eu puder economizar pra pegar a 5600g ta valendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Mas a A520 não é inferior a B450?

Não é inferior, ela é mais nova e possui maior compatibilidade com a série 5000. As maiores vantagens do chipset B450 no geral é possuir melhor compatibilidade com overclock (o que não é o caso desse modelo da ASUS), maior número de portas (USB, Vídeo, SATA, M2, PCI-e, PCI, entre outros) e em uma grande maioria, melhores componentes internos como codec de áudio, Display Port, capacitores de melhor qualidade, mosfets de melhor qualidade e assim por diante. Para a maioria dos usuários esses detalhes não fazem quase diferença nenhuma e escolher entre um chipset mais novo e um mais antigo acaba sendo uma escolha mais determinante pois o mais novo sempre sofre melhorias técnicas em comparação com os mais antigos, logo, eu mantenho ainda minha recomendação em priorizar a A520 indicada que costuma ser altamente recomendada por aqui por ter bom custo / benefício.

 

3 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

porque se o problema for a atualização da BIOS é só atualizar

Para atualizar essa placa-mãe você vai precisar de outro processador, não vai dar para atualizar com o 5600G pois nem vai ligar. (a não ser que ela já venha de fábrica atualizada ou se a loja atualizar antes de enviar)

 

3 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

A fonte é essa. Sei que é muito além do que a minha configuração realmente vai usar mas ele ta querendo me passar por R$200 então ta valendo muito a pena, qualquer Real que eu puder economizar pra pegar a 5600g ta valendo

Sim, é um ótimo preço por uma boa fonte, eu provavelmente ficaria com ela também principalmente se ela não tiver muito tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Não é inferior, ela é mais nova e possui maior compatibilidade com a série 5000. As maiores vantagens do chipset B450 no geral é possuir melhor compatibilidade com overclock (o que não é o caso desse modelo da ASUS), maior número de portas (USB, Vídeo, SATA, M2, PCI-e, PCI, entre outros) e em uma grande maioria, melhores componentes internos como codec de áudio, Display Port, capacitores de melhor qualidade, mosfets de melhor qualidade e assim por diante. Para a maioria dos usuários esses detalhes não fazem quase diferença nenhuma e escolher entre um chipset mais novo e um mais antigo acaba sendo uma escolha mais determinante pois o mais novo sempre sofre melhorias técnicas em comparação com os mais antigos, logo, eu mantenho ainda minha recomendação em priorizar a A520 indicada que costuma ser altamente recomendada por aqui por ter bom custo / benefício.

Entendi. Em questão de desempenho, longevidade e futuros upgrades, qual se sobresai?

 

2 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Para atualizar essa placa-mãe você vai precisar de outro processador, não vai dar para atualizar com o 5600G pois nem vai ligar. (a não ser que ela já venha de fábrica atualizada ou se a loja atualizar antes de enviar)

Não tenho certeza nenhuma mas acho que as lojas atualizam a BIOS se você pedir e caso não seja possível eu tenho um amigo técnico, ele resolve isso pra mim sem problemas 

 

2 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Sim, é um ótimo preço por uma boa fonte, eu provavelmente ficaria com ela também principalmente se ela não tiver muito tempo de uso.

Acho que a fonte tem pouquíssimo ou talvez nenhum tempo de uso. Aliás, tem algum modelo da cx750 que seja bomba? porque não tenho certeza se é mesmo aquele modelo do link que eu mandei.

 

Outra: o que vcs acham da aliexpress? É uma boa loja pra comprar componentes pro PC? Vem com alguma alteração de fábrica nas peças ou algo faltando? Porque vi uma 5600g por R$1500 e economizando tanto dava até pra pegar a b450 da steel legend. A loja em questão é confiável, é recomendação de alguns amigos. Enviam certinho, rápido e sem taxação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Em questão de desempenho, longevidade e futuros upgrades, qual se sobresai?

Desempenho em placa-mãe é quase nulo, normalmente o que compensa mais entre um modelo e outro é o melhor suporte a overclock (processador e memórias), VRMs, BIOS e codec de áudio, nesse ponto a A520M DS3H leva vantagem em cima da ASUS B450 Gaming BR, abaixo vou citar algumas das vantagens:

 

1- Suporta maior frequência de memórias em OC (4733mhz contra 3466mhz)

2- Botão Q-Flash que permite atualizar BIOS sem processador conectado

3- Codec de áudio é o mesmo nas duas (ALC887)

4- Chipset melhor revisado para a linha 3000, 4000 e 5000 (com atualização de BIOS)

 

Desvantagens:

1- Suporta velocidades menores na porta M2 NMVe (2280 contra 22110 - irrelevante para usuário comum)

2- Uma porta pci-e a menos (irrelevante hoje em dia)

3- Não suporta overclock (A ASUS também não é muito recomendada para tal devido ao fraco VRM 4+2 com baixa qualidade de mosfet e sem dissipadores nos mesmos, porém é possível ainda assim se aventurar no overclock com ela mas particularmente não recomendo)

 

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Não tenho certeza nenhuma mas acho que as lojas atualizam a BIOS se você pedir e caso não seja possível eu tenho um amigo técnico, ele resolve isso pra mim sem problemas 

A única loja que anuncia que vende este serviço é a Terabyte, as outras apenas vendem a placa como ela vem de fábrica (pode existir outras lojas vendendo este serviço mas desconheço)

Sobre seu amigo conseguir resolver, OK. (Se for a A520 se tornará mais fácil este processo)

 

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

Acho que a fonte tem pouquíssimo ou talvez nenhum tempo de uso. Aliás, tem algum modelo da cx750 que seja bomba?

