Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU cooler Scythe Fuma 2 cabe em gabinete Bluecase BG-025?


Posts recomendados

Em 27/09/2021 às 00:14, Extreme0 disse:

queria no mínimo com 8 fans

Bom dia, só um comentário: 8 FANS mesmo? Depende muito da configuração instalada. É preciso cuidado na instalação de FAN , porque dependendo da RPM pode ficar barulhento.

Mais coerente dizer a configuração pretendida e a temperatura média da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Extreme0 disse:

Realmente vou comprar 8 fans,

Mas onde você contou 9 FAN nesse gabinete(o BG 025)? Só ví 6 locais.Na especificação(q você deve ter contado os 3 FAN na PSU=power supply unit=fonte) é o local para colocar o fonte.O FAN do fonte não conta porque o ar que entra nele entra e sai sem passar por dentro do gabinete. Mesmo caso do Draco.

No seu caso, mesmo que precise mesmo de muita ventilação eu escolheria gabinetes com FAN de 140 na frontal e no topo.Ficaria bem mais silencioso e você tem que levar em consideração que a única função do FAN de gabinete é tirar o ar quente lá de dentro. Nesse caso um gabinete como o Gadit X seria até melhor. E muito cuidado quando escolher um FAN, porque existem FAN com as pás desenhadas para reduzir ruido.E se tiver orçamento, opte por FAN de 4 pinos com PWM(variação de rotação consforme sensor de temperatura).

Seria bom também você dizer a configuração do PC.

Por exemplo: eu também exagerei no gabinete e cheguei a ter 6FAN, mas reduzí para 3 FAN com PWM, isso depois de trocar uma CPU de 95W para outro de 65W..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Olha eu entendo pouco dessas coisas, ainda sou novo e tal, tô aprendendo aos poucos, queria um PC pra jogar e trabalhar já que vou precisar pra faculdade, aqui é muito quente então eu vi que nesses cases suportam 8, 9 fans então pensei que era só colocar e tudo mais. Quanto aos tipos de fans eu já andei pesquisando e vou seguir todas as dicas que peguei aqui, o problema é escolher o case, queria mesmo um com maos fans, o máximo que der e que caiba o meu fuma 2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Vi vários vídeos e builds que o pessoal coloca fans acima do psu cover, claro, com aquelas entradas de ar por baixo e o fan frontal inferior jogando ar pra dentro, assim como o BG-025 faz caso use todos os espaços pra fans... A questão é, como deixar esses fans acima do psu cover? Soprando pra fora, pra fonte ou puxando o ar pra dentro? Tem diferença em colocar os fans lá ou não? Qual a melhor configuração? 

 

OK, vamos lá. Eu li um pouco por ai, pesquisei e tudo mais e pelo que entendi a PSU cover tem o seu próprio fluxo de ar onde ela se resolve sozinha ali mesmo jogando o ar daquela área pra fora, e mais, até sendo auxiliada pelo ar do fluxo mais acima, o fluxo padrão dos pcs, três fans frontais e mais dois superiores com um no fundo, esses três fazendo exaustão enquanto os frontais sopram pra dentro do gabinete. Esse é o fluxo normal e muito comum certo? Então a minha conclusão e também por conta da explicação dada aqui no tópico, usar mais dois fans acima da PSU puxando o ar pra dentro é inútil e pode até mesmo atrapalhar o fluxo padrão contínuo já existente. A única dúvida que me resta é... É o oposto serve de algo? Usar dois fans acima da PSU empurrando o ar na própria PSU e consequentemente pra fora do PC ajuda? 

 

Mais ou menos assim: 

 

Obs: a imagem é só pra demonstrar, não é o meu PC. 

20210928_223148.jpg.a26e35b785dfd1cadbbae28293115165.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Vamos lá:

O princípio da refrigeração é o seguinte:

O PC tem dois componentes principais para resfriar: a CPU e a VGA. Outros componentes mais sensíveis são: os mosfets da VRM do controle de entrada de energia da MB(garantem a estabilidade da corrente no circuito). São as "torrinhas" de dissipação.Secundários:memória RAM, discos,etc

Todos eles geram calor, que tem que ser retirado por meio de troca de calor.

Como é essa troca de calor: tira-se de forma indireta: por exemplo, a CPU esquenta, existe o Cooler que está encostado nele e o calor passa para o bloco do cooler, aí sobe para os "caninhos" que contém um fluido próprio para troca de calor. O bloco é resfriado pelo ar que passa pelo radiador(que nem no carro ou na geladeira), esse ar quente tem que ser retirado de dentro do gabinete.

Tudo tem que ser feito dentro de um equilíbrio, não adiantará ter fluxo de ar em excesso, isso porque cada componente tem uma temperatura de serviço, no caso da CPU, gira em torno de 65/80 graus no máximo em carga.

