Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Se placa-mãe custo beneficio suporta a porta M.2 mesmo


Posts recomendados

Pessoal à uns 8 meses comprei uma placa-mãe da ASUS H410m-K e só percebi que ela NÃO tinha a porta para SSD M.2 NVMe depois, então pesquisei e vi a H410m-h da GIGABYTE TINHA  a porta para M.2 NVMe, percebi também que a da ASUS era mais cara, continuei pesquisando sobre SSD M.2 e vi em um video que esse tipo de SSD esquenta muito chegando a 100 ºC retirando o tempo de vida útil da memoria e que as placas mais top vem com dissipador de calor. A PERGUNTA É: ESSAS PLACAS custo-benefício SUPORTAM MESMO ESSE TIPO DE SSD? Desde já agradeço, estou tentando aprende para na hora que eu for compra não vacilar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Gonçalves Ferreir A informação sobre a temperatura de operação de SSDs que você obteve está completamente equivocada. A temperatura de operação de drives NVMe atuais gira em torno de 40°. A 100° um drive desses falharia, pois a temperatura mínima de operação é 20° e máxima salvo engano de 60° antes de apresentar problemas. Então essa informação de 100° é extremamente equivocada.

 

Qualquer placa-mãe que diga que tem suporte a M.2 NVMe terá suporte, não tem isso de oferecer um produto e não funcionar corretamente como foi projetado para funcionar. Se estiver preocupado com temperaturas, capriche na ventilação do gabinete que em qualquer cenário vai aumentar a durabilidade de todos os componentes. Entenda que investir em WC é o pior erro que as pessoas que estão preocupadas com temperaturas fazem, pois é mais importante ventilar o sistema todo do que concentrar todo o arrefecimento, e pior o investimento, só na CPU. Um gabinete com frente em mesh e 4 ou mais ventoinhas instaladas nas posições e orientações corretas vai manter qualquer SSD atual a 41° de operação que é a faixa ótima de operação deles sem dificuldade nenhuma.

 

É importante salientar também que a qualidade de fabricação do SSD é imprescindível para sua operação correta e sua durabilidade. Imagino que quem inventou essa lorota de 100° provavelmente tinha um forno disfarçado de gabinete, sem ventilação adequada ou até com ventoinhas instaladas errado, bem como usava algum SSD chinês daqueles bem problemáticos. Marcas boas de SSD são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. NVMe você encontra hoje aqui no Brasil por 300 reais ou menos por drives dessas marcas de 256 GBs.

 

Não se impressione com os números indicadores de velocidade máxima teórica em NVMe. O drive NVMe mais rápido e o mais lento terão apenas milissegundos de diferença no tempo de carregamento de programas e do sistema, isso se sequer houver diferença. Essas velocidades só podem ser reproduzidas e usufruídas em fluxos de trabalho muito específicos, como em servidores e alguns programas muito incomuns de se usar com grande frequência/demanda como Winrar, por exemplo. 

 

Lembre-se de que terá que reinstalar o sistema se trocar a placa-mãe. Manter o mesmo sistema pode lhe causar diversos problemas imediatos e uma infinidade de posteriores.

 

Se não quiser investir em uma outra placa-mãe para utilizar NVMe, pode sempre comprar uma plaquinha conversora de slot PCIe em M.2. O desempenho e a compatibilidade são basicamente os mesmos, pois afinal M.2 é apenas um tipo de PCIe para todos os efeitos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!