Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível instalar o Windows 10 usando um pendrive em exFAT?


luizf_rabelo

Posts recomendados

Em todos os tutoriais é citado para formatar o pendrive e escolher o sistema de arquivos "FAT32", porém comprei um que veio no sistema "exFAT" e nele não há opção para formatar e colocar o "FAT32", é possível torná-lo bootável e instalar o Windows nele da mesma forma que faria se estivesse no sistema de arquivos "FAT32" ou devo fazer algum procedimento antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa noite, amigo, na verdade a situação é a seguinte:

Tenho uma placa-mãe b450m h gigabyte, mas o windows já está instalado, porém comprei este pendrive novo, que veio pela internet de 64gb e ele veio neste sistema de arquivos (exFAT) diferente do usual (FAT32). Todas as vezes que instalei o windows na minha máquina usando o pendrive do meu amigo, formatei-o e selecionei o sistema de arquivos "FAT32", inclusive em todos os tutoriais e materiais disponíveis que encontrei, não é citado nada sobre poder escolher o sistema de arquivos "exFAT", e sempre indicam formatar e escolher o sistema "FAT32". Porém meu pendrive não possui esta opção, apenas a "exFAT", por isso fiquei na dúvida se utilizar esse sistema de arquivos diferente do comum impede a instalação do windows utilizando este pendrive, ou se é necessário fazer algum procedimento prévio para que a instalação possa ser bem sucedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A interface gráfica do Windows limita o tamanho máximo de volumes FAT32 em 32 GB. Por isso não aparece a opção. Tecnicamente é possível formatar volumes FAT32 até 2 TB sem grandes problemas de compatibilidade (o sistema é apelidado de "Large FAT32" nesses casos), porém requer ferramenta de terceiros. Talvez o Rufus permita usar Large FAT32 para esse fim. Nunca testei.

 

Mais informações sobre a problemática NTFS/exFAT na instalação do Windows em UEFI:

 

 

Para instalar no modo BIOS/CSM, não tem nada disso e pode usar NTFS sem problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...