Na VGA é mais alta, pode chegar perto dos 90.

Note que não é a todo momento que ficará nessa máxima.

Minha sugestão a você:pergunte na sua região para conhecidos como está o funcionamento do equipamento deles e compare os elementos de refrigeração:tamanho de gabinete, número e tamanho dos FAN. A velocidade de rotação tb é importante.

Mas o mais importante: qual a configuração que você está montando? E o orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Isso sobre a CPU cooler eu já sabia, entendo o funcionamento do dissipador e heatpipes, mas enfim... A minha configuração, a que eu pretendo montar é um R5 5600x + RX 6600xt + 2x 16gb + Fuma 2 + SSD M.2 NVMe 500gb + HD Seagate 2TB... E tudo isso numa Core Reactor 650W. Eu gosto do lance de ter fans na parte de baixo também por questões de estética, mas se for atrapalhar eu entendo, o desempenho em primeiro lugar, mas não há uma possibilidade de usar os fans como exaustores da mesma forma que expliquei na imagem acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Extreme0 disse:

mas não há uma possibilidade de usar os fans como exaustores da mesma forma que expliquei na imagem acima

Está quase tudo correto, só os FAN na parte inferior não tem sentido tirar ar do gabinete, isso pelos seguintes motivos:primeiro, o ar quente sempre sobe.Segundo, o componente que está mais perto é a VGA, cujos FAN tem o fluxo de ar para cima.O excesso de FAN pode  provocar um fenomeno chamado "turbilhonamento" no fluxo do ar. Na teoria dos trocadores de calor procura-se sempre um fluxo de ar o mais próximo possível de um escoamento laminar (é paralelo á direção da corrente de fluido)para uma melhor eficiencia e menor perda de energia. A única coisa que deve ser garantida é a troca do volume de ar quente pelo ar frio.

E a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Me esqueci da placa-mãe, foi o sono, k. É uma B550... Mas então eu queria colocar os fans ali já que não vai ter nada lá, só um espaço enorme e inutilizável no gabinete. A pergunta é... Será que vale de algo colocar os fans ali pra jogar ar pra dentro? Se não, eu vou precisar arrumar um gabinete onde o PSU é em outro lugar pra fazer isso, mas esses mesmos são mais caros. Tenso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ver sua configuração:

R5 560X=65W

VGA 6600XT= 160W

MB+RAM+HD=10W

Total= 235W

Bom, logo de cara você não precisa do fonte de 650W. Caprichando muito pegue uma de 500 a 550W, que aliás é a recomendação do fabricante de VGA:

https://www.amd.com/pt/products/graphics/amd-radeon-rx-6600-xt

Como a MB é mATX você não precisa necessáriamente de um gabinete grande.A limitação, por óbvio é a altura do Cooler da CPU, que é de 154,5.

13 horas atrás, Extreme0 disse:

Será que vale de algo colocar os fans ali pra jogar ar pra dentro?

você está dizendo do FAN na base? Pode até colocar, mas nesse caso pode eliminar os FAN no topo.

 

13 horas atrás, Extreme0 disse:

eu vou precisar arrumar um gabinete onde o PSU é em outro lugar

Um gabinete muito bacana e que permite colocar a PSU na frontal e no topo  é esse:

https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/cases/mid-tower/masterbox-q500l/#!

Só que tome cuidado: como a MB é pequena se o seu problema é estético vai ficar um vazio lá dentro. Tem o Q300L que é menorzinho, mas a PSU fica lá embaixo mesmo

https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/cases/mini-tower/masterbox-q300l/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Então... Agradeço muito todas as dicas, vou seguir muitas delas e no fim optei por escolher o Aerocool Splinter, achei bem bonito, ventilado e tem boas conexões por exemplo 2x USB 3.0... Mas então, ele também tem aquilo da base ser perfurada pra caso queira colocar mais dois fans acima da PSU, daí caso eu precise e sinta que vale eu coloco mais pra frente. É isso eu acho, configuração montada, agora só preciso escolher meus periféricos, acho que vou full Logitech. 

 

Ah! Sobre a fonte, eu ia com essa de 650W da XPG porque o preço é ótimo pela entrega, ou ao menos era, preciso checar, e outra coisa, eu tô vou refazer a conta do setup e caso seja possível eu vou de WaterCooler mesmo, se quiser indicar um, desde já agradeço pela ajuda. Flws✌🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Sim, mas né... Se eu precisar, se o AC não der, e outra, meio que gastando muito eu já tô então, se precisar eu coloco logo, vai que mude a CPU depois, não sei na real, é meio que isso ai. Mas tô de Fuma 2 ainda.

Mas e sobre os periféricos poderia me ajudar com algo? Como disse eu penso em full Logitech. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...