Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Mosfets específicos esquentando na PONTE H


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Prezados, estou controlando o sentido e velocidade de um motor 12V 46W com o seguinte esquema (imagem anexa).

Quando o motor gira pra um lado, esquenta mais o Q4 e para o outro esquenta o Q2.

Minha dúvida é se este esquema de ligar o GATE na mesma trilha pode estar influenciando este mau funcionamento.
Estou tentando tratar o ruído com capacitores e ver se o funcionamento fica mais limpo e sem ruído.

 

cada um destes GATES estão sendo chaveados por PWM a 2k5Hz com os drivers IR44273 (imagem) e vou reduzir a freq para teste também.

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Num insight rápido googlei pelo seu ir44273 e vi que ele é low side driver ou seja é pros mosfets de baixo. Os de cima esquentam pois a tensão no gate é baixa com relação ao source o que impede de conduzir direito (fechar). Pra eles existe o tal high side driver mosfet (termo que inventei agora ... e num é que o google achou? clique) 😁

Single-High-Side-Driver_Diagram.jpg_1153

https://www.infineon.com/cms/en/product/power/gate-driver-ics/high-side-drivers/

Sua função é elevar a V no gate de mosfet canal n... o + comum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendido sobre o driver "dedicado" para chavear 12v e outro para GND.

Pensando num circuito com 2 Low-Sides (para estes 2 mosfets) e mais 2 High-Sides para outros 2 mosfets... Será que não vale mais a pena então usar 2-N e outros 2-P para reduzir em BOM? Este circuito abaixo peguei de outro tópico e me parece simples e funcional... 2-Ps ja tem +12V, bastaria chavear +12V (com driver) noutros 2-Ns

 

 

image.png.539283251130ef7683cfa66407ae64a6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...