Dizem que houve um lote de alguma linha CX recente da Corsair (2020) que poderia ter saído com problemas e que poderiam queimar com facilidade, não sei se é o caso dessa CX750, mas por R$: 200 reais você não vai conseguir achar uma fonte idêntica a essa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RaposaFeroz disse:

Dizem que houve um lote de alguma linha CX recente da Corsair (2020) que poderia ter saído com problemas e que poderiam queimar com facilidade, não sei se é o caso dessa CX750, mas por R$: 200 reais você não vai conseguir achar uma fonte idêntica a essa.

 

O Kairan fechou esse tópico ano passado, e nunca mais vi um caso desse, e segundo ele mesmo, aparentemente já foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Sim, porém é uma CX750 de segunda mão, não consigo afirmar se está isenta de problemas, o ideal seria averiguar o "serial number" e ver se bate com alguns dos modelos que apresentaram problemas e que foram reportados nesse tópico, principalmente os que possuem "XXXX48XX"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Desempenho em placa-mãe é quase nulo, normalmente o que compensa mais entre um modelo e outro é o melhor suporte a overclock (processador e memórias), VRMs, BIOS e codec de áudio, nesse ponto a A520M DS3H leva vantagem em cima da ASUS B450 Gaming BR

E quanto a ASRock B450 Steel Legend?

Achei uma por um preço legal no aliexpress. E tenho namorado a B550 Steel Legend também kkkkkkk

11 horas atrás, RaposaFeroz disse:

1- Suporta maior frequência de memórias em OC (4733mhz contra 3466mhz)

2- Botão Q-Flash que permite atualizar BIOS sem processador conectado

3- Codec de áudio é o mesmo nas duas (ALC887)

4- Chipset melhor revisado para a linha 3000, 4000 e 5000 (com atualização de BIOS)

 

Desvantagens:

1- Suporta velocidades menores na porta M2 NMVe (2280 contra 22110 - irrelevante para usuário comum)

2- Uma porta pci-e a menos (irrelevante hoje em dia)

3- Não suporta overclock (A ASUS também não é muito recomendada para tal devido ao fraco VRM 4+2 com baixa qualidade de mosfet e sem dissipadores nos mesmos, porém é possível ainda assim se aventurar no overclock com ela mas particularmente não recomendo)

1 - Uma frequência tão grande de memória é irrepevante pra mim

2 - A BIOS também não é um problema 

3 - O overclock me interessa um pouco, eu quero, no futuro, ter a possibilidade de fazer um overclock. Não quero ficar preso em stock pra sempre

 

11 horas atrás, RaposaFeroz disse:

@Pepse Sim, porém é uma CX750 de segunda mão, não consigo afirmar se está isenta de problemas, o ideal seria averiguar o "serial number" e ver se bate com alguns dos modelos que apresentaram problemas e que foram reportados nesse tópico, principalmente os que possuem "XXXX48XX"

Vou perguntar o número de série pra ele depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

E tenho namorado a B550 Steel Legend também

A B550 seria uma escolha melhor para overclock, as únicas placas B450 que eu lhe recomendaria com a série 5000 são as Gigabyte Aorus ou ASUS TUF lembrando que você obrigatoriamente vai ter que atualizar a BIOS de ambas.

Citação

3 - O overclock me interessa um pouco, eu quero, no futuro, ter a possibilidade de fazer um overclock. Não quero ficar preso em stock pra sempre

 

Sobre a questão do overclock eu tenho uma opinião bem diferente, mas isso é uma questão de gosto e dinheiro. Overclock em qualquer equipamento e de qualquer natureza diminui a vida útil das peças, gera mais calor e o próprio calor deteriora mais rapidamente seus componentes internos, para quem planeja se aventurar em overclock o custo de montagem é mais elevado e o tempo de vida útil menor por conta desses fatores (mais elevado por precisar investir mais em resfriamento e equipamentos que suportem bem overclock)

 

Processadores como o 5600G não precisam de overclock (não para jogos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

1 - Uma frequência tão grande de memória é irrelevante pra mim

Na verdade pode ser sim, a diferença entre 2666 MHz e 3600 MHz com o gráfico integrado, em certas situações chega a atingir 10 FPS.

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

2 - A BIOS também não é um problema 

Na verdade é sim, as BIOS da ASRock são ruins, podem te dar muito estresse com qualquer problema, e se corromper, é um sacrifício reinstalar a BIOS.

6 horas atrás, Yury Rodrigues disse:

3 - O overclock me interessa um pouco, eu quero, no futuro, ter a possibilidade de fazer um overclock. Não quero ficar preso em stock pra sempre

Daí vai de você, eu não concordo muito pois faz o processador esquentar mais, força a fonte, a placa-mãe e o processador, podendo diminuir a vida útil de ambos, principalmente do processador, e com uma temperatura maior, isso irá influenciar o resto do PC também, principalmente se o gabinete não for ventilado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...