Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo fTPM faz computador ficar lento e travar


Caio Bonani

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Minha placa-mãe, uma ASRock A320m-HD, possui o chip TPM(chip da AMD, e na BIOS diz "fTPM").

 

Alguns meses atrás eu instalei a versão de teste do Windows 11(acabei voltando para o 10, pois o 11 ainda estava meio bugado), porém eu percebi que, quando eu fiz vários dos procedimentos para poder instalar o Win11 (ativar o TPM, disco em GPT, etc..) o meu Win10 começou a dar umas lagadas, coisa mínima de 1-2 segundos, onde tanto o som quanto a imagem, mouse dá uma travada. o som distorce e depois volta ao normal.

 

Fazendo a instalação do Win11 o  problema persistiu. Depois que eu voltei pro Win10, eu desativei o TPM., e agora, com o Win11 prestes a lançar, eu reativei o TPM, novamente, para eu só ter que instalar o novo sistema, quando liberarem.

 

A única alteração que eu fiz foi essa, ligar o TPM, não alterei mais nada na BIOS, nem baixei nenhum outro software, nem realizei nenhum outro procedimento no PC que pudesse ocasionar erros, e as travadas voltaram, só consigo ligar esse problema com a ativação do TPM... Alguém, sabe de alguma coisa ? ou já passou por isso ?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Caio Bonani Boa tarde! O problema não ocorre quando você desabilita o módulo TPM? Lembrando que o "fTPM" é do processador, e não da placa-mãe. A grande maioria dos processadores atuais possui módulos TPM embarcados (chamados Firmware TPM, ou fTPM) e dificilmente será necessário adquirir um módulo TPM externo para adicionar na placa-mãe, pois a maior parte dos processadores que não possuem não são compatíveis com o Windows 11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Boa tarde!

 

Exatamente! Quando eu desabilito o fTPM essas travadas não ocorrem.

 

 

Agora que eu olhei melhor na BIOS eu vi que a opção que eu uso para ativar é a seguinte:

 

AMD fTPM SWITCH - AMD CPU fTPM

                                  - Route to LPC TPM

                                  - Disabled

 

Vou começar a pesquisar mais aqui, mas seria essa segunda opção um módulo TPM da placa-mãe em si ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloudÉ, isso mesmo, pesquisando aqui na net achei este link: https://linustechtips.com/topic/1353904-amd-ftpm-causing-random-stuttering. Aparentemente este problema está relacionado somente com os fTPM da AMD, não afetando os da Intel. E mesmo com atualizações de BIOS não resolve, o jeito é esperar pra ver se a AMD, ou as fabricantes das placas-mãe, resolvem e/ou deixar o fTPM ligado e suportar os stutterings..

 

De qualquer forma, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 30/09/2021 às 17:34, Caio Bonani disse:

Boa tarde!

 

Minha placa-mãe, uma ASRock A320m-HD, possui o chip TPM(chip da AMD, e na BIOS diz "fTPM").

 

Alguns meses atrás eu instalei a versão de teste do Windows 11(acabei voltando para o 10, pois o 11 ainda estava meio bugado), porém eu percebi que, quando eu fiz vários dos procedimentos para poder instalar o Win11 (ativar o TPM, disco em GPT, etc..) o meu Win10 começou a dar umas lagadas, coisa mínima de 1-2 segundos, onde tanto o som quanto a imagem, mouse dá uma travada. o som distorce e depois volta ao normal.

 

Fazendo a instalação do Win11 o  problema persistiu. Depois que eu voltei pro Win10, eu desativei o TPM., e agora, com o Win11 prestes a lançar, eu reativei o TPM, novamente, para eu só ter que instalar o novo sistema, quando liberarem.

 

A única alteração que eu fiz foi essa, ligar o TPM, não alterei mais nada na BIOS, nem baixei nenhum outro software, nem realizei nenhum outro procedimento no PC que pudesse ocasionar erros, e as travadas voltaram, só consigo ligar esse problema com a ativação do TPM... Alguém, sabe de alguma coisa ? ou já passou por isso ?

 

Muito obrigado!

 

Conseguiu resolver? O meu Ryzen 7 5700G também estava fazendo isso de vez em quando, geralmente 1 vez por dia, quando eu ouvia música ou assistia algo na Netflix (o áudio e o vídeo dava uma "engasgada", ficando com um som "metalizado" por uns 3 segundos depois voltava ao normal). Tentei diversas coisas e nada resolveu. Até que resolvi instalar uma versão mais antiga do BIOS (a mais antiga que suportasse meu processador) e aparentemente o problema parou (mas preciso de mais uns dias de testes para ter certeza que o problema não voltará). Vai ver que era o tal fTPM então, pois eu havia ativado ele logo que montei meu PC, e agora, como eu instalei outro BIOS ele está desativado por padrão e tudo está funcionando ok... Depois de eu ter certeza que está tudo normal, daqui uns dias, vou tentar ativar o fTPM novamente, para ver se os problemas voltam.

Eu até criei um tópico sobre este problema do meu PC, que tem apenas 1 mês de montado: 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...