Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível ativar XMP com i5 10400 b560m Aorus Elite e memórias XPG 3200Mhz


Thaala

Posts recomendados

Olá,


Montei um PC com a seguinte configuração:

i5 10400

2x8 XPG 3200Mhz

Aorus Elite b560m

CV 650W

SSD 960gb Kingston

 

Fui fazer a instalação do Windows e aproveitei para ativar o XMP como muitos tutoriais no youtube já fazem.

No entanto, ao salvar e sair, o computador não dava mais boot, e ficar num ciclo de liga e desliga.

A única solução que consegui para acessar a placa novamente foi tirando a bateria e limpando os CMOs.

 

Primeira duvida é, vi benchmarks no youtube com i5 10400 e vários clocks de memórias, dessa forma pensei que não haveria problema em 3200Mhz, por que será que comigo não funcionou?

Vi em fóruns gringos que esse problema é bastante recorrente em placas mãe Aorus, por que?

É possível ativar o XMP para essa config. que possuo? Se não feito automaticamente, como posso fazer isso manualmente?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Thaala disse:

Olá,


Montei um PC com a seguinte configuração:

i5 10400

2x8 XPG 3200Mhz

Aorus Elite b560m

CV 650W

SSD 960gb Kingston

 

Fui fazer a instalação do Windows e aproveitei para ativar o XMP como muitos tutoriais no youtube já fazem.

No entanto, ao salvar e sair, o computador não dava mais boot, e ficar num ciclo de liga e desliga.

A única solução que consegui para acessar a placa novamente foi tirando a bateria e limpando os CMOs.

 

Primeira duvida é, vi benchmarks no youtube com i5 10400 e vários clocks de memórias, dessa forma pensei que não haveria problema em 3200Mhz, por que será que comigo não funcionou?

Vi em fóruns gringos que esse problema é bastante recorrente em placas mãe Aorus, por que?

É possível ativar o XMP para essa config. que possuo? Se não feito automaticamente, como posso fazer isso manualmente?

 

 

 

Posso estar falando besteira, mas este processador limita a memória a 2666Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce só vai conseguir frequencias de memorias acima do especificado pelo site, sobre o processador, se voce tiver uma placa-mãe da linha Z. Se voce ativar o XMP para 3200mhz ele não vai subir, sempre ficara limitado a frequencia que o processador indica.

Lembrando que isso vale apenas até a 10ª geração de processadores e placas até b460... Na 11ª geração voce consegue overclock de memoria com uma b560, sem precisar de uma placa-mãe da linha Z.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@retiavélico eu comprei um i5 10400f + b560m aorus elite + RTX 3060 ti ASUS dual oc + memória RAM @3200mhz. Acontece que o PC liga porém não dá vídeo? Sabe se é incopatibilidade entre a memória RAM e o 10400f? Pois não dá vídeo de forma alguma. Estou ficando encucado. Se puder responder ficaria agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Modena disse:

@retiavélico eu comprei um i5 10400f + b560m aorus elite + RTX 3060 ti ASUS dual oc + memória RAM @3200mhz. Acontece que o PC liga porém não dá vídeo? Sabe se é incopatibilidade entre a memória RAM e o 10400f? Pois não dá vídeo de forma alguma. Estou ficando encucado. Se puder responder ficaria agradecido!

Está plugando o cabo de vídeo na GPU ou na placa-mãe? Qual sua fonte?  Plugou o cabo de alimentação na GPU? Está com o PC-SPEAKER ligado? Há algum sinal sonoro (bipes)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Jonas Modena disse:

eu comprei um i5 10400f + b560m aorus elite + RTX 3060 ti ASUS dual oc + memória RAM @3200mhz. Acontece que o PC liga porém não dá vídeo? Sabe se é incopatibilidade entre a memória RAM e o 10400f? Pois não dá vídeo de forma alguma. Estou ficando encucado. Se puder responder ficaria agradecido!

Ele chegar a entrar na BIOS?? Se não, a coisa é um pouco mais séria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @RS Faria @Flávio Pedroza conectei um pente só de memoria ram e o cabo display port em outra entrada da placa de vídeo e agora funcionou, acredito que tenha sido algum mau contato. Aos que vierem depois, sugiro que reconectem tudo novamente.obrigado aos que tentaram ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar minha experiência com essa placa, o segundo PC aqui de casa atualmente usa essa placa-mãe, foi um inferno fazer ela funcionara, a memória não subia além de 2400Mhz, travava na BIOS, diversas vezes, eu tenho 2 pentes de 8gb DDR4 3600mhz que era usado normalmente em um kit antigo Z270a com um i7 7700k.

 

Nessa placa, pra resolver os inúmeros bugs tive que atualizar pra ultima versão de BIOS, tive que atualizar pelo setup e torcer pra não travar de novo no setup, depois disso consegui utilizar normalmente a memória a 3200Mhz, acima disso não tive coragem de colocar, setei essa frequência pois em inúmeros foruns estavam dizendo que nessa placa 3200mhz vai estável com a ultima BIOS.

A BIOS que veio quando comprei era a primeira ou segunda, não lembro, mas estava bem desatualